segunda-feira, 18 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Três mil pneus são enviados para indústria de beneficiamento

Três mil pneus são enviados para indústria de beneficiamento

Matéria publicada em 10 de maio de 2018, 13:35 horas

 


Medida faz parte do Projeto Ecopneu que recolheu 800 toneladas de pneus, no ano passado , em Barra Mansa

Barra Mansa – A secretaria de Meio Ambiente, através do projeto Ecopneu, está encaminhando esta semana cerca de três mil pneus para uma empresa de beneficiamento do produto, conveniada à prefeitura. A medida traz um  impacto positivo para a saúde da população, pois evita o acúmulo de água limpa e parada, ambiente favorável a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya.

De acordo com o coordenador do projeto, Arilson Sales, 70% dos pneus são coletados em borracharias, recapadoras, autos center e transportadoras do município.

– Outros 30% são recolhidos das vias públicas, rodovias e córregos. Em 2017, recolhemos 800 toneladas de pneus e neste ano, até o momento, já são cerca de 400 toneladas. Esses pneus são transformados em combustível alternativo para a produção de cimento – explicou Arilson.

O processo de recolhimento de pneu é previamente agendado. “Temos atualmente aproximadamente 170 estabelecimentos cadastrados. Nos próximos dias vamos intensificar a fiscalização visando reprimir o descarte de pneus de maneira irregular, procedimento que caracteriza crime ambiental O contribuinte ou estabelecimento que for flagrado realizando este tipo de ação recebe multa de, no mínimo, R$ 5 mil e pode receber pena de um a quatro anos de reclusão”, esclareceu.

Na avaliação de Arilson, a responsabilidade sobre o descarte e armazenamento de pneus deve ser compartilhada entre consumidores, fabricantes, borracharias e o poder público.

– A prefeitura recolhe os pneus e cede o galpão coberto no Parque da Cidade para acondicioná-lo. Também faz o encaminhamento para a indústria de beneficiamento. A contrapartida dos estabelecimentos é estocar os pneus e nos auxiliar na agenda de recolhimento do produto – disse.

Pneus são coletados em borracharias, reparadoras e autos center de Barra Mansa (Paulo Dimas)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document