Três Rios terá faculdade de Medicina

Por Diário do Vale

Foto: Reprodução

Três Rios – O Ministério da Educação autorizou o grupo Suprema, de Juiz de Fora (MG), a fazer seu primeiro vestibular para a faculdade de Medicina de Três Rios. O lugar que abrigará o curso já está pronto e as inscrições para a seleção de 50 vagas já estão abertas e seguem até agosto.

Para obter a autorização, pedida em 2014, as cidades que foram autorizadas a abrir cursos de Medicina – Três Rios e Angra dos Reis no estado do Rio – tiveram que atender a uma série de requisitos estabelecidos tanto pelo MEC quanto pelo Ministério da Saúde, como ter 100% de cobertura do Programa Médicos de Família.

As gestões para a instalação do curso na cidade foram iniciadas à época em que foi prefeito de Três Rios Vinícius Farah. Mesmo após a conclusão do mandato, ele seguiu acompanhando o processo. Farah, este ano, é pré-candidato a deputado federal pelo MDB. Ele também presidiu o Detran, cargo do qual se desincompatibilizou por causa da eleição deste ano.

A portaria de autorização do curso foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 18. A publicação da portaria ocorreu cerca de dois meses após a visita da comissão avaliadora do MEC. À época, os técnicos analisaram três critérios: a infraestrutura, o corpo docente e o projeto pedagógico.

Impressionados com as dependências, os avaliadores visitaram o prédio administrativo e os dois prédios acadêmicos, que já se apresentavam aptos às atividades, com biblioteca, salas de aula, de informática e videoconferência, além de laboratórios de Anatomia, Histologia, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia e Patologia, Bioquímica, Fisiologia, Farmacologia e Simulação Realística.

Localizado no bairro Cantagalo, o campus ocupa 27,5 mil metros quadrados, com 7,5 mil metros de área construída. O corpo docente já selecionado conta com 100% dos professores mestres e doutores, grande parte resid ente em Três Rios. Em relação ao projeto pedagógico, a nova instituição segue a linha da Suprema Juiz de Fora, avaliada pelo MEC como a terceira melhor escola de medicina de Minas Gerais e a 16ª do país, incluindo instituições públicas e privadas.

Com o objetivo de incentivar os futuros médicos a continuarem sua formação e permanecerem na cidade, a Suprema e a prefeitura de Três Rios firmaram convênio para a concessão de cinco bolsas de estudo por ano, com isenção total das mensalidades do curso. O benefício é destinado a moradores locais que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas, ou estudado com bolsa integral em instituições privadas. Além da Medicina, Três Rios poderá ter ainda autorizado outro curso superior, desta vez de Direito, da faculdade Univertix.

VOCÊ PODE GOSTAR

2 Comentários

Maniac 23 de julho de 2018, 12:36h - 12:36

A mercantilização do ensino médico… enquanto abrem-se escolas, fecham-se hospitais!

Joaquim 23 de julho de 2018, 17:11h - 17:11

O problema não é o salário deles que eu acho justo pela responsabilidade e tanto que estudam, acho uma das profissões mais bonitas que existe, mas o maior problema é a venda de muitos para laboratórios que receitam até sem necessidade de medicamentos de laboratórios específicos.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996