Turistas cancelam reservas em pousadas na região de Mauá

by Diário do Vale

Resende e Itatiaia – Os danos causados pelas quedas de barreiras na RJ-163, principal via de acesso à região de Visconde de Mauá, Maromba e Maringá, chegaram até as pousadas e restaurantes. A estrada completa uma semana interditada e, por determinação de engenheiros e geólogos do estado, deve ficar assim por período ainda indeterminado. A alternativa é pegar a RJ-161, que também foi afetada e está em estado precário, mas foi parcialmente aberta.
Com isso, proprietários de pousadas lamentam o cancelamento de reservas e a redução dos turistas na região. De acordo com André Armondi, que trabalha com a empresária Maria Margarida de Paiva, proprietária de uma pousada em Visconde de Mauá, as desistências já estão em andamento.
– Como a maioria dos turistas desconhece o acesso pela Serra do M (RJ-161), que passa por Vargem Grande e segue até Mauá, muitos estão cancelando as reservas. Até agora, já tivemos quatro reservas canceladas para o final de semana, mas já sabemos que outras reservas também serão canceladas. Mesmo avisando que a interrupção da RJ-163 por Penedo pode ser contornada pela RJ-161, os turistas ficam receosos – lamenta.
A interrupção da RJ-163 também causa outros transtornos, como o desabastecimento em alguns locais da região. Com isso, o posto ficou sem combustível e alguns supermercados também ficaram sem alguns produtos. Até alguns açougues perderam seus produtos por falta de energia elétrica. “Durante a semana, só estávamos com um casal como hóspede e que foram embora na quinta”, comenta.
Donos de outra pousada em Visconde de Mauá, Avanil dos Santos Diniz e Anercino Diniz também andam preocupados com a queda de movimento, que começou depois do incidente na RJ-163.
– Estamos ligando para os hóspedes para explicar que o acesso já é possível pela RJ-161, mas infelizmente pouca gente conhece. As pessoas estão ligando para pedir informações e nós explicamos que o acesso só é possível por Vargem Grande, através da RJ-161. Apesar de serem 60 km a mais, é um trajeto bem bonito. Normalmente, estaríamos com hóspedes durante a semana, mas devido à queda de barreiras não estamos no momento com nenhum dos oito chalés que possuímos ocupados – disse Avanil.
Anercino disse que o estrago provocado pela chuva na região levará a uma redução de até 90% do faturamento normal. Já o gerente de uma pousada localizada na Vila de Maringá, Yan Carvalho, confirmou que a preocupação com a segurança está fazendo com que alguns hóspedes transfiram a data de suas reservas.
– Até esta quinta-feira, três reservas já foram transferidas. Muita gente está ligando ou enviando e-mail para pedir informações sobre as condições da estrada e sobre o melhor acesso para a pousada. Com isso, nós estamos enviando um mapa indicando a passagem pela Serra do M – diz.
Yan esclarece que com a liberação do acesso pela RJ-161 as coisas estão normalizando aos poucos. “Tudo já está funcionando normalmente como cachoeiras, bares e restaurante”.

Estado precário: Estrada que tem um trecho conhecido como ‘Serra do M’ dá acesso à região, mas motoristas precisam ter muito cuidado (Foto: Divulgação)

Estado precário: Estrada que tem um trecho conhecido como ‘Serra do M’ dá acesso à região, mas motoristas precisam ter muito cuidado (Foto: Divulgação)

Acesso garantido pela Serra do M

Em nota, a Prefeitura de Resende informou que a interrupção da RJ-163, principal via de acesso a Região de Visconde de Mauá, infelizmente prejudica o turismo no local. Para minimizar este fato, o governo municipal vem trabalhando com afinco na liberação da RJ-163, lembrando, no entanto que a liberação da Estrada depende exclusivamente do Governo do Estado via DER (Departamento de Estrada de Rodagens).
Enquanto não ocorre a liberação, a prefeitura retirou os deslizamentos de terra que interditavam a RJ-161 (conhecida como Serra do M) para que a estrada funcione como rota alternativa para a região de Visconde de Mauá.
A Secretaria de Turismo irá sinalizar a RJ-161 (Serra do M) com placas informando o turista como chegar a Visconde de Mauá pela estrada.

Itatiaia

A Prefeitura de Itatiaia estima que, devido à interrupção da RJ-163, cerca de 1.500 turistas deixaram de visitar Maromba e Maringá desde domingo, dia 4. Para reestabelecer o turismo na região a secretaria pretende promover eventos para atrair turistas para o local, mesmo em baixa temporada.

Por Julio Amaral
([email protected])

You may also like

6 comments

Zé Curioso 11 de março de 2018, 15:13h - 15:13

Em toda matéria envolvendo as notícias de Mauá como sempre falta um mapinha com as estradas destacadas. É tão simples fazer um print screen do google que eu não entendo como nenhum veículo de comunicação não pensou em fazer essa utilidade pública.

é cada uma 10 de março de 2018, 22:27h - 22:27

Pelas informações passadas se os turistas forem apenas nesta RJ 161, NUNCA, irão chegar em Mauá, é bom complementar de forma correta a informação, pois irá apenas levar aos que ainda insistem em ir e desconhecem a rodovia a chegar em Bocaina de Minas. Se atentem a veracidade das informações, utilizem o mapa que irão perceber que a informação está sendo passada de modo errado.

Liberdade e propriedade 11 de março de 2018, 09:07h - 09:07

Errado. No trevo, seguindo reto no vai para Mauá, dobrando 90° à direita vai para Bocaina, então é o contrário, se o cara estiver indo para Bocaina é que corre o risco de ir parar em Mauá. De todo modo, nesse local há placas antigas.

triste viu 12 de março de 2018, 12:45h - 12:45

É cara não sabe de nada, abre o google maps e verá que a minha informação é a correta. Só provou que é mais um que não conhece a região.

Paulo Roberto 10 de março de 2018, 17:48h - 17:48

Que me desculpem os empresários da Região de Visconde de Mauá, passar pela tal Serra do M, só se esse “m” é de maluco. Com tanta chuva até abril tem ser de motocross e outros veículos fora de estrada, eventualmente Fusca, Brasília ou Variant, assim mesmo com tratores de plantão para possíveis resgates. Resumindo, outro local turístico vai receber o pessoal que tem veículo que não tem condições de subir por essa RJ 161. Infelizmente essa é a verdade.

Liberdade e propriedade 11 de março de 2018, 08:58h - 08:58

Tem razão. Uma sugestão aos hoteleiros, é oferecer estacionamento aos hóspedes em Vargem Grande ou na Rodoviária Graal, e buscar os hóspedes de pick up 4×4. Similar ao que ocorre na ilha Grande, onde o carro fica em terra e embarca numa lancha.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996