UBM oferece bolsas de estudo para cursos de graduação

by Diário do Vale

Barra Mansa- Os interessados em ingressar em um dos 26 cursos de graduação oferecidos pelo UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – poderão concorrer a bolsas de estudo por meio do programa UBM Bolsa Universitária Dr. Guilherme de Carvalho Cruz. As inscrições para o processo seletivo poderão ser realizadas até 22 de janeiro, no site do UBM (www.ubm.br). Serão contemplados os candidatos que tiverem realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e comprovem documentalmente seu estado de carência socioeconômica.

As bolsas disponíveis serão distribuídas aos moradores da região Sul Fluminense e cidades circunvizinhas. Na página destinada a Bolsa Universitária, no site do UBM, o candidato fará a escolha do curso, turno e o tipo de bolsa pretendida. São duas modalidades: integral e parcial de 50%. No momento da inscrição, ele também deverá responder a um questionário socioeconômico. Serão aceitas as notas das edições de 2013, 2014 e 2015 do Enem. Caso selecionado, o aluno deverá se apresentar no Setor de Benefícios do Centro Universitário com os documentos que comprovem os dados preenchidos na inscrição dentro do prazo estipulado.

Os interessados em se inscreverem no programa Bolsa Universitária UBM devem primeiro se matricular na categoria Enem, que é feita somente na secretaria geral do UBM, para depois se inscrever no processo de bolsas.

O benefício permitirá que as pessoas que não têm condições de pagar uma faculdade consigam ingressar no ensino superior através da concessão dessas bolsas. Para concorrer às modalidades de bolsa, o candidato deve ser brasileiro e não possuir diploma de curso superior. Serão concedidas bolsas integrais aos candidatos cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais contemplarão os inscritos cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse o valor de até três salários mínimos.

A pré-seleção será realizada de acordo com a colocação do Enem e com o número de bolsas disponíveis para o curso. Na primeira chamada serão preenchidas as bolsas com os estudantes classificados de imediato. Já na segunda chamada, serão disponibilizadas as vagas não preenchidas em função da reprovação dos candidatos da primeira etapa. Sendo assim, serão acionados os candidatos pré-selecionados não classificados em função do número de vagas na primeira chamada.

– Para manter a bolsa, o bolsista escolhido deverá demonstrar aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 75%. Anualmente, no 2º semestre, o bolsista terá que reapresentar a documentação de renda do grupo familiar de maneira comprovar que não houve mudança substancial na condição socioeconômica para manutenção do benefício – esclareceu o secretário geral do UBM, Cézar Romero.

O resultado da pré-classificação da primeira chamada será divulgado no dia 26 de janeiro. Em caso de empate, prevalecerão para efeito de classificação, os pontos obtidos na prova de redação do Enem e a maior idade entre os candidatos concorrentes. O edital do programa está disponível no site do UBM, onde podem ser encontradas informações sobre os procedimentos, documentação, número de bolsas por curso e prazos.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996