quinta-feira, 13 de maio de 2021 - 15:07 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / UBM participa de Congresso de Educação em Engenharia

UBM participa de Congresso de Educação em Engenharia

Matéria publicada em 30 de setembro de 2016, 01:27 horas

 


Natal- O UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – está presente no XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge) da Associação Brasileira de Educação de Engenharia (Abenge). O congresso começou na terça-feira e segue até hoje de setembro em Natal – RN.
O Cobenge reúne nesses dias pesquisadores de todo o país com artigos voltados para a formação profissional de engenheiros. O UBM está representado no congresso por quatro trabalhos que reuniram dez pesquisadores da instituição. Entre eles, está o coordenador do Nupide (Núcleo de Pesquisa, Inovação e Difusão das Engenharias), Leonardo Vidal, que é o relator de uma das seis sessões dirigidas do Congresso.
“A sessão dirigida é uma grande plenária com 3h de discussão. Ao final a compilação do debate, dará origem a um capítulo de livro editado e publicado pela Abenge. A participação em eventos com o porte do Cobenge consolida a posição do UBM e mostra iniciativas alinhadas com aquilo que as melhores instituições do país estão fazem. O convite para a relatoria “coroa” os trabalhos dos pesquisadores da instituição, reconhece e valoriza as iniciativas desenvolvidas no UBM – comentou Vidal.
As sessões dirigidas foram divididas por temas. A que ficou sob a responsabilidade do coordenador do Nupide do UBM abordou a “Indissociabilidade da tríade – ensino, pesquisa e extensão, os programas de educação tutorial e o ensino em engenharia: contribuições para o desenvolvimento de pesquisadores e profissionais autônomos”.
Nessa sessão, o UBM apresentou o trabalho: “Ensino, Pesquisa e Extensão: Impactos na Formação de Engenheiros de Suas Representações Sociais”, sob a autoria dos pesquisadores Leonardo de Carvalho Vidal, Fernanda Vescovi Gonçalves, Carolina Rocha Luiz Vianna, Miguel Alexandre Vieira Fusco e Alba Valéria da Silva Machado Vidal.
Com essa mesma equipe e a participação do também pesquisador Vinícius Zancanelli Bôsco de Souza, o trabalho “Uma Perspectiva com Tecnologia no Uso de Metodologias Ativas em Cursos de Engenharia do Ensino Superior Particular” está sendo apresentado por banner.
O outro trabalho com apresentação em banner aborda “O uso de tecnologias da informação e da comunicação na formação de Engenheiros de Petróleo: desafio e oportunidades” dos autores: Rosali Gomes Araújo Maciel, Marcus Vinicius Anátocles da Silva Ferreira, Aurealice de Ataíde Cruz Calderaro Nogueira e Luiz Renato Maciel.
O quarto trabalho que trata de “Como implementar um perfil de inovação com sustentabilidade e Responsabilidade social: proposição de formação do currículo de engenheiros” com apresentação oral reúne o grupo de pesquisadores Rosali, Marcus Vinicius e Aurealice.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document