UBM realiza Jogos Estaduais da Juventude de Xadrez 2015

by Diário do Vale

Barra Mansa

O UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – sediou no último final de semana os Jogos Estaduais da Juventude de Xadrez 2015. A competição contou com a participação de enxadristas dos municípios de Quatis, Três Rios, Vassouras, Barra do Piraí, Angra dos Reis, Paraty e Rio de Janeiro, além dos jogadores de Barra Mansa. O torneio começou na tarde de sábado com abertura solene e, logo após, um congresso técnico para os árbitros. A disputa continuou no domingo terminando com a entrega dos troféus.
Na premiação geral, o vencedor foi João Carlos Tonidandel Camizão, 14 anos, de Vassouras, que manteve o resultado de 2014, quando também ficou em primeiro lugar no torneio. De acordo com João Carlos, sua história com o xadrez começou aos cinco anos, quando sua mãe o colocou nas aulas do jogo de tabuleiro.
– Eu comecei a aprender xadrez como forma de tratar a dislexia e a hiperatividade. Desde então não parei mais de jogar. Hoje em dia eu treino pelo menos três vezes na semana de duas a três horas por vez – comentou João Carlos.
– Este é um projeto que é a cara do UBM, reúne a parte educacional e social que são muito importantes para a comunidade. O nosso objetivo é dar o suporte e incentivo necessários para a prática do xadrez, por isso o UBM não podia ficar de fora – explicou o diretor de Extensão e Relações Comunitárias do UBM, Fernando Vitorino, ao falar da parceria com a prefeitura municipal de Barra Mansa na realização do evento.
O campeonato estava dividido em três categorias, Sub 16 (nascidos até 1999), Sub 18 (nascidos até 1997) e Sub 20 (nascidos até 1995), femininas e absolutas. Os 2º e o 3º lugares na categoria geral foram alcançados por Lucas Fernandes Rodrigues e Eduardo Galvao de Mello Barboza, respectivamente. Na categoria Sub 16 Feminino, venceram Gabriela Medeiros Reis (1º), Natalia da Silva Martins (2º) e Natalia Cassiano Goncalves (3º). O pódio do Sub 18 Absoluto foi para Luan Ferreira Lima (1º), Marcos Vinicius Caetano (2º) e Daniel Francisco Oliveira da S. (3º). No Sub 18 Feminino venceu Dandara Dias Lacerda. Finalizando a premiação, na categoria Sub 20 Absoluto, Lukas Martins Rosa Santos de Paula conquistou o troféu.
As partidas tiveram, no máximo, duas horas de duração no sistema de jogo Round Robin, com 5 ou 7 rodadas (de 5 a 8 participantes por categoria).

Xadrez nas Escolas

O xadrez ganha cada vez mais adeptos e horários dedicados à pratica do esporte nas escolas, como é o caso do Projeto de Xadrez Pedagógico Evoluindo Mentes, realizado em Barra Mansa. Isso porque os benefícios do treino em xadrez vão além das paredes das salas de aula, como conta o coordenador do projeto, Nilson Abrantes.
– A prática do xadrez tem muitas vantagens. Concentração, disciplina, memória e raciocínio rápido na solução de problemas são algumas delas. Temos muitas mães de alunos do projeto que relatam que os filhos estão mais calmos depois que começaram a jogar – comentou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996