Porto Real –
A Secretaria de Saúde intensificou os trabalhos de prevenção e tratamento da dengue. Foram adquiridos através da Secretaria Estadual de Saúde: cinco cadeiras de hidratação, suportes para soro, longarinas, purificadores de água, medicamentos diversos, mais de 3 mil litros de soro e sais de hidratação. Esse material está na Unidade de Saúde da Família do Freitas Soares e será usado para o tratamento de pacientes com dengue.
Segundo o diretor de Atenção Básica, Rogério Novais, os pacientes com dengue ou com suspeita da doença devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de seu bairro. “Os pacientes são atendidos e passam por um acolhimento e classificação de risco. Na unidade é feita a coleta do sangue e o mesmo é levado ao laboratório do Hospital Municipal. O tratamento é iniciado imediatamente na própria Unidade e segue o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. O acompanhamento da doença é feito na própria unidade”.
“Gostaria de agradecer a todos os profissionais de saúde pelo empenho e dedicação integral ao trabalho. É notável a preocupação em manter um bom nível de atendimento em prol de nossos usuários, principalmente no que se refere ao tratamento dos pacientes com dengue”, parabenizou o diretor.
A subsecretária de Saúde, Vanila Rocha, disse que foi montado um protocolo de atendimento que dá prioridade a esse tipo de paciente. “A secretaria de Saúde está profundamente envolvida no trabalho de prevenção e tratamento da dengue. Nós montamos um fluxo específico de atendimento a pacientes acometidos pela doença. É um atendimento prioritário. Temos coletas de sangue em todas as unidades de saúde e ainda um trabalho intenso dos agentes de endemias. Toda a equipe está com atenção focada nesse trabalho, visando minimizar os danos causados pela doença”.
De acordo com o secretário de Saúde Renato Ibrahim, é imprescindível que a população se mobilize e mantenha os imóveis limpos, livres de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue “Mesmo com o trabalho intensivo dos agentes da vigilância sanitária, que fazem visitas constantes, é fundamental que cada morador colabore. Só prevenindo é possível controlar a propagação da dengue que pode levar a morte”.
“É extremamente importante dar suporte às ações que favorecem o tratamento desses pacientes. Para isso não mediremos esforços e vamos buscar reforço onde for necessário, redobrando a atenção no trabalho de prevenção e também no cuidado do paciente. Contamos com o apoio da população para que possamos evitar a proliferação do mosquito da dengue, evitando assim futuros transtornos”, concluiu a prefeita Cida.
Sintomas da Dengue:
– febre alta com duração de até 7 dias;
– dor de cabeça;
– dor atrás dos olhos;
– dores musculares;
– dores nas juntas;
– desânimo;
– vermelhidão no corpo.
Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)