UniFOA sedia 1º Fórum de Desenvolvimento LIDER Médio Paraíba - Diário do Vale
domingo, 26 de setembro de 2021 - 02:40 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / UniFOA sedia 1º Fórum de Desenvolvimento LIDER Médio Paraíba

UniFOA sedia 1º Fórum de Desenvolvimento LIDER Médio Paraíba

Matéria publicada em 7 de dezembro de 2018, 17:05 horas

 


Grupo se reúne para pensar em melhorias que atenderão os 12 municípios da região (Foto – Divulgação)

Volta Redonda – O UniFOA sediará o último encontro de 2018 do projeto Líder, o 1º Fórum de Desenvolvimento LIDER Médio Paraíba. O evento será realizado no dia 10 de dezembro, às 14h30h, no auditório William Monachesi, no campus Olezio Galotti, em Três Poços.

Dentre as atividades previstas está a apresentação do Plano de Desenvolvimento da região. Uma transformação histórica construída lado a lado com a sociedade civil, terceiro setor e lideranças dos municípios que compõem o Médio Paraíba.

Desde outubro de 2017, o grupo formado por aproximadamente 80 representantes, se reúne para pensar em melhorias que atenderão os 12 municípios da região. São eles: Valença, Vassouras, Barra do Piraí, Piraí, Rio Claro, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa, Porto Real, Quatis, Resende e Itatiaia. Quatro eixos vêm sendo trabalhados: tecnologia, turismo, mobilidade e educação.

Segundo Evandro Queiroz Glória, membro do projeto LIDER e participante do eixo de turismo, todos os projetos discutidos serão implantados de maneira uniforme entre os municípios e ressalta que dentro do eixo onde atua, outras atividades serão realizadas.

– Estamos desenvolvendo um projeto no Núcleo de Ciclo Turismo. O eixo turismo já tem alguns projetos e este vai desenvolver um circuito de Ciclo Turismo passando por todas as cidades – conta.

No eixo Educação, do qual diversas universidades da região fazem parte, dentre os estudos que foram feitos para beneficiar cerca de 500 escolas públicas, está a construção de uma Escola Inovadora Modelo em Pinheiral e Volta Redonda, e um portal da educação que irá disseminar boas ideias e unir os gestores desses colégios.

Entenda melhor

O Programa LIDER é uma iniciativa do SEBRAE que já vem sendo realizado em 17 regiões de 12 estados brasileiros, já incluindo o Médio Paraíba, que é a primeira do estado do Rio de Janeiro a iniciar o programa, que terá a duração de 24 meses, com previsão para ser finalizado em 2019. No entanto, os projetos serão implementados ao longo dos anos, até 2030.

A metodologia do LIDER surgiu em 2008 e foi concebida para mobilizar e apoiar as lideranças para a otimização dos recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. O objetivo é unir as lideranças de um determinado território para discutir e planejar a região a longo prazo, promovendo a qualificação dessas lideranças para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento regional, e seus mecanismos de sustentação.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document