UniFOA sedia 1º Fórum de Desenvolvimento LIDER Médio Paraíba

by Diário do Vale

Grupo se reúne para pensar em melhorias que atenderão os 12 municípios da região (Foto – Divulgação)

Volta Redonda – O UniFOA sediará o último encontro de 2018 do projeto Líder, o 1º Fórum de Desenvolvimento LIDER Médio Paraíba. O evento será realizado no dia 10 de dezembro, às 14h30h, no auditório William Monachesi, no campus Olezio Galotti, em Três Poços.

Dentre as atividades previstas está a apresentação do Plano de Desenvolvimento da região. Uma transformação histórica construída lado a lado com a sociedade civil, terceiro setor e lideranças dos municípios que compõem o Médio Paraíba.

Desde outubro de 2017, o grupo formado por aproximadamente 80 representantes, se reúne para pensar em melhorias que atenderão os 12 municípios da região. São eles: Valença, Vassouras, Barra do Piraí, Piraí, Rio Claro, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa, Porto Real, Quatis, Resende e Itatiaia. Quatro eixos vêm sendo trabalhados: tecnologia, turismo, mobilidade e educação.

Segundo Evandro Queiroz Glória, membro do projeto LIDER e participante do eixo de turismo, todos os projetos discutidos serão implantados de maneira uniforme entre os municípios e ressalta que dentro do eixo onde atua, outras atividades serão realizadas.

– Estamos desenvolvendo um projeto no Núcleo de Ciclo Turismo. O eixo turismo já tem alguns projetos e este vai desenvolver um circuito de Ciclo Turismo passando por todas as cidades – conta.

No eixo Educação, do qual diversas universidades da região fazem parte, dentre os estudos que foram feitos para beneficiar cerca de 500 escolas públicas, está a construção de uma Escola Inovadora Modelo em Pinheiral e Volta Redonda, e um portal da educação que irá disseminar boas ideias e unir os gestores desses colégios.

Entenda melhor

O Programa LIDER é uma iniciativa do SEBRAE que já vem sendo realizado em 17 regiões de 12 estados brasileiros, já incluindo o Médio Paraíba, que é a primeira do estado do Rio de Janeiro a iniciar o programa, que terá a duração de 24 meses, com previsão para ser finalizado em 2019. No entanto, os projetos serão implementados ao longo dos anos, até 2030.

A metodologia do LIDER surgiu em 2008 e foi concebida para mobilizar e apoiar as lideranças para a otimização dos recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. O objetivo é unir as lideranças de um determinado território para discutir e planejar a região a longo prazo, promovendo a qualificação dessas lideranças para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento regional, e seus mecanismos de sustentação.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996