quarta-feira, 1 de abril de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / UPA de Resende abre núcleo para alinhar profissionais e melhorar o atendimento

UPA de Resende abre núcleo para alinhar profissionais e melhorar o atendimento

Matéria publicada em 2 de agosto de 2019, 18:19 horas

 


Trabalho desenvolvido contempla profissionais recém-chegados e também os mais antigos
(Foto: Gleisiane Carvalho – Secom PMR)

Resende- A prefeitura de Resende, que vem promovendo uma série de melhorias na estrutura física das unidades de saúde, também atua para reforçar o atendimento oferecido à população pelos funcionários. Recentemente, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) iniciou um trabalho interno com um Núcleo de Educação Permanente/Continuada, para expandir ainda mais o conhecimento teórico e prático de seus profissionais, desde os mais novos concursados até os mais antigos.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, os trabalhos pelo Núcleo de Educação Permanente/Continuada contemplarão técnicos, toda a equipe administrativa, enfermeiros e médicos. Os conhecimentos abordados abordam a teoria da profissão e, principalmente, a prática, privilegiando profissionais concursados que chegam, em alguns casos, com pouca experiência e precisam aprender com os profissionais mais antigos.
As atividades tiveram início em julho, voltadas para os técnicos. O conteúdo abordado nesta primeira etapa foi teórico, tendo como tema as PCRs – Paradas cardiorrespiratórias. Já o mês de agosto será de ensinamentos práticos sobre o mesmo tema para os técnicos. O cronograma da coordenação da UPA ainda prevê que os próximos contemplados sejam os membros da equipe administrativa, que vão receber noções básicas de primeiros socorros. O ciclo continua com médicos e enfermeiros, também falando sobre PCR ao término das primeiras turmas do treinamento.
Quem fica responsável pela condução das atividades é a coordenadora de enfermagem Thais de Souza Vieira, que preparou todo o planejamento de atividades práticas, junto da enfermeira Lucimar Cristina Abreu Mendes, encarregada do conteúdo teórico. De acordo com a coordenadora, a ideia da implantação do núcleo foi unir gerações de profissionais e utilizar os próprios profissionais da UPA para compartilhar o conhecimento e promover o crescimento mútuo da equipe.
– Assim que cheguei na UPA foram observadas algumas dificuldades dos novos concursados em relação a prática. Foi feita uma proposta para o superintendente da UPA, Rafael Cândido Bastos Cláudio, de implementar um núcleo de educação continuada e ele aceitou. E assim estamos treinando nossos profissionais em várias etapas, desde a parte teórica, até a prática – explicou a coordenadora.
Os trabalhos poderão obedecer a ciclos, voltando ao começo diversas vezes para tratar de variados temas pertinentes ao dia a dia da Unidade de Pronto Atendimento, que atende 24 horas por dia.

Entenda o que são Núcleos de Educação

Os Núcleos de Educação Permanentes em Saúde têm como objetivo principal planejar, organizar e fornecer apoio às ações de Educação Permanente em Saúde. Através desses espaços é possível valorizar o aprender e o ensinar, conceitos que se incorporam ao cotidiano da organização e ao trabalho desempenhado pelos profissionais. A educação permanente tem como base o aprendizado significativo e a possibilidade de transformar as práticas profissionais.

A UPA 24 Horas

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas em Resende conta com 16 leitos e oferece atendimento médico e odontológico de urgência, medicamentos, exames laboratoriais, raio X, eletrocardiograma e internações por 24 horas. A UPA conta atualmente com uma equipe de 30 clínicos, 15 pediatras, 15 enfermeiros e 29 técnicos de enfermagem, além de dentistas e assistentes sociais. A unidade fica no endereço: Avenida Dois, s/n – Nova Resende, cujo número de telefone é (24) 3383-0535.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document