UPA de Barra Mansa realiza ‘sala de espera Outubro Rosa’

by Diário do Vale
Enquanto aguardam atendimento, pacientes são orientados sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero (foto: PMBM)

Enquanto aguardam atendimento, pacientes são orientados sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero (foto: PMBM)

Barra Mansa –  O mês de outubro é dedicado, internacionalmente, às iniciativas de conscientização e a divulgação de informações sobre o câncer de mama, por meio da campanha conhecida como Outubro Rosa. Em Barra Mansa, para reforçar ainda mais a ação, estagiárias do curso técnico de enfermagem realizam até esta sexta-feira, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), a ‘sala de espera Outubro Rosa’.

A abordagem tem como principal foco conscientizar a população sobre a importância da realização anual do exame Papanicolau (preventivo de colo de útero) e o autoexame das mamas. Segundo a supervisora de estágio da UPA e enfermeira da Cruz Vermelha, Priscila Gomes Carvalho, as orientações são transmitidas enquanto os pacientes aguardam pelo atendimento médico.

– Explicamos de maneira objetiva a respeito da coleta de material para o exame citopatológico, os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, as solicitações de mamografias e a vacinação contra o HPV, principal responsável pelo câncer do colo de útero – detalhou Priscila.

Ainda de acordo com a supervisora, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município estão preparadas para atender a demanda dos exames preventivos.

– Temos enfermeiras capacitadas para fazer a coleta do material citopalógico, assim como o exame clínico da mama. O prazo para o resultado do preventivo é de um mês. Durante o exame da mama, se for verificado alguma anormalidade a paciente é encaminhada, em caráter de urgência, para a realização da mamografia – informou.

O Conselho Nacional de Saúde preconiza a realização anual da mamografia em mulheres na faixa etária a partir dos 40 anos de idade, já o preventivo de colo de útero a partir dos 25 anos. A vacinação contra o HPV deve ser realizada em três doses, em meninas a partir dos nove anos. No Brasil, a cada ano, surgem 15 mil novos casos de câncer de colo de útero e 5 mil mulheres morrem acometidas pela doença. Em Barra Mansa, segundo a secretaria de Saúde, 24 mulheres estão em tratamento. Para evitar novos casos de câncer de colo de útero em médio prazo, a vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção, por isso é importante que toda a menina de 9 a 13 anos receba as três doses da vacina, que é segura e gratuita.

 Sintomas dos cânceres de mama e colo do útero

Mulheres com lesões pré-cancerosas ou com câncer de colo do útero em estágio inicial geralmente não apresentam sintomas. Muitas vezes, eles não começam até que a doença se torne invasiva, quando aparecem sangramento vaginal anormal, sangramento menstrual mais longo que o habitual, secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue, sangramento após a menopausa e sangramento após a relação sexual.

Já os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobrem a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

Em ambos os casos, é preciso estar atento aos fatores de risco e de proteção. Atitudes simples, como manter uma alimentação saudável e peso adequados, ajudam na prevenção dos dois tipos da doença. A hereditariedade também é um fator que influencia no aparecimento do câncer. Cerca de 10% dos casos da doença são ocasionados por uma mutação genética hereditária. A advogada Jaqueline da Silva Santorino aprovou a ‘sala de espera Outubro Rosa’ e garantiu: “Eu e minha filha, de 15 anos, estamos com os exames em dia”.

 Passeio Ciclístico

Os eventos em alusão ao Outubro Rosa continuam amanhã com atividades no Hospital da Mulher e a realização de um passeio ciclístico que vai percorrer os bairros Boa Sorte, Barbará, Ano Bom e Centro. Os eventos visam chamar a atenção das mulheres para a prevenção, em especial para a prática do autoexame e da visita regular ao ginecologista.

A largada do passeio ciclístico está marcada para as 8h, na Rua Major Luiz Alves, próximo a Igreja Católica do bairro Boa Sorte. Os ciclistas vão seguir em direção a Praça da Matriz, onde será montada uma tenda com uma equipe da secretária municipal de Saúde.

Quem estiver interessado em participar deve entrar em contato com o Espaço Bike pela página do Facebook ou pelo telefone: (24) 3323-9464. Os primeiros 150 inscritos vão ganhar uma camisa em alusão ao evento, que serão entregues na hora da largada.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996