quarta-feira, 23 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / UPA Infantil é inaugurada em Angra dos Reis

UPA Infantil é inaugurada em Angra dos Reis

Matéria publicada em 28 de maio de 2017, 18:24 horas

 


Unidade com capacidade para 250 atendimentos diários é uma das prioridades do governo e promessa de campanha

inauguracao upa - angra

Juntos: A família de Agda Maria participou com o prefeito e outras autoridades do descerramento da placa de inauguração
(Foto: Divulgação)

Angra dos Reis– Angra dos Reis ganhou na sexta-feira (26), uma Unidade de Pronto Atendimento Infantil, a UPA Agda Maria, a terceira específica para crianças no Brasil. Com capacidade para atender diariamente cerca de 250 pessoas, a unidade foi inaugurada em clima de festa e começou a funcionar logo depois da cerimônia. A rua em frente ao estacionamento, que faz parte da obra de recuperação do prédio feita pelo governo municipal, com a ajuda da Eletronuclear, ficou lotada de moradores, servidores da prefeitura e autoridades. A instalação deste equipamento na cidade é uma parceria com os governos Federal e Estadual e é um compromisso cumprido do prefeito com a população.
O prefeito Fernando Jordão afirmou que, antes de assumir o seu mandato, após a eleição, ficou sabendo que o repasse de R$ 500 mil da UPA ia ser cancelado já que a unidade em Angra estava fechada. Ele e seu secretário de Governo e Relações Institucionais, Marcus Veníssius Barbosa foram até o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira – presente na inauguração – e conseguiram reverter a situação.
– Visitei a família da menina Agda Maria e assumi o compromisso de que a gente ia avançar na saúde e nós avançamos. Recebi a prefeitura com mais de R$ 500 milhões de dívidas, que é mais da metade de todo o orçamento do município e tive a coragem de enfrentar este desafio… Eu tive que escolher entre o Passageiro Cidadão e a Saúde, e eu escolhi a saúde – comentou Fernando Jordão no discurso de abertura.
O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio se mostrou um aliado de Angra dos Reis e prometeu fazer, junto com Fernando Jordão, uma revolução na saúde da cidade.
– Não será somente a UPA que inauguraremos aqui, mas muito mais, pois vamos fazer uma revolução na saúde desta cidade. Tenho certeza que nenhuma UPA nossa será tão elogiada como a de Angra dos Reis, pelo carinho que o Fernando Jordão tem demonstrado. Tenho orgulho de ser seu amigo, Fernando. – enfatizou Luiz Antônio.
O vice-prefeito Manoel Cruz Parente também se mostrou agradecido pelo resultado das boas parcerias conquistadas pelo governo e mandou um recado para quem duvidou da UPA Agda Maria:
– Algumas pessoas duvidaram que fôssemos reinaugurar a UPA, mas o Fernando Jordão não entregou só a UPA, mas a UPA Agda Maria, uma unidade de primeiro mundo. Quem se beneficiará com isso são as crianças e as famílias que serão tratadas com dignidade a partir de agora – afirmou Parente.
O secretário de Saúde, o médico Gustavo Villa, agradeceu durante a cerimônia a confiança do prefeito em seu trabalho.
– Sei da luta que o governo teve para tornar a UPA Infantil uma realidade, e sou grato ao prefeito pela confiança. Temos trabalhado muito para melhorar a saúde a cada dia, e isso de fato tem acontecido, diante dos problemas que encontramos. E vamos continuar empenhados em busca da qualidade de atendimento que a população merece – comentou o secretário.
A família da menina Adga, homenageada com o nome da UPA, também participou da cerimônia. O avô, Alfredo Barros, agradeceu o apoio da população na luta por melhorias na saúde e prometeu ao prefeito, ajudar na fiscalização do funcionamento da unidade.
– Vamos formar uma comissão (toda a família) com o aval do prefeito Fernando Jordão, com credencial e tudo, para acompanharmos o funcionamento desta UPA e vamos ajudar o governo fiscalizando e zelando pelo seu bom funcionamento, pois este UPA é de todos vocês, é da população. – declarou Alfredo Barros. A família da menina Agda Maria participou junto com o prefeito Fernando Jordão, com o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, e com o secretário de Saúde de Angra, Gustavo Villa, do descerramento da placa de inauguração.
A inauguração da UPA contou com as presenças, além do secretário de Estado, do presidente da Eletronuclear, Bruno Barretto; de todo secretariado do governo municipal; dos deputados federais Deley de Oliveira e Alexandre Serfiotis; do deputado estadual Gustavo Tutuca; dos prefeitos de Rio Claro, José Osmar de Almeida, e de Paraty, Casé; do superintendente Federal de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Essiomar Gomes; dos vereadores de Angra Sargento Thimóteo, Kamu, Gedai, Jane Veiga, Titi Brasil, Helinho, Canindé, Luciana Valverde, Marcos Coelho, Marcos Santo Antônio, Flavinho, Léo Marmoraria e Jean Carlos; do vereador de Mangaratiba, Edu Jordão, entre outras autoridades da região. Representantes de associados de moradores também compareceram a inauguração.

UPA funcionará 24 horas

A UPA Agda Maria funcionará 24 horas por dia e será uma unidade de Pronto Atendimento. Tem 19 leitos (15 de observação e quatro de emergência); quatro salas de atendimento; uma de vacina; uma de regulação; outra de odontologia; de classificação de risco; uma sala de serviço social; um espaço para bebê (amamentação e troca de fralda); sala de curativo; sala de sutura; sala de raio-x; cinco banheiros para usuários; três banheiros de enfermagem; dois quartos individuais com banheiro. Além disso, contará ainda com uma sala equipada para atendimento semi-intensivo, exames laboratoriais e RX, entre outros.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    ESSE NEGÓCIO DE UPA É UMA TAPIAÇÃO. TEM QUE AMPLIAR OS HOSPITAIS PÚBLICOS E OFERECER UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE PARA SER HUMANO, QUE MUITAS VEZES SÃO TRATADOS DE FORMA INFERIOR AOS CACHORROS DE MADAMES. OS POLÍTICOS NOS ENGANAM. ELES MESMOS NÃO UTILIZAM ESTAS UPA PARA OS SEUS FILHOS. LAMENTÁVEL! PORÉM, É MELHOR DO NADA.

Untitled Document