Usuários de asilo ganham ginástica laboral

by Diário do Vale
Em atividade: Asilados receberão, semanalmente, ginástica laboral com o acompanhamento de um profissional de educação física (Foto: Divulgação PMP)

Em atividade: Asilados receberão, semanalmente, ginástica laboral com o acompanhamento de um profissional de educação física (Foto: Divulgação PMP)

Pinheiral – Usuários do asilo Recanto dos Velhinhos Francisco Gonçalves Barbosa passaram a contar a partir desta segunda-feira (14) com uma atividade extra de promoção à saúde e bem estar. Por meio de uma iniciativa da Academia da Saúde em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, os asilados receberão, semanalmente, ginástica laboral com o acompanhamento de um profissional de educação física cedido pela unidade de saúde.

Eles contarão com a atividade todas as segundas-feiras, das 14h às 16h. Segundo a coordenadora da Academia da Saúde, Sheila Sabença, o objetivo é promover entre os idosos, saúde e integração.
– A ideia é que eles saiam do sedentarismo e possam contar com atividades periódicas para aliviar dores articulares e musculares, o estresse e recuperar movimentos – avaliou.
O professor de educação física Fernando Marlos, que irá atuar com os idosos, destacou os benefícios que a ginástica laboral proporciona ao indivíduo.
– A atividade oferece tônus muscular (fortalecimento ou elasticidade do músculo) fazendo com que a pessoa não perca a força, além de favorecer a diminuição da tensão e dores musculares – explicou.
A técnica em enfermagem Mauriceia do Carmo de Oliveira gostou da novidade e falou que o asilo estava precisando de voluntários.
– É sempre bom contar com mais voluntários e apoio. Eles gostam, ficam mais alegres. A ginástica vai ajudá-los a sair do sedentarismo e se socializarem – destacou a funcionária do Recanto.
Praticar atividade física é uma necessidade e recomendação médica importante para umas das moradoras do asilo, Eliane Cristina Freitas, de 50 anos, que, após sofrer um acidente, usa platina em uma das pernas.
– O médico me alertou para não ficar muito tempo parada. Eu gosto de fazer atividades e ainda me divirto. Agora vamos ter ginástica duas vezes na semana – comemorou.

Saiba mais

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. Além disso, melhora a postura do corpo e alivia o estresse. A atividade baseia-se em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e inferiores. Os tipos de alongamento são diferentes para cada indivíduo. Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega a pessoa.

You may also like

2 comments

[email protected] 15 de setembro de 2015, 07:16h - 07:16

Ginástica Laboral é o tipo de atividade empregada no ambiente de trabalho ao trabalhador. Se os asilados é que farão, não é “Laboral”. Eles não estão trabalhando. A própria definição exibida na reportagem já define isso. O objetivo é louvável – atender os idosos -, mas Laboral deveria ser para os colaboradores que cuidam de todo o trabalho envolvido no asilo. A conceituação correta denota conhecimento de causa, valoriza o trabalho profissional e ratifica os objetivos propostos.

Rafael 15 de setembro de 2015, 13:14h - 13:14

Perfeito!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996