segunda-feira, 26 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Vacina contra a gripe será aberta à população na próxima semana em Resende

Vacina contra a gripe será aberta à população na próxima semana em Resende

Matéria publicada em 10 de junho de 2019, 18:48 horas

 


Resende- A partir de segunda-feira, dia 17, as doses que restarem nos postos e unidades de saúde serão disponibilizadas para a população em geral, em Resende. Não há uma estimativa de quantas doses ficarão disponíveis a partir da próxima semana. Porém foi definido, no entanto, que o Ministério da Saúde não enviará uma nova remessa de vacinas para o estado do Rio. Os grupos prioritários da vacinação continuam sendo imunizados até este sábado (15).
Estão inclusos no prioritário: gestantes; idosos; professores; população carcerária e funcionários do sistema prisional; profissionais da saúde; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); crianças com idade entre seis meses e seis anos incompletos e pessoas com comorbidades tendo em mãos o laudo médico. A vacina está sendo aplicada em todos os postos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A coordenadora do Centro Municipal de Imunização, Maria Regina de Paula, fez um apelo para que os pais levem as crianças para vacinar nesta reta final da campanha nacional. Ela alertou que mesmo estando acima da meta em praticamente todos os subgrupos definidos pelo Ministério da Saúde, ainda há crianças a serem vacinadas.
– A criança só vai com os pais, então nosso apelo vai para eles, os pais. Temos de destacar que é necessário vacinar as crianças – disse.
Para definir a meta, o Ministério da Saúde estima um público total de pessoas dentro do chamado grupo elegível para cada cidade. A partir daí, o objetivo é alcançar 90% deste número total.
Entre as crianças de seis meses a seis anos, Resende atingiu 82,80% do público alvo. O Ministério da Saúde estima que há 8.925 crianças em Resende com idade para receber a vacina. Dentro deste universo, a meta estabelecida é de aplicar 8.033 doses (90%), mas até o momento somente 7.390 crianças foram até os postos acompanhados de pais ou responsáveis. Entre os trabalhadores da saúde, a meta foi ultrapassada com 102% do público alvo alcançado. O mesmo se repete entre gestantes (93,61%), Puérperas (100,87%), Idosos (100,81%) e professores (100,07%).

Objetivos da vacinação

De acordo com o Centro Municipal de Imunização, o objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e possíveis mortalidades decorrentes de infecções pelo vírus Influenza, cujas ocorrências variam de leve a grave, podendo até ser fatal. A hospitalização e a morte, segundo os especialistas, atingem principalmente as pessoas que estão nos grupos de alto risco, o que justifica o planejamento e a estratégia adotados pela secretaria de Saúde para prevenir a doença.
A vacina tem a duração de um ano. Portanto, aqueles que se imunizaram no ano passado e estiverem inclusos nos grupos de risco devem se vacinar novamente. A renovação acontece em virtude da mutação do vírus que exige também alterações no conteúdo da vacina para que a imunização esteja em dia.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document