Vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 3 de junho em Volta Redonda

by Diário do Vale
Cuidadosos: Em Volta Redonda, os idosos estão entre os que mais aderiram à campanha, somando 12.649 doses aplicadas (Foto: Felipe Vieira)

Cuidadosos: Em Volta Redonda, os idosos estão entre os que mais aderiram à campanha, somando 12.649 doses aplicadas (Foto: Felipe Vieira)

Volta Redonda-

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada em todo o país. A mudança foi anunciada nesta sexta-feira (22) pelo Ministério da Saúde, data que inicialmente seria o encerramento da imunização. Até o momento, apenas 46,2% do público-alvo foram imunizados. A prorrogação tem como meta alcançar o índice de 80% de imunização. Em Volta Redonda, onde apenas 30,44% do público alvo foi vacinado, a ação continua até o dia 3 de junho.
Segundo dados do último balanço do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), após três semanas de campanha os registros revelaram apenas 16.204 doses aplicadas, número bem inferior à meta do município que esperava vacinar 62.158 pessoas.
Ainda de acordo com o levantamento, os idosos estão entre os que mais aderiram à campanha, somando 12.649 doses aplicadas, totalizando 38,42% desse público. Logo depois surgem as crianças, com 2.411 doses aplicadas, representando 17,37% de vacinas destinadas a esse público. Profissionais de Saúde somam 627 doses e ficam com percentuais de 18,10% de vacinas aplicadas. A menor procura pela vacina está entre as gestantes que, somam apenas 389 vacinas aplicadas, totalizando 15,30% desse público.
Entre os que já se vacinaram está João Caetano, de 67 anos, morador do bairro São João. Ele contou que durante quatro anos parou de se prevenir durante as campanhas de vacinação e se arrependeu disso, devido as fortes gripes e resfriados que teve nesse tempo.
– Voltei a me vacinar e percebi o quanto é importante, pois durante quatro anos fiquei sem a vacinação por puro descuido e fique gripado várias vezes. Essa semana, quando fui ao posto de saúde do meu bairro, me assustei porque constava na ficha que não me vacinava desde 2011, não imaginei que fosse tanto tempo assim. Agora meu objetivo é continuar me vacinando todos os anos – falou.
Diferente de João, Dalva da Fonseca, de 80 anos, não se descuida da saúde e todos os anos procura se vacinar. Ela revelou com alegria que depois que começou a se imunizar, é raro ficar resfriada.
– Todos os anos procuro tomar a vacina, antes da vacinação ficava constantemente gripada, cheguei a ter pneumonia e fiquei muito mal, depois disso estou com a atenção redobrada na minha saúde – afirmou.
Quem compareceu ontem ao posto de saúde do bairro São João foi a moradora, Priscilla Alves, que levou o filho Assaf, de três anos, para vacinar.
– Desde os seis meses ele recebe a vacinação, mesmo com medo da picada da agulha ele toma, chora, mas é para o bem dele – disse.

Contraindicação

A vacina contra a gripe é contraindicada somente para pessoas com histórico de reação alérgica grave ocorrida em doses aplicadas anteriormente e com alergia grave relacionada ao ovo. A imunização acontece em todas as Unidades de Saúde da Rede da Atenção Básica (UBS e UBSF) de Volta Redonda, das 8h às 17h.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996