Barra Mansa –
Uma vala a céu aberto tem gerado transtornos aos moradores da Rua São Geraldo, no bairro Santa Izabel, em Barra Mansa. Além do mau cheiro, causado pelo despejo de lixo e esgoto, a proliferação de animais peçonhentos e insetos incomoda quem mora no local. Segundo eles, o problema teria se agravado nos últimos meses e quando chove a água chega a invadir a casa de alguns moradores.
Rudney Bernardino, que mora atrás da valeta, disse que o mau cheio incomoda muito e que teme pela segurança dos filhos.
– Tem hora que sobe muito rato e barata. Não posso nem deixar as crianças brincarem direito, porque tenho medo que elas caiam dentro da valeta. – afirmou.
Moradora do bairro há 50 anos, a aposentada Maria da Conceição do Rosário disse que quando chove a água invade a casa dela.
– Quando chove eu sofro muito porque a água entra na minha casa. Uma chuva forte já levou o meu muro e eu tive que pedir para fazer outro um pouco mais forte. Fico com a minha casa sempre fechada para não entrar bicho. Eu vivo aqui há muito tempo e não sei como aguento o mau cheiro. – reclamou.
Prefeitura irá estudar melhorias
Em nota, a prefeitura de Barra Mansa informou que o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) enviará uma equipe ao local, ainda essa semana, para verificar a questão da vala a céu aberto e estudar melhorias que possam ser feitas no local. Sobre a questão da limpeza, a Rua São Geraldo será incluída ao calendário de limpeza da autarquia.
Já em relação ao aparecimento de insetos e animais peçonhentos, a secretaria municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental, informou que vai enviar uma equipe ainda essa semana à Rua São Geraldo para verificar a situação e realizar o combate.
Quem quiser solicitar serviços do setor de Vigilância em Saúde Ambiental pode ligar para o telefone: (24) 3326-2745.