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Valença ganha Centro de Simulação Realística para ensino médico

Matéria publicada em 22 de novembro de 2019, 18:55 horas

 


Centro de Simulação Realística de Valença já possui modernos simuladores
(Foto: Divulgação)

Valença-  A cidade terá em breve o mais moderno Centro de Simulação Realística para ensino médico do Estado do Rio de Janeiro, que será também um dos mais avançados do Brasil. O feito será possível por conta da aquisição feita pelo UNIFAA – Centro Universitário de Valença, dos simuladores de pacientes Harvey e SimMom. Com isso, o melhor Centro Universitário do Estado novamente inova na sua forma de educar e transformar vidas.
O Centro de Simulação Realística já funciona e está localizado no complexo hospitalar da cidade, composto pelo Hospital Escola e pela Maternidade Escola da cidade. Ele é utilizado para desenvolvimento de habilidades na formação dos alunos do curso de Medicina do UNIFAA – Centro Universitário de Valença, avaliado como o melhor do Estado e o terceiro melhor do Brasil.

Descrição dos simuladores

O robô Harvey simula, de forma realista, praticamente qualquer doença cardíaca com o toque de um botão. Os seus recursos incluem 20 cenários de paciente adicionais (alguns com frequências cardíaca e respiratória mais rápidas), com um total de 50 condições, 10 casos abrangentes de paciente padronizado, para ensino e avaliação e descobertas avançadas de exame físico. Outra peculiaridade são os pulsos bilaterais adicionais. Mais de 50 países em todo o mundo já usam o Harvey para treinar a próxima geração de profissionais de saúde.
Já o SimMom é um simulador de parto avançado que oferece soluções para alunos e profissionais de saúde que estão iniciando a praticar, a fim de prepará-los para os desafios da vida profissional e, consequentemente, fazer com que possam salvar vidas. A SimMom permite que estudantes se concentrem em todas as fases da gestação, sendo ideal para o treinamento dos acadêmicos.

Importância do aprendizado simulado

Na prática da saúde, erros e acidentes, mesmo que pequenos, podem ocorrer e gerar consequências. Dados do Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), apontam que no país acontecem mais de 148 óbitos diários em razão de falhas médicas que poderiam ser evitadas. Em 2017 foram 54.076 mortes registradas, segundo dados do estudo que foi divulgado em 9 de agosto de 2018.
Contudo, é durante a formação médica que ocorre o desenvolvimento pleno de todas as habilidades para o exercício da medicina. Por isso, as mais qualificadas Instituições de ensino médico, seja no Brasil ou no exterior, vêm adotando simuladores como uma ferramenta de dinamização e qualificação do processo de ensino/aprendizagem. Os simuladores de pacientes (manequins) estão influenciando intensamente a educação na área da saúde.
O aprendizado simulado pode ser definido como situação ou lugar criado para permitir que alunos experimentem a representação de um acontecimento real, com o propósito de praticar, aprender, avaliar ou entender sistemas ou ações humanas, capaz de desenvolver nos alunos competências antes que eles iniciem os cuidados a pacientes reais.


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