sexta-feira, 20 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Vendas de suplementos em VR crescem até 90% em cinco anos

Vendas de suplementos em VR crescem até 90% em cinco anos

Matéria publicada em 18 de agosto de 2019, 11:00 horas

 


Suplementos devem ser usados com cuidado mas podem ajudar atletas (Foto: Júlio Amaral)

Volta Redonda – A venda de suplementos alimentares teve uma surpreendente alta de 90% nos últimos cinco anos em Volta Redonda. A informação é de lojas especializadas do ramo, que igualmente parecem “brotar” entre potes de proteínas e produtos que prometem um reforço na busca pelo corpo perfeito.

De acordo com o empresário Alexandre Nogueira, dono de uma loja de suplementos na Vila Santa Cecília, o crescimento de lojas especializadas começou a partir de 2014. “Acredito que este tipo de mercado tem muito para crescer ainda e creio que só na nossa região este crescimento será em torno de 20%”, disse.

Alexandre diz que a busca por suplementos se dá tanto para o ganho de massa como para diminuir o percentual de gordura. “E ainda tem muita indicação de profissionais de saúde para pessoas com deficiência na alimentação”, destacou.

A comerciante Alessandra Dornelas, que já trabalha há 10 anos com suplemento e hoje tem uma loja no Bairro Aterrado, também confirma um crescimento maior deste tipo de segmento. “Este tipo de mercado está crescendo muito na nossa região e acredito que em Volta Redonda o crescimento ocorreu entre três há cinco anos, ocasionando um aumento de 90% nas minhas vendas”, opinou a comerciante.

Segundo Alessandra, a busca por uma melhor qualidade de vida influenciou nesta procura.

– Em torno de 80% dos meus clientes são atletas, apesar de atender também outro público. No período de calor, as vendas aumentam mais de 50% em minha loja. Acredito que isso ocorre pelo fato de saírem mais de casa e por se exercitarem mais. Já no inverno, há uma redução de 60% nas vendas em decorrência das férias e por ficarem mais em casa – ressalta.

O professor de educação física e fisioterapeuta Rodrigo Peixoto dos Santos acredita que o suplemento ajuda quando usado de maneira adequada. Em geral, são recomendados quando o atleta não consegue alcançar algumas metas.
Segundo o profissional, é muito recomendado nas atividades de longa duração, pré-treino e pós-treino. “Quando eu percebo a necessidade do aluno precisar de suplemento, eu o encaminho o programa de treinamento ao nutricionista. Juntos, verificarmos as necessidades do uso ou não do suplemento. No meu caso, eu utilizo Whey Protein e creatina no pós-treino”, disse.

Já o professor Felipe Cruz, que atua em um Studio de Personal, diz que costuma encaminhar os alunos para nutricionistas parceiros. “A questão da suplementação alimentar é para suprir uma necessidade e quem pode definir esta necessidade é um nutrólogo ou nutricionista. No meu caso, já usei suplemento no pós-treino, mas atualmente não faço uso nenhum, pois sou a favor de uma boa alimentação”, opinou.

De acordo com a nutricionista Nadjanayra Melek, a indicação de suplementos deve ser pontual para indivíduos que sofrem de carência de algum nutriente. Da mesma maneira, o uso por parte de atletas deve ser indicado por nutricionistas.

– A melhor forma de obter os nutrientes de que precisamos é por meio de uma alimentação saudável. Quem inclui alimentos saudáveis e tem uma alimentação balanceada raramente precisará de suplementação. Caso precise de orientação para se alimentar de forma adequada e para suplementar, se necessário, a pessoa deve procurar um nutricionista qualificado, que dê o verdadeiro valor aos alimentos como fonte de nutrientes – aconselha.

Já a nutricionista Marcella Tamiozzo adverte que se o suplemento for usado em quantidades acima do limite de segurança ou por grupos para os quais não sejam indicados, pode trazer riscos à saúde. Ela cita sobrecargas renais e hepáticas, intoxicação e até mesmo câncer. Contudo, se o suplemento for indicado por um profissional da saúde devidamente certificado, seu uso é seguro.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar
    capeta da grota do Santa cruz

    anabolizante o resultado é mais rápido

Untitled Document