Volta Redonda – A VI Colônia de Férias Científica, realizada no dia 1º de fevereiro na Pedreira da Voldac, em Volta Redonda, foi um sucesso, apesar das condições adversas de tempo chuvoso e terreno aquoso. A atividade conseguiu, mesmo assim, abrir novos caminhos para a busca por mais apoios na proposta de transformar a pedreira em um Monumento Natural protegido na cidade.
“Hoje, embora com a desistência de cerca de 10 inscritos, devido às condições do local, a atividade foi um sucesso. Novos atores das comunidades e do legislativo participaram e animaram na retomada dos diálogos com as instituições, além de orientações sobre alguns cuidados para proteção do local público”, afirmou Pedro Paulo Vidal, Coordenador da Equipe Socioambiental do MEP. Ele ainda acrescentou: “O tema da Campanha da Fraternidade da CNBB sobre Fraternidade e Ecologia nos provocou a solicitar uma audiência ao Pe. Juarez Sampaio, Vigário Episcopal para Dignidade Humana e Meio Ambiente da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, assim oficialmente apresentar a proposta do MEP para o local”.
Novos olhares e apoios surgem para a pedreira
O evento contou com a participação de 10 pessoas, incluindo Marco Eusébio, Presidente da Associação de Moradores da Voldac, o vereador Gemilson Sukinho, Dolores Maria de Oliveira Mota, a Lurdinha, líder da Comunidade Eclesial São Miguel Arcanjo e Santa Luzia, e José M. da Silva, Assessor Legislativo do Deputado Estadual Jair Oliveira, além de estudantes e professores.
“Primeiro, agradeço a oportunidade. O local é maravilhoso e acredito que o Poder Público pode sim ajudar na proposta do MEP. Vou comunicar ao Prefeito Neto e também ao Fued Namen, Secretário Municipal do Meio Ambiente, para ajudar na retomada dos diálogos que vocês vêm fazendo com outros entes. Posso adiantar que, por meio de requerimento, vou solicitar informes sobre a potabilidade da água da Mina D’Água da Voldac e das demais fontes de Volta Redonda”, disse o vereador Sukinho, que visitou o local pela primeira vez.
Dolores Maria de Oliveira Mota, a Lurdinha, também fez sua estreia na pedreira e, encantada com o local, revelou suas intenções. “Faço parte de um grupo orante da comunidade e vou sugerir que façamos, dentro do espírito da Campanha da Fraternidade da CNBB, um momento orante e contemplativo aqui na pedreira”, anunciou ela, animada com a ideia.
Mesa Redonda sobre Ecologia e Meio Ambiente
A Associação de Moradores do Bairro Voldac promoverá uma roda de conversa sobre ecologia e meio ambiente no dia 10 de fevereiro, às 19h, e o MEP fará parte da mesa. A informação foi compartilhada por Marco Eusébio, presidente da entidade.
A atividade reforça a mobilização pela preservação do local e o apoio crescente para transformar a Pedreira da Voldac em um Monumento Natural protegido, com foco na conscientização ambiental e no envolvimento das comunidades locais.
© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996