quinta-feira, 24 de junho de 2021 - 08:35 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Vigilância Sanitária realiza castração gratuita de animais

Vigilância Sanitária realiza castração gratuita de animais

Matéria publicada em 1 de maio de 2016, 17:56 horas

 


porto real foto

Gratuito: Parceria com empresa terceirizada contempla cães e gatos
(Foto: Divulgação)

Porto Real- A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, realiza mensalmente uma média de 35 castrações de cães e gatos. A esterilização é disponibilizada para animais que sejam de proprietários do município, de maneira totalmente gratuita. Esse procedimento dentre vários outros é realizado por meio de uma empresa terceirizada, o CIRAC (Centro Integrado de Recolhimento, Assistência e Controle de Animais). Outros serviços prestados são: recolhimento de animais de pequeno, médio e grande porte (exceto animais silvestres), recolhimento e incineração de carcaças, eutanásia, cadastro e cuidados referentes aos animais recolhidos (vacinação, castração, controle de carrapatos, pulgas e verminoses), chipagem, adoções e eutanásia.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Cássia Pitasse, explicou como funcionam os procedimentos.
– No caso da castração e recolhimento de animais, o interessado deve comparecer à sede da secretaria de Saúde. A adoção de cães e gatos é realizada diretamente no CIRAC. Para a adoção de animais de grande porte é necessário abrir um processo destinado à Vigilância Sanitária, no setor de Protocolo Municipal – disse.
Cássia esclareceu que o objetivo principal da castração é o controle populacional dos animais, que evita diversas situações. “O procedimento evita situações relacionadas como o advento de tumores nas fêmeas, acidentes causados por mordeduras (o animal normalmente se torna mais dócil, facilitando também a interação com o dono), abandonos de animais e também a proliferação de parasitos como pulgas e carrapatos”.
O secretário de Saúde, Renato Ibrahim, fez um alerta quanto às consequências e benefícios da castração. “Nosso trabalho é conscientizar os proprietários sobre a importância dos bons tratos. A esterilização diminui a população animal nas ruas e reduz as transmissões de doenças a eles relacionadas”.
– Cuidar de nossos animais é um ato de amor. É preciso ter consciência ao adotar ou comprar um cão, gato ou qualquer outro animal. Eles sentem frio, calor, sede e fome, como qualquer um de nós. Por isso, o governo tem essa preocupação em manter esses serviços essenciais – disse a prefeita Cida.

Adoção

Para adoção de animais de pequeno porte o interessado deve comparecer ao CIRAC, munido de original e cópia de identidade, CPF e comprovante de residência. Os interessados em adotar animais de grande porte (bovinos e equídeos), devem abrir um processo no Protocolo, portando identidade, CPF, comprovante de residência e formulário de adoção (que é adquirido na secretaria de Saúde).
Para a adoção desse tipo, o interessado deve possuir lugar adequado e está sujeito a uma fila de espera e ainda à avaliação do local em qual pretende abrigar o animal.
 
Castração
 
O animal deve estar limpo e livre de pulgas e carrapatos, saudável e o dono deve providenciar um colar elizabetano (colar cirúrgico). A idade mínima para a castração é de sete meses para cães e seis para gatos. Fêmeas só devem ser castradas após o primeiro cio e não podem estar amamentando. Outro fator importante é manter o animal, seja ele gato ou cão, devidamente preso para que haja a garantia de que o animal manteve o jejum total (água e comida) por 12 horas antes da cirurgia.
Segundo a Vigilância Sanitária, o CIRAC leva e traz os animais da cirurgia no mesmo dia. Tanto o horário de ida quanto o de retorno do animal para o procedimento pode variar conforme a demanda, uma vez que a empresa responsável percorre todo o município.
A castração acontece uma vez por semana, obedece a uma fila de espera que dá preferência às fêmeas e pode demorar uma média de dois a três meses após o pedido. O tempo entre o pedido e a castração varia conforme a demanda.
Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde, que está situada à Rua Fernando Bernardelli, nº 1219, Centro.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document