terça-feira, 26 de março de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Vinte grupos de Folia de Reis fazem apresentação em Volta Redonda

Vinte grupos de Folia de Reis fazem apresentação em Volta Redonda

Matéria publicada em 1 de abril de 2018, 12:16 horas

 


Apresentações aconteceram na Ilha São João e reuniu grupos de toda a região

Volta Redonda – Vinte grupos de Folias de Reis de Volta Redonda e outros quatro da região se apresentaram neste sábado (31), na Ilha São João.  Este foi o 20º Encontro de Folia de Reis  e os grupos começara a fazer as apresentações logo cedo e terminaram à tarde. “Não temos informação de tantas folias e a quantidade de participantes antes aqui na Ilha São João. É uma tradição religiosa já incorporada pela cultura brasileira” disse a secretária de Cultura,  Aline Ribeiro.

O vice prefeito Maycon Abrantes também esteve no evento:

-É gratificante ver que estamos apoiando a cultura e que es se sentem empolgados em participar. É isso que queremos. Oferecer opção de cultura e lazer ao alcance de todos – disse Maycon.

A secretária informou ainda que a mudança da data, de janeiro como era promovido o encontro das Folias, para março agradou aos participantes:

-Eles aprovaram a troca de datas, a realização no Sábado de Aleluia, na Semana da Páscoa, logo depois da Quaresma. Em janeiro, eles afirmaram que ficavam muito cansados devido as diversas apresentações que faziam. Tanto que desejam que este Encontro de Folia de Reis seja mantido no sábado de Aleluia. Esta é uma grande festa tradicional da nossa cultura, e queremos atrair mais grupos de jornadas para o ano de 2019, melhorando o incentivo do poder público – disse Aline.

Grupos fizeram apresentação da Ilha São João, em Volta Redonda (foto: Gabriel Borges -Secom)

Grupos fizeram apresentação da Ilha São João, em Volta Redonda (foto: Gabriel Borges -Secom)

O prefeito Samuca Silva afirmou que pretende oferecer mais incentivo aos grupos de Folia de Reis para o próximo ano. “Este ano ajudamos a Associação de Folia de Reis na aquisição das roupas, instrumentos e outras necessidades além do transporte e alimentação dos integrantes dos grupos. Já solicitei à Cultura que tente planejar ainda mais incentivos para o ano que vem para que não deixemos essa tradição acabar” disse o prefeito.

Os participantes

A Folia de Reis é formada por mestre ou embaixador, contramestre, os três Reis Magos, palhaços, os alfeires e os foliões, como soldados.

-A Folia de Reis não pode acabar. Queremos agradecer o apoio da prefeitura – disse Cleiton de Paula, fantasiado de soldado do Rei Herodes, que há 10 anos participa da Jornada Estrela Sagrada do Retiro. O contramestre José Rubens Cardoso, 53 anos, disse que “é uma festa muito bonita e tradicional que o povo sempre acompanha”.

O mestre da Folia de Reis Graúna de São José do Barreiro(SP), José Rodrigo Barroso, como convidado elogiou o encontro:

“Nós aceitamos o convite com muito gosto e se chamar no ano que vem, certamente viremos a Volta Redonda participar”.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Muito legal. O tempo em que estive lá à tarde não houve a chamada “barriga” entre uma apresentação e outra. Foi legal conhecer uma folia diferente como a de graúna São Paulo .
    Mas faltaram lixeiras, mais opções de de alimentação e divulgação. Acertaram na qualidade do som mas faltaram microfones nos instrumentos. Só pra lembrar: pizza frita a 8 reais é sacanagem.

  2. Avatar

    Pior encontro feito a mais de 20 anos.
    Desorganizado, pouco público, fora de época e estrutura a pior de todas..

Untitled Document