segunda-feira, 17 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Vitrine Tecnológica de Produção de Feijão é iniciada em Porto Real

Vitrine Tecnológica de Produção de Feijão é iniciada em Porto Real

Matéria publicada em 17 de maio de 2019, 15:01 horas

 


Diversas espécies do alimento serão cultivadas; iniciativa é resultado de parceria com Pesagro e Emater-RJ

Porto Real- O projeto Vitrine Tecnológica de Produção de Feijão foi iniciado nesta quinta-feira (16), pela secretaria de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na Horta Municipal, diversas espécies do alimento serão cultivadas no município. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio).
O prefeito de Porto Real Ailton Marques destacou as parcerias que foram desenvolvidas no período que visam a valorização do meio rural.
– Temos a honra de poder contar com parcerias tão importantes para o fortalecimento da agricultura em nosso município. Valorizar o meio rural é dar suporte também para a criação de novas ferramentas, bem como o incentivo aos meios já existentes, para a promoção desse segmento econômico histórico e familiar de Porto Real – comentou.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rodolpho Guimarães Salles, esteve presente à Horta e explicou o papel das instituições no desenvolvimento do projeto.
– Vamos plantar sementes de diversas espécies de feijão e verificar, com apoio de nossos parceiros, qual possui melhor adaptação ao solo e às demais condições para o plantio no município. A partir daí começamos o processo de retomada da marca Feijão Porto Real, que tem uma relevância histórica importantíssima na cidade – enfatizou Rodolpho.
O engenheiro agrônomo e pesquisador da Pesagro, Benedito Fernandes de Souza Filho, comentou sobre as espécies de feijão que serão cultivadas.
– As espécies são BR1 Xodó – que foi lançado pela Pesagro Rio há 35 anos e muito utilizado na agricultura familiar. BRS Esplendor – parceria entre a Pesagro-Rio e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Arroz e Feijão. Esse material é enriquecido com ferro e zinco e é muito utilizado na merenda escolar, pois atua contra a anemia. BRS Esteio e FP 403, ambos contribuem para a fixação de nitrogênio no solo – disse.
Benedito comentou ainda sobre a boa qualidade dos materiais. “São altamente produtivos para a culinária e tecnologia e ótimos desde o pequeno até o grande produtor, porque são adaptados para colheita mecânica”, completou.
O aposentado Dário Maurício Tavernari tem 87 anos, é produtor e relembrou a história do cultivo de feijão em Porto Real.
– Já plantei muito feijão por aqui. Meu amigo Romeu Verri (74) e eu já chegamos a colher 200 sacos de Feijão Porto Real de 60 kg cada há algumas décadas atrás. A retomada dessa marca é uma alegria muito grande para nós – disse o aposentado.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document