>
segunda-feira, 27 de junho de 2022 - 18:18 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Volta Redonda alerta que procura por vacinas da gripe e Covid está baixa

Volta Redonda alerta que procura por vacinas da gripe e Covid está baixa

Matéria publicada em 26 de maio de 2022, 12:14 horas

 


Em ambas as doenças, a imunização é importante para evitar complicações e até mortes

Foto: Cris Oliveira/Secom PMVR

Volta Redonda – A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS-VR) fez um alerta sobre a baixa procura por vacinas da gripe e Covid-19. De acordo com dados da pasta, das pouco mais de 98 mil pessoas que podem tomar, apenas 40 mil se vacinaram. A cobertura contra o novo coronavírus também precisa melhorar. Segundo os técnicos da SMS, o primeiro reforço (3ª dose) está em 69%, dos 95% tidos como meta. O alerta ocorre dias antes do fim da campanha de imunização contra a Influenza, que vai até o dia 3 de junho. Em ambas as doenças, a vacinação é importante para evitar complicações e até mortes.

O médico sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Vasconcellos, destacou que os grupos públicos-alvos da campanha devem procurar atendimento em qualquer unidade básica de saúde (UBSs e UBSFs), das 9h às 16h. Unidades em funcionamento até às 18h30: 249, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Açude I, Vila Mury, Santa Cruz, Santo Agostinho e Volta Grande.

“Exceto em crianças de 5 a 11 anos, as vacinas podem ser feitas simultaneamente. Percebemos um aumento no número de casos de Covid, o que redobra a importância daqueles que não estiverem com seus esquemas vacinais completos, o façam. É importante ressaltar que as pessoas que se vacinaram contra a gripe no fim do ano passado, devem se vacinar novamente. Porque a cada ano, é uma vacina diferente”, frisou Vasconcellos.

O médico explicou também que, principalmente os pais e responsáveis, alegam que não vacinaram as crianças por elas estarem com sintomas gripais, sendo que a orientação é que a aplicação da vacina ocorra sem sintomas.

“Estamos em um momento onde os sintomas gripais são comuns, pela queda da temperatura, pela aglomeração de pessoas em locais fechados e isso promove a circulação desses vírus. No entanto, é importante que as pessoas que estejam com sintomas gripais, procurem uma unidade e se submetam ao teste de Covid, e façam o tratamento caso estejam com a doença. Em casos negativos, espere o fim dos sintomas e vacine-se. Este período entre o final do outono e o início do inverno é importantíssimo para que a população esteja protegida contra essas duas doenças”, afirmou Vasconcellos.

 

Quem pode se vacinar

Podem se vacinar contra Influenza: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a 4 anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente, agentes das forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e funcionários do sistema prisional. Com exceção das crianças, este também é o público-alvo para a quarta dose da Covid, que pode ser tomada com intervalo de quatro meses da terceira. Essa dose de reforço deve ser tomada três meses após a segunda.

Lembrando que aos finais de semana, a SMS oferta vacinas em lugares de grande circulação de público como os shoppings e o Zoológico Municipal, por exemplo. Neste sábado (28), as doses serão disponibilizadas no evento “Mega Cidadania Aqui”, promovido pela prefeitura em parceria com o UniFOA e o Governo do Estado na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Salvem se quem puder!

    Não querem…

    Então libera pra quem tem.mais de 40 anos.
    Eu quero!!!!!

Untitled Document