Volta Redonda começa a discutir novo Plano Municipal de Saúde

by Diário do Vale

Volta Redonda – O Plano Municipal de Saúde de Volta Redonda para o quadriênio 2018/2021 começa a ser moldado neste sábado (8), com as pré-conferências de Saúde, que serão realizadas no UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi), no Aterrado. Durante o evento, grupos de vários segmentos da sociedade civil estarão reunidos discutindo propostas para construção do novo Plano Municipal de Saúde.

Como a organização dos serviços de saúde do município de Volta Redonda está divida administrativamente e geograficamente em dois Distritos Sanitários, o evento acontecerá em duas etapas, pela manhã, das 9 às 13h, com representantes do Distrito Sanitário Sul e à tarde, das 14 às 17h, com representantes do Distrito Sanitário Norte.

Os participantes se dividirão para discussão em grupo, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. As propostas serão encaminhadas para discussão na XI Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no último final de semana de maio.

Diretrizes para o plano

Acesso com qualidade – Ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde de qualidade, em tempo adequado, com ênfase na humanização, equidade e no atendimento das necessidades de saúde, aprimorando a política de atenção básica, especializada, ambulatorial e hospitalar, e garantindo o acesso a medicamentos no âmbito do SUS.

Aprimorar as redes de atenção – Aprimorar as redes de atenção e promover o cuidado integral às pessoas nos vários ciclos de vida (criança, adolescente, jovem, adulto e idoso), considerando as questões de gênero e das populações em situação de vulnerabilidade social, na atenção básica, nas redes temáticas e nas redes de atenção.

Ações de Vigilância, Promoção e Proteção – Reduzir e prevenir riscos e agravos à saúde da população por meio das ações de vigilância, promoção e proteção, com foco na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, acidentes e violências, no controle das doenças transmissíveis e na promoção do envelhecimento saudável.

Gestão do Trabalho e Educação em Saúde – Fortalecer o papel do Estado na regulação do trabalho em saúde e ordenar, para as necessidades do SUS, a formação, a educação permanente, a qualificação, a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras, combatendo a precariedade e favorecendo a democratização das relações de trabalho. Tudo isso, considerando as metas de superação das demandas do mundo do trabalho na área da saúde estabelecidas pela Década de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde.

Financiamento, melhorando o padrão do gasto – Garantir o financiamento estável e sustentável para o SUS, melhorando o padrão do gasto. Melhorar o padrão de gasto, na perspectiva do financiamento estável e sustentável do SUS.

You may also like

1 comment

Maniac 7 de abril de 2017, 11:08h - 11:08

Quando se quer adiar uma necessidade é simples: marcam-se reuniões gigantescas, oficinas, debates e nada acontece na prática! As necessidades são simples e a atitude urge.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996