quarta-feira, 16 de junho de 2021 - 14:50 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Volta Redonda exporta talentos do badminton

Volta Redonda exporta talentos do badminton

Matéria publicada em 11 de junho de 2015, 11:34 horas

 


Modalidade, que integra o programa estadual Esporte RJ, revela nova geração de atletas no interior

Badminton

Volta Redonda – Um esporte está se tornando popular entre os moradores da cidade: o badminton. A modalidade nasceu na Inglaterra e pode ser praticada individualmente ou em duplas, em uma quadra dividida por uma rede. O objetivo é bater com uma raquete em uma peteca o maior número de vezes possível, sem deixá-la cair no chão. O badminton, que é olímpico desde os Jogos de Barcelona (1992), faz parte do Esporte RJ, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

Oito atletas do grupo de Volta Redonda integram a Seleção Brasileira júnior e participaram, no ano passado, do campeonato Sul-Americano da modalidade, realizado em Santo André, São Paulo. O feito teve resultados positivos: foram duas medalhas de bronze nas categorias sub 17 e sub 15, o que levou a equipe a ficar no topo e terminar 2014 em primeiro lugar no ranking estadual.

De acordo com Andrea Giovanna Rodrigues, uma das professoras e técnicas da equipe, o esporte pode ser considerado completo.

– O badminton consegue trabalhar a disciplina, a solidariedade, o ganhar e o perder – disse Andrea.

A dupla Thiago Gomes e Lucas Firmiano, ambos de 16 anos, é a detentora de um dos bronzes conquistados no Sul-Americano. Eles são os atuais líderes dos rankings estadual e nacional. “Precisamos treinar ainda mais, pois queremos chegar à seleção principal de badminton, afirmou Lucas.

Larissa de Assis, de 13 anos, conquistou o ouro no Sul-Americano, realizado na Colômbia, em 2010. “No começo, achei difícil. Agora, peguei a forma como se joga”, explicou a jovem.

Thaís Ferreira Eloi, de 15 anos, também desconhecia o badminton.

– Logo me identifiquei com o esporte. Por meio das competições, a gente conhece mais praticantes – disse Thaís, que integra o projeto Bolsa-Atleta, do governo federal.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document