quarta-feira, 8 de dezembro de 2021 - 09:58 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Volta Redonda ganhará Centro de Reabilitação em pós-operatório de cirurgia ortopédica

Volta Redonda ganhará Centro de Reabilitação em pós-operatório de cirurgia ortopédica

Matéria publicada em 23 de junho de 2016, 13:06 horas

 


Novo serviço irá funcionar no Estádio da Cidadania, em cinco salas divididas por segmentos: membro superior, membro inferior, quadril, coluna e mão

clinica vr

Centro de Reabilitação em Pós-operatório de Cirurgia Ortopédica e Saúde do Trabalhador irá funcionar no Estádio da Cidadania, no Acesso Azul
(Foto: Divulgação PMVR)

Volta Redonda- Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ganharão, a partir dessa sexta-feira (24), às 18h30, o primeiro serviço público especializado em pós-operatório de cirurgia ortopédica e saúde do trabalhador do Sul do Estado. O Centro de Reabilitação em Pós-operatório de Cirurgia Ortopédica e Saúde do Trabalhador Otacílio José da Costa irá funcionar no Estádio da Cidadania, no Acesso Azul, em cinco salas divididas por segmentos: membro superior, membro inferior, quadril, coluna e mão. De acordo com o coordenador municipal de Fisioterapia, Glauco Oliveira, o novo centro será específico para o atendimento pós-operatório e contará com salas de reabilitação.

– O grande diferencial desse serviço será o atendimento especializado. Cada paciente será atendido imediatamente após a sua cirurgia por especialista da área. Isso significa que o paciente ganhará muito: primeiro com essa rapidez no atendimento e depois por ser acompanhado por um especialista que irá trabalhar com materiais específicos e equipamentos adequados ao seu tratamento. Com isso a reabilitação desse paciente é bem mais rápida e eficaz – disse o coordenador.

O novo centro contará com uma equipe composta por cinco fisioterapeutas especialistas em cada segmento. Lá serão realizados mensalmente mais de cinco mil procedimentos pós-operatório.

– Com a criação desse espaço vamos desafogar o Cemurf (Centro Municipal de Reabilitação Física Tuffi Rafful, também no Estádio da Cidadania) que poderá realizar mais 10 mil novos procedimentos por mês – disse o coordenador.

Segundo a fisioterapeuta pós-graduada em reabilitação dos membros superiores pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), Luciana Lopes Costa, o centro terá um atendimento diferenciado para os pacientes com sequelas recentes e no pós-operatório.

– Essas orientações e cuidados imediatos no pós-operatório e pós-trauma são primordiais para evitar o agravo do quadro e surgimento de outras complicações. Assim, será possível diminuir sequelas, adiantar a recuperação para que o paciente possa voltar a suas atividades, além de evitar a perda da cirurgia, o que levaria a uma nova intervenção – disse à fisioterapeuta que fará parte da equipe do Centro de Referência em Pós-operatório de Cirurgia Ortopédica e Saúde do Trabalhador.

Para a especialista, o atendimento fisioterápico especializado tem uma melhor abordagem de tratamento, tirando o profissional do tratamento generalista e o colocando com uma visão especifica de um segmento (parte) do corpo.

– Quando se opta por ser especialista, você escolhe a área que mais tem afinidade, a que mais gosta. Daí já começa o diferencial do tratamento. Não se pode ser bom em tudo e quando se é especialista você pode ser bom em só uma coisa – disse.

O carreteiro Marcelo José Bagnozzy, 40 anos, morador do bairro Siderlândia, que sofreu um acidente de trabalho há três meses e que atualmente faz fisioterapia no Cemurf, elogiou a iniciativa.

– Estou há três semanas fazendo fisioterapia aqui e já ouvi do meu médico que minha evolução é excelente. O atendimento aqui é tão bom que nesse pouco tempo já consigo dirigir meu carro e fazer minhas atividades diárias. Fico imaginando o excelente trabalho que será realizado nesse novo espaço – disse Marcelo.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Parabéns pelo novo espaço de fisioterapia e pelos profissionais !!!

Untitled Document