quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Volta Redonda ganhará Estação de Tratamento de Esgoto

Volta Redonda ganhará Estação de Tratamento de Esgoto

Matéria publicada em 30 de janeiro de 2019, 18:45 horas

 


Mais de 15 mil moradores dos bairros Três Poços e Água Limpa serão beneficiados

Volta Redonda – Um convênio, existente desde 2008, em parceria do Estado com o Município beneficiará agora moradores do bairro Três Poços e Água Limpa. Na tarde desta terça-feira, dia 29, o subsecretário estadual de Meio Ambiente, Omar Kirchmeyer, esteve em Volta Redonda, para conhecer as obras realizadas pelo convênio e mostrar os benefícios que as próximas construções trarão para o município.

O objetivo de firmar esse convênio é para realizar a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Três Poços, onde serão beneficiados aproximadamente 15 mil moradores locais e do bairro Água Limpa. Estiveram presentes no encontro, além do subsecretário, representantes do Fecam, Edilaine e Fernando Mascarenhas, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, José Geraldo Santos, o Zeca, e os secretários municipais de Meio Ambiente, Maurício Ruiz; e de Governo, Claro Mariano.

Segundo o Diretor do Saae, José Geraldo Santos, o convênio está em vigor e utiliza recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental – FECAM. “Com essa construção estaremos ampliando a rede de esgoto do município. Esse é um compromisso do Prefeito Samuca Silva, com a rede de esgoto da cidade. Além disso, a orientação para o SAAE é de que não tenha ninguém em Volta Redonda sem água tratada”, contou Zeca. Serão repassados pelo convênio quase R$ 9 milhões para investimentos na ETE e finalizações de outras redes necessárias no município. “Uma obra rápida, e que trará bons resultados”, completou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, disse que essa é uma boa parceria, pois estará aumentando a arrecadação do município do ICMs Verde, além de contribuir para o desenvolvimento da cidade.

– A situação da cidade atualmente é muito boa. Fomos a cidade que mais gerou emprego em 2018, a segunda do estado no ranking de transparência, temos diversos investimentos diários na infraestrutura de Volta Redonda, além de receber um pólo metal mecânico que se instalará no município em breve – destacou Maurício.

O subsecretário estadual de Meio Ambiente disse que está aproveitando esse início de ano para conhecer as obras e as cidades que possuem convênios. “Nossa ideia é fazer uma aproximação e concluir as obras que estão em andamento. Tentando construir novos convênios, novas frentes de trabalho na área de saneamento, de resíduos, de esgotamentos sanitários e tudo que for da política de saneamento do estado. Ajudando e viabilizando novos projetos. A idéia do governador e da secretária é de desatar os nós e dar fluxo aos processos, ajudando os municípios em suas demandas”, frisou Omar.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, essa é mais uma conquista para a cidade, principalmente por abranger uma grande área do município. “Só conseguimos essa conquista através de diálogo com o novo governo do estado. Sempre avançando com diálogo e eficiência para desatar os nós que atrapalhavam nossa cidade. Essa ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) vai beneficiar muitos moradores e proporcionar benefícios aos munícipes”, enfatizou o prefeito. Além da reunião, todos fizeram uma visita na ETE da Vila Santa Cecília, na elevatória do Conforto e visitaram o bairro três poços, onde será construída a nova estação.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. Avatar

    Faltou perguntar ao secretario de meio ambiente Maurício o percentual de esgoto que é tratado atualmente e qual é o planejamento para atingir 100% e como o assunto é saneamento não dar importância a declaração que a cidade gerou emprego.

  2. Avatar

    Só lembrando que a tubulação já está toda instalada nos córregos, só falta conectar à casa dos respectivos moradores. Qualquer dúvida é só conferir, pois os tubos estão expostos. Fora a fora.

    Os mesmo foram instalados não tem nem 10 anos e nunca foram usados.

  3. Avatar

    Muito bom! VR está atrasadíssima na questão do tratamento de esgoto, considerando a sua arrecadação e o nosso potencial de buscar investimentos. Caminhos há vários. Ferramentas e financiamentos existem.

    Os benefícios são imensos, como a qualidade de vida e o incremento na arrecadação com o ICMS verde.

    Parabéns aos desenvolvedores!

  4. Avatar

    Ótima notícia! Só espero que essa estação tenha capacidade para atender a um quantitativo muito maior que a demanda atual, pois aquela área têm recebido muitos investimentos residenciais…

Untitled Document