domingo, 26 de janeiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Volta Redonda intensifica ações contra o sarampo, câncer de próstata e combate a Aids

Volta Redonda intensifica ações contra o sarampo, câncer de próstata e combate a Aids

Matéria publicada em 1 de dezembro de 2019, 20:42 horas

 


Todas as unidades básicas de saúde estiveram abertas durante para atender a população, com vacinação e testes rápidos para detectar doenças

Volta Redonda– As 46 unidades básicas de saúde de Volta Redonda foram mobilizadas no sábado (30) para um verdadeiro Dia D da Saúde voltado para a população. Foram disponibilizadas vacinas triviral, contra o sarampo, para crianças de 1 a 2 anos, Novembro Azul com testes rápidos do PSA (sangue) para os homens, testes de HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C e captação de demanda espontânea. Lembrando que todas as unidades ficaram abertas das 8h às 17h. A oferta de diversos exames para os adultos gerou um resultado positivo, comemorado pela coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SMS, Jussara Moreira. “Eu considero que houve uma grande conquista para a saúde pública do município porque o homem tem dificuldades normalmente em buscar e cuidar da sua saúde neste cenário. Quem nos procurou foi bem atendido nas suas necessidades”, frisou.
Mas apesar de todas as unidades de saúde do município terem estado abertas com o objetivo de realizarem duas importantes ações programadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que foram atender os homens pela campanha de Novembro Azul e os jovens, com a vacinação contra o sarampo, a adesão e participação dos homens foram um pouco reduzidas em algumas dessas unidades.
De acordo com a enfermeira Suellen Catiana Fonseca Souza, coordenadora da unidade básica de saúde da família Jardim Paraíba, todas as unidades de saúde já realizam testes rápidos de Hepatite B e C, Sífilis e HIV durante todos os dias e em qualquer horário, por isso que o movimento não está muito intenso e com uma procura bem reduzida.
– Hoje para quem procurou a unidade foram oferecidos os serviços de testes rápidos de Hepatite B e C, Sífilis e HIV, exame laboratorial de PSA (Antígeno Prostático Específico) total livre e outros, relembrando que o mês todo está sendo oferecido os exames para quem procura a nossa unidade com o objetivo de detecção do câncer de próstata e doenças sexualmente transmissíveis. Também teve a intensificação de vacinas triviral e viral contra caxumba e sarampo na faixa etária dos 20 aos 29 anos e 40 a 49 para quem nunca vacinou – ressaltou.
De acordo com a Secretaria de Saúde, na primeira fase da campanha contra o sarampo, 2.423 doses da vacina Triviral haviam sido aplicadas em crianças na faixa de 1 a 2 anos, atingindo a cobertura de 98,74% no município.
– A vacinação é fundamental para a prevenção de doenças porque o sarampo é uma doença altamente contagiosa. As unidades da atenção básica já disponibilizam a vacina durante o ano inteiro. A vacinação é a melhor forma de prevenção e os pais levaram as crianças, atenderam a campanha. Os adultos puderam também resolver as demandas espontânea dos 19 aos 59 anos, com vários testes rápidos ofertados – explicou o secretário de Saúde, Alfredo Peixoto.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document