Volta Redonda lança planos de Saneamento e Gerenciamento de Resíduos

by Diário do Vale
Em apresentação: Neto destacou o trabalho conjunto dos diversos organismos municipais e colaboradores que participaram da elaboração do plano (Foto: Divulgação PMVR)

Em apresentação: Neto destacou o trabalho conjunto dos diversos organismos municipais e colaboradores que participaram da elaboração do plano (Foto: Divulgação PMVR)

Volta Redonda – A Secretaria Municipal de Planejamento (SMP) lançou nesta terça-feira (15) durante o Seminário Regional de Saneamento, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS), de acordo com o previsto na legislação federal. A assinatura do decreto que institui os planos – que ainda passarão por aprovação da Câmara Municipal – foi feita pelo prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) no auditório do Sesi, no bairro Aterrado.

Neto destacou o trabalho conjunto dos diversos organismos municipais e colaboradores que participaram da elaboração do plano, que envolveu diversas etapas.
– Há algum tempo atrás o Lincoln Botelho (secretário municipal de Planejamento) e o PC (Paulo Cezar de Souza, diretor executivo do Saae-VR – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), me disseram que tínhamos um prazo para realizar estes planos, e daí começamos a lutar para elaborar esses documentos. Hoje é um dia muito feliz, porque estamos apresentando estes documentos no prazo estabelecido, até o dia 31 de dezembro, e estes planos são uma grande conquista para o município – disse Neto, que acrescentou: “Volta Redonda é referência na Saúde, na Educação, na Ação Social e na Segurança Pública, e hoje também somos referência em saneamento básico”.
O vice-prefeito Carlos Roberto Paiva ressaltou que as políticas públicas integradas e elaboradas com ampla participação popular são uma novidade no Brasil.
– Este trabalho de articulação feito pela Secretaria Municipal de Planejamento foi grandioso. Essas políticas integradas, no Brasil, são do século 21, não são nem do século 20 – disse Paiva.
O secretário de Planejamento afirmou que o seminário regional de apresentação tem o objetivo de apresentar o plano para todos os municípios que fazem parte da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul na região, conforme determinada a legislação federal.
– Fazer essa apresentação de forma regional é uma obrigação legal, para todos os municípios próximos que partilham a bacia do Paraíba do Sul. É também uma prestação de contas e uma forma de dizer que estamos abertos às discussões sobre este tema com nossos vizinhos – destacou Lincoln Botelho, que ainda apontou a importância do lançamento dos planos.
– A importância deste evento é marcar e comemorar este esforço enorme feito pelo município de Volta Redonda para trazer este plano para a sociedade. E não é o trabalho de uma só entidade, é um esforço conjunto, porque todas essas políticas públicas devem estar integradas – afirmou.
Participaram ainda do evento os secretários municipais de Meio Ambiente, Carlos Amaro Chicarino de Carvalho; de Serviços Públicos, Edson Carrá; o presidente do IPPU-VR (Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Volta Redonda), Juvenil Teixeira; Rodrigo Ibeloni, arquiteto urbanista da empresa de consultoria Ecologus, vencedora da licitação para a elaboração dos planos; representantes do Comitê Municipal de Saneamento, formado por 51 entidades do governo e sociedade civil; do CMDU (Conselho Municipal de Saneamento Urbano); de associações de moradores e outros.
Posteriormente serão enviados para a Câmara Municipal os projetos de lei instituindo as respectivas políticas públicas municipais, que balizarão a questão da gestão das águas e dos resíduos no município pelos próximos 20 anos. O PMSB e o PMGIRS estarão disponíveis em sua totalidade – incluindo os dados e informações coletados – no endereço eletrônico da prefeitura de Volta Redonda – www.portalvr.com.

Planos

De acordo com o secretário de Planejamento, a elaboração do PMSB e do PMGIRS foi realizada em conjunto dom a consultoria Ecologus Engenharia Consultiva Ltda. – empresa vencedora da licitação para a elaboração dos planos – e baseada em pesquisas de campo, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), além de pesquisas realizadas por instituições a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ), o Ministério Público Estadual (MPE/RJ), o governo do estado através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Secretaria de Estado de Obras (SEOBRAS), Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), e Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (CEHAB), o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI) e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O Saae-VR e o IPPU-VR também forneceram informações e dados para a elaboração dos planos.
– O conjunto dessas informações multidisciplinares e dados coletados foi analisado e confrontado com as políticas públicas federal, estadual e municipal para estes serviços essenciais, e permitiu um diagnóstico, assim como a formulação de prognósticos para o desenvolvimento destes serviços em Volta Redonda, nos próximos 20 anos – disse Lincoln.

You may also like

1 comment

Aposentado 15 de dezembro de 2015, 23:38h - 23:38

SOCORRO NETO O CÓRREGO BUGIL NA SIDERLANDIA É UM ESGOTO A CÉU ABERTO E QUANDO CHOVE UM POUCO MAIS FORTE O CÓRREGO TRANSBORDA E JOGA ÁGUA SUJA NO INTERIOR DAS RESIDENCIAS DA RUA MERITI.A CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO JÁ FOI APROVADA NO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DESDE 2013, OS MORADORES DO BAIRRO ESTÃO AGUARDANDO ANCIOSAMENTE A REALIZAÇÃO DESTA OBRA.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996