Vigilância discute prevenção ao Aedes com profissionais de saúde

by Diário do Vale

Coordenadora Janaína Soledad orienta os agentes no combate ao Aedes aegypti
(Foto: Gabriel Borges- Secom PMVR)

Volta Redonda– Uma equipe de cinquenta profissionais de saúde participou nesta quinta-feira (21) de uma roda de conversa que discutiu as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya. A capacitação aconteceu na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Mercês Maria Portela, no bairro 249, com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaína Soledad. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Vigilância Ambiental de Volta Redonda.
A coordenadora lembrou que, de acordo com levantamentos realizados pela Vigilância Ambiental, os criadouros predominantes em toda a cidade foram os móveis (pratos de plantas, bebedouros de animais e outros objetos que podem ser movidos) com 30,2%. Já os depósitos fixos (calhas, piscinas, ralos, entre outros) entram em segundo lugar, com 22%.
– Precisamos do apoio da população, mas também devemos fazer o nosso dever de casa. É importantíssimo que as unidades de saúde e os locais de convivência da população estejam livres do Aedes. Nosso objetivo é que esses agentes façam essa vistoria nos seus locais de trabalho e também nas suas residências. Precisamos demonstrar que estamos engajados no combate e impedir que o mosquito nasça – disse a coordenadora.
O prefeito Samuca Silva destacou a iniciativa da prefeitura na prevenção ao mosquito da dengue e pediu a colaboração da população. “É nosso dever sermos vigilantes. A administração municipal está realizando as ações de prevenção, mas os moradores e donos de imóveis precisam nos ajudar e complementar nosso trabalho. É importante que cada pessoa vistorie sua casa”, alertou o prefeito.
Rosana dos Reis Silva, que trabalha na unidade de saúde do bairro Retiro, participou do encontro. “Foi muito importante estar aqui. Aprendi coisas que não sabia. Na minha casa, por exemplo, tenho vasos de plantas e eu apenas tirava a água deles. Não sabia que era necessário lavar a vasilha. Além disso, tomei consciência que preciso fazer isso também no meu local de trabalho”, disse Rosana.
Quem concorda com ela é a auxiliar administrativa da UBSF do bairro Vila Americana, Jéssica de Souza Bento. “Muitas vezes os moradores vão à unidade para tirar sobre o mosquito e o combate e, às vezes, não sabemos responder uma pergunta ou outra. Essa capacitação deixou a gente habilitada para dar essas informações”, disse a funcionária.
O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, afirmou que a participação da comunidade é crucial para o êxito no trabalho de combate. Os agentes passam orientações e ajudam os moradores a vistoriar os imóveis e identificar os possíveis focos.
– Começamos o trabalho de combate ao Aedes Aegypti desde o inverno para que a população tenha um verão tranquilo. O ciclo de vida do mosquito se completa em um intervalo de 7 a 10 dias, a vistoria deve ser semanal – explicou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996