Volta Redonda promove campanha contra câncer ginecológico e de mama

by Diário do Vale
Prevenção: Médica alerta mulheres para realizar exame preventivo e mamografia  Foto: Franciele Bueno

Prevenção: Médica alerta mulheres para realizar exame preventivo e mamografia
Foto: Franciele Bueno

Volta Redonda – 

A 1ª Etapa da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer Ginecológico e do Câncer de Mama que tem como slogan “De menina a mulher, é tempo de se cuidar”, teve início neste fim de semana na cidade. Mulheres de 25 a 65 anos, incluindo grávidas devem realizar o preventivo (Papanicolau). Já as mulheres com 40 anos ou mais precisam realizar o exame de mamografia. Os exames estão sendo realizados na Policlínica da Mulher, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (UBSF).

A campanha seguirá até esta sexta-feira (27), e é promovida anualmente pela secretaria Municipal de Saúde, em duas etapas, sempre nos meses de março e outubro. Entretanto é importante informar que após o dia 27, as unidades de saúde continuarão realizando os procedimentos.

Segundo a coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher, médica Juliana Monteiro, o objetivo da campanha é diminuir os incidentes de mortalidade do câncer de colo do útero e de mama. No ano passado 19 mulheres morreram de câncer de mama e 12 de colo do útero.

– A expectativa da primeira etapa da campanha é realizar três mil preventivos e 1,5 mamografias. É imprescindível que as mulheres realizarem os exames, pois através dos resultados é possível fazer o diagnóstico precoce – falou, acrescentando que o câncer de colo do útero é transmitido pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), através da relação sexual.

– A melhor maneira de prevenção contra o câncer de colo do útero é fazer o preventivo anualmente e usar camisinha durante as relações sexuais, evitando não só o vírus HPV como outras doenças sexualmente transmissíveis – alertou a médica.

A paciente Thamaris Curty iniciou durante a campanha, a prevenção contra o câncer de colo de útero. Ela comenta que não realizava os procedimentos médicos, mas agora passou a se cuidar.

– A prevenção é importante, me dei conta disso e realizei o procedimento, é rápido, indolor e você fica tranquila com sua saúde – comentou.

A campanha “De menina a mulher, é tempo de se cuidar”, é extensiva à vacinação contra o HPV nas meninas de 9 a 13 anos. A vacinação teve início no dia 2 de março e seguirá durante todo o ano. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (UBSF) estão disponibilizando as vacinas.

A médica Juliana Monteiro destaca que ainda existe resistência das famílias em relação à vacinação nas adolescentes, porém a vacina é apenas um método preventivo contra o vírus.

– A vacinação é uma maneira de prevenir precocemente o câncer de colo do útero, a intenção da campanha é vacinar 95% das adolescentes – disse.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996