Volta Redonda realiza capacitação contra zika, dengue e chikungunya

by Diário do Vale

Volta Redonda – A secretaria Saúde de Volta Redonda inicia nesta quarta-feira (8) a capacitação ‘Atualização no Manejo Clínico das Arbovirores’. O treinamento, que será realizado até o dia 10 de maio, no UniFOA – Campus Aterrado, vai tratar da zika, dengue e chikungunya, três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O público-alvo inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e de endemias da Atenção Básica, Rede de Urgência e Emergência e hospitais públicos e particulares do município.

Serão capacitados 885 profissionais da área, sendo disponibilizadas 50 vagas por dia de treinamento.

A estratégia é promover a integração entre esses profissionais com o objetivo principal de preparar as equipes para o atendimento adequado aos pacientes com os sintomas das três doenças.

– Vamos auxiliar as equipes de Saúde na resposta às epidemias de arboviroses – doenças transmitidas por insetos. Na capacitação serão atualizados os protocolos de manejo clínico estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como uso de novos medicamentos e exames no caso de suspeita de dengue, zika e chikungunya – explicou a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Cinara Cunha.

– São três vírus que estão circulando ao mesmo tempo nos últimos meses no Brasil, colocando a saúde pública em alerta. Para auxiliar os profissionais de saúde do município a entender melhor a atual situação, também será feita uma introdução no cenário epidemiológico local – acrescentou Cinara.

Estão à frente da capacitação os setores de Superintendência de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES), Superintendência de Atenção e Vigilância em Saúde (SAVS), e Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental.

Cenário da dengue, chikungunya e zika

Em 2016, Volta Redonda teve 4.127 casos notificados de dengue, sendo 466 confirmados. No caso da chikungunya foram 29 notificações, sendo cinco confirmados e cinco descartados.

Já o zika rendeu 302 notificações, sendo 63 casos em mulheres grávidas. Em gestantes, grupo que faz o teste de comprovação, houve 20 casos confirmados e 36 descartados. O município também teve quatro notificações de microcefalia.

Em 2017, houve 77 casos suspeitos de dengue, sendo apenas dois confirmados e 33 descartados. Quanto a chikungunya, sete casos foram notificados e nenhum confirmado até o momento. O zika gerou três notificações, sendo que nenhuma delas em gestante.

You may also like

1 comment

Euzinho 8 de março de 2017, 07:43h - 07:43

zika, dengue e chikungunya,fora a febre amarela,que se vier para a cidade, o Aedes aegypti também transmite.
Chega de blá, blá, blá,multa para quem tiver criadouro em casa, limpeza compulsória com conta para o dono do imóvel.
Coloquem como contravenção penal.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996