domingo, 26 de janeiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Volta Redonda: Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres realiza primeiro evento

Volta Redonda: Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres realiza primeiro evento

Matéria publicada em 19 de janeiro de 2017, 20:42 horas

 


Dayse Penna: Secretária disse que quer agregar novas ações e promover a harmonia entre todos (Foto: Gabriel Borges / Ascom VR)

Dayse Penna: Secretária disse que quer agregar novas ações e promover a harmonia entre todos (Foto: Gabriel Borges / Ascom VR)

Volta Redonda – A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres realizou na tarde desta quinta-feira (19), o primeiro encontro “Café Mulher”. O objetivo foi apresentar os projetos já realizados pela secretaria e as novas ações que estão sendo traçadas pela equipe do governo Samuca Silva (PV), como o Movimento Mulher e a Conferência da Saúde da Mulher, além da integração de políticas públicas para idosos e direitos humanos, incluindo igualdade racial, diversidade e atendimento aos deficientes físicos, segundo a secretária Dayse Penna.

A secretária explicou que os projetos como a Patrulha Maria da Penha e a Casa Abrigo vão continuar, mas a grande novidade são os novos projetos que visam impactar as mulheres, protegê-las, além de promover a cultura de paz entre os sexos.

– Iremos realizar a primeira conferência de saúde da mulher com data prevista para acontecer nos dias 25 e 26 de março, ainda estamos nos estruturamos. Além disso, pretendemos criar o programa Movimento Mulher com o objetivo de impactar 14 mil mulheres. Iremos atuar nas comunidades levando conhecimento, fortalecer, empoderar e desenvolver para que as mulheres se vejam no cenário atual. Não vamos apenas conscientizar e lutar pelo fim da violência doméstica, mas oferecer às mulheres saúde física e psicológica, porque quando a mulher está saudável, ela fortalece toda a família. Temos o objetivo também de promover a cultura de paz com harmonia entre o sexo feminino e masculino – disse, acrescentando que a ação Movimento Mulher será promovida entre as comunidades com as associações de moradores, pois dessa forma há um fortalecimento da participação feminina na política.

Presente no evento, Samuca expressou garantiu que pretende tornar a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres uma grande secretaria, que possa atingir mais pessoas e integrá-las nos atendimentos.

– Deixo claro meu comprometimento com a secretaria e pretendo ampliar para que ela atenda também igualdade racial, diversidade, atendimento aos deficientes físicos e à terceira idade. Sei da importância desse local e do quanto as mulheres precisam disso – disse o prefeito.
A secretária Dayse Penna comentou ainda que entre as ações da secretaria está a desconstrução do machismo e prevenir possíveis atitudes que ferem a integridade da mulher.
Participaram também do encontro as representantes das associações de moradores de Volta Redonda, a delegada da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Maria Madalena Carnevale, a vereadora Rosana Bergone, e a equipe da Patrulha Maria da Penha, representada pelos guardas municipais Ilça Romaneli e Eduardo Mattos.
A delegada da Deam pontuou que as ocorrências de violência contra a mulher diminuíram nos últimos dois anos, 2015 e 2016. A policial acredita que essa redução se deva as ações preventivas que acontecem na cidade conscientizando não só as vítimas, mas principalmente os agressores que sabem dos riscos pós-agressão e as consequências.

– As ocorrências diminuíram, houve uma redução significativa nos últimos dois anos de 2015 e 2016. Acredito que isso está acontecendo devido ao trabalho que vem sendo desenvolvido no município que visa fortalecer, conscientizar principalmente os homens, principais agressores, que sabem que ser violento contra uma mulher vai trazer consequências graves. O nosso grande objetivo é romper o ciclo de violência contra a mulher que não deve se calar nunca e denunciar qualquer tipo de agressão procurando a Deam e registrando um boletim de ocorrência – disse.

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas através do número 180 ou na Deam de Volta Redonda. Informações sobre as ações da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres podem ser obtidas através do telefone: (24) 3339-9520.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar
    PLATÃO, O FILÓSOFO

    ACREDITO QUE A secretária deveria era procurar “trazer” o homem para essa política sobre a mulher; isso mesmo. Tem que mudar a estratégia. Repare que todas as ações visam sempre conscientizar as mulheres de seus direitos, ok, mas disso todas já sabem, ok, legal… Mas e o agresssor? Reparem que o homem fica em segundo plano. A política tem que mudar, ou seja, tem que ganhar o homem, ou seja, trazer o inimigo para perto. A política da secretaria deveria focar (também) no homem, tornando-o consciente, emfim, educá-lo. Isso é fazer a diferença. Mas pelo visto, teremos um nova secretária, fazendo tudo, tudo que já foi feito…

    • Avatar

      Bom dia! Estive presente no evento, que por sinal foi ótimo.
      A Secretária disse que estão trabalhando na construção de um projeto chamado “Desconstruindo o Machismo” que pretende fazer justamante isto que você disse.

    • Avatar

      Procure se informar PLATÃO. É como a ANÔNIMA comentou. O que vc escreveu será feito e a secretária nao fará tudo o que já foi feito e sim muito mais, pois é competente! Aguarde e participe também! não virtualmente falando.

Untitled Document