>
domingo, 22 de maio de 2022 - 02:29 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Volta Redonda sedia etapa estadual de Badminton

Volta Redonda sedia etapa estadual de Badminton

Matéria publicada em 1 de março de 2015, 18:43 horas

 


Competição, que contou com 45 atletas da cidade, aconteceu no Ginásio do Santo Agostinho

Preparação: Equipe de badminton se prepara para primeira etapa nacional, que acontecerá neste mês (Foto: Thaís Fraga)

Preparação: Equipe de badminton se prepara para primeira etapa nacional, que acontecerá neste mês (Foto: Thaís Fraga)

Thaís Fraga

[email protected]

Volta Redonda

 

O Ginásio Poliesportivo Darcise José de Carvalho, no bairro Santo Agostinho, foi palco da I Etapa Unificada 2015 de Badminton – categorias Circuito e Estadual. A competição aconteceu durante o último sábado, teve início às 8h e se estendeu até às 20 horas. O evento foi organizado pela Federação de Badminton do Estado do Rio de Janeiro (Febarj) e levou o nome do prefeito Antônio Francisco Neto.

Em Volta Redonda o badminton tem sua sede na Escola Municipal Maria José Campos Costa, no Santo Agostinho e é coordenado pela técnica Andrea Rodrigues. Por ser um colégio municipal, o esporte tem o apoio integral da secretaria de Educação. Na abertura da competição, o prefeito recebeu uma placa de agradecimento da federação de badminton do estado, pelo apoio e incentivo que ele garante à modalidade no município.

– Volta Redonda tem uma pessoa que sempre se dedicou e abraçou o badminton, que é a professora Andrea. O trabalho que é feito aqui na cidade, como foi dito pelo representante do esporte em Niterói, é uma referencia no Brasil. E eu fico feliz de ser homenageado hoje com o nome de uma etapa estadual da federação de badminton. Isso me deixou muito contente – destacou Neto.

O prefeito revelou ainda que já tem um projeto de fazer uma quadra no Santo Agostinho, que será um espaço exclusivo para o badminton.

– Eu tenho vontade e já temos um projeto pronto de criar essa quadra só para essa modalidade. Todo o investimento é importante, porque nós temos um sonho de dar um campeão olímpico para o país, aqui de Volta Redonda – concluiu Neto.

 

A equipe

 

Há sete anos a equipe de badminton da Escola Maria José Campos Costa participa de competições, por isso já se tornou referência no país, por conta dos resultados dos atletas. A coordenadora, que competiu com 45 atletas da cidade, destacou que o diferencial dessa equipe é que os alunos são de escola pública. Segundo ela, atualmente o curso têm atletas de toda a rede municipal de ensino.

– Ficamos em primeiro lugar no ranking estadual em 2014 e repetimos o resultado do ano anterior (2013) – comemorou Andrea, frisando que os alunos estiveram empenhados em obter resultados positivos na competição desse sábado.

Foram inscritas apenas 45 crianças para participar do circuito estadual, mas a cidade abrange aproximadamente 200 crianças cursando o badminton. Andrea revelou que o objetivo da equipe é conquistar a vaga para campeonatos internacionais.

– Agora nós estamos treinando para os estaduais e para o nacional, porque se nos sairmos bem vamos competir a nível internacional – concluiu.

 

A competição

 

Nessa etapa, a competição foi disputada entre três equipes: a equipe local, uma equipe de Niterói e uma do Rio de Janeiro. Os atletas competiram nas categorias Sub 11, Sub 13 e Sub 15 (Circuito), Sub 17, Sub 19 e Principal (Estadual), nas modalidades simples feminina, simples masculina, dupla feminina, dupla masculina e especialmente a dupla mista, que vale somente pelo Estadual.

De acordo com o vice-presidente da Federação de Badminton do Estado, Marco Araújo, a equipe de Volta Redonda tem demonstrado a cada ano a capacidade de formação de atletas, desde a categoria Sub 11 até à Sub 19, alcançando resultados expressivos. Nos dias 26 a 29 deste mês será realizada a primeira etapa nacional, em Capinas (SP).

– Essa etapa que estamos realizando aqui nada mais é que uma fase preparatória para a equipe melhorar seu desempenho para a competição nacional – explicou o vice-presidente da federação.

Apesar da competição ter durado o dia inteiro, Araújo explicou que as competições estaduais normalmente duram dois dias (sábado e domingo), mas devido às festividades de Carnaval, não houve tempo hábil das escolas formarem suas equipes para participar dessa etapa.

– As festas que ocorreram antes do início da temporada fizeram com que as aulas começassem tarde e não houve tempo para as escolas se prepararem e ter toda a logística necessária para participar da competição – destacou o vice-presidente.

Nomeada I Etapa Unificada de 2015 Antônio Francisco Neto, Araújo explicou ainda, que é comum nomear as etapas com nome de personalidade locais que incentivaram o esporte.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document