‘Volta Redonda Unida contra o Mosquito’ visita quase quatro mil casas

by Diário do Vale
No Complexo Vila Brasília: Equipes da secretaria municipal de Serviços Públicos retiraram um total de cerca de 430 toneladas de lixo (Foto: Divulgação PMVR)

No Complexo Vila Brasília: Equipes da secretaria municipal de Serviços Públicos retiraram um total de cerca de 430 toneladas de lixo (Foto: Divulgação PMVR)

Volta Redonda – A campanha de mobilização popular “Volta Redonda Unida Contra o Mosquito”, que reuniu centenas de pessoas nos oito bairros do Complexo Vila Brasília, vistoriou 3.851 casas em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, segundo o balanço feito pela coordenação da campanha. A mobilização foi realizada nesta quinta (25) e sexta-feira (26), de 8h ao meio-dia e 13h às 16h, e contou com o apoio de diversas secretarias e órgãos municipais, e ainda a participação de entidades civis, como associações comerciais, sindicatos e associações de moradores.
Das 6.208 casas cadastradas – de acordo com o mapeamento das ligações de água feitas pelo Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda) – 1.449 foram encontradas fechadas, e serão visitadas posteriormente pelas equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nas 4.759 casas em que as equipes foram recebidas pelos moradores, a vistoria foi realizada em cerca de 80% dos imóveis, e foram encontrados focos do mosquito em 94 residências. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) retiraram 86 caminhões de material (exceto entulho de obras), um total de cerca de 430 toneladas, nos dois dias da campanha.
– A avaliação, para um trabalho feito durante dois dias, foi muito boa. As casas fechadas foram cadastradas e as nossas equipes retornarão para fazer a visita – explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaína Soledad, durante uma reunião de avaliação feita no final da tarde desta sexta, no gabinete do prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB).
Janaína destacou que a tarde do primeiro dia de trabalho sofreu interferência por causa da chuva forte que atingiu a cidade, e destacou que os focos foram encontrados em locais já conhecidos pelas equipes de fiscalização.
– São os depósitos móveis: vasos e pratos de plantas; vasilhas de animais; brinquedos de crianças em quintais, baldes nos quintais – apontou.

Consciência

Um dos coordenadores da campanha, o diretor executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC, avaliou que os locais que já haviam sido visitados nas duas edições anteriores da mobilização foram encontrados mais limpos. – A população está colaborando, e vimos locais com muito menos lixo e entulho que nas vezes anteriores. Isso mostra uma tomada de consciência por parte dos moradores – afirmou.
O prefeito Neto também destacou a grande participação dos moradores e das entidades envolvidas na campanha.
– Temos que agradecer a população, que está preocupada e está nos ajudando muito no combate ao mosquito Aedes aegypti. Só podemos agradecer a todos que participaram, conseguimos envolver toda a sociedade, de uma forma muito transparente – salientou o prefeito.

Mobilização

A ação foi realizada nos bairros Vila Brasília, Belo Horizonte, Verde Vale, Mariana Torres, Fazendinha, Nova Esperança, Coqueiros e Vale Verde.
A campanha contou com a participação das secretarias municipais de Saúde, Serviços Públicos, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Saae-VR, da Guarda Municipal de Volta Redonda, e entidades parceiras da campanha, como a Aciap-VR (Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda); CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas); sindicatos; Sider Shopping; CSN; Falcões de Aço Moto Clube e entidades religiosas.
A escolha do Complexo Vila Brasília para ser vistoriado pela campanha Volta Redonda Unida Contra o Mosquito foi por conta dos números do último LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegytpi), que mostraram um índice alto de infestação naquela região.
A mobilização popular “Volta Redonda Unida Contra o Mosquito”, que será mantida no calendário de atividades de rotina da prefeitura, tem como meta visitar casa a casa, orientando moradores sobre a importância de se eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, que também transmite o chikungunya e o zika vírus, sendo a última responsável pelos inúmeros casos de nascimento de bebês com microcefalia.
O próximo bairro a receber a campanha será o Vila Americana, neste sábado (27), a partir das 8h, quando serão mobilizados 40 agentes comunitários de saúde, cerca de 30 funcionários da SMSP, que vai disponibilizar ainda uma retroescavadeira e sete caminhões para a realização do trabalho de limpeza.

You may also like

7 comments

miranda 29 de fevereiro de 2016, 16:57h - 16:57

no final da rua 35 do bairro vila rica perto do bairro tiradentes tem um lixão da prefeitura, vamos lá seu prefeito acaba logo com essa pouca vergonha, que se estalou lá ou ministério publico tem que agir, fazer limpeza toda vez que aparece algo que tem repercussão não adianta.

Vieira 28 de fevereiro de 2016, 20:44h - 20:44

A prefeitura tem que limpar ou mandar dono de lotes abandonados limpar os mesmo, que se encontram sujos mato alto prejudicando seus vizinhos e toda comunidade.

LUIZ MOREIRA 27 de fevereiro de 2016, 14:41h - 14:41

>>>>>>> PARECE QUE ALGUNS ESTAO NA PROFISSAO ERRADA!!!!!!! SER POLICIAL NAO E UMA PROFISSAO PRA QUALQUER UM !!!!! TEM QUE TER PEITO E NERVOS DE AÇO PARA AGUENTAR O TRANCO !!!! E AINDA TER QUE ATURAR CONVERSINHAS DE ALGUNS FRUSTRADOS QUAIS SO CONSEGUEM VIVER SE TIVEREM UM ESCOSTO !!!!!! CIDADAO!!!!!! EM ALGUM DIA BREVE ISTO VAI ACABAR E O SEU VICIO VAI SE TORNAR EM TORMENTAS!!!!!!

alex 27 de fevereiro de 2016, 14:00h - 14:00

podiam usar aqueles carros fumacê

Junior 27 de fevereiro de 2016, 10:33h - 10:33

Na entrada do Jardim Primavera, o antigo colégio São Marcelo está cheio de foco da dengue e centenas de caramujos africano, quintal com mato alto e cheio de folhas represando água da chuva.

Naldo 27 de fevereiro de 2016, 10:01h - 10:01

De que adianta esse combate se o maior foco não é combatido. Falo da CSN, porque trabalho lá e sei que não há sequer plano de combate ou empresa responsável. Não adianta termos cuidado se nosso maior vizinho não da a mínima. Pelo menos deixo o alerta

FAVORECE A BURGUESIA 27 de fevereiro de 2016, 06:28h - 06:28

UNIDO SIM,

MAS NUNCA A FAVOR DESSA PMVR.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996