Volta Redonda vai ganhar Jardim Botânico na Ilha São João

by Diário do Vale

Volta Redonda – As obras para criação de um novo Jardim Botânico, que ficará na Ilha São João, devem ter início em março. O projeto, que prevê ocupação de 2/3 da Ilha, já está pronto e aprovado. A previsão de conclusão é para o segundo semestre desse ano.

De acordo com o projeto, o local vai permanecer com as estruturas existentes e ganhará uma grande área de lazer, designado de ‘Lazer Passivo’.

Segundo o secretário de meio ambiente, Maurício Ruiz, o lugar não terá muitas estruturas construídas e será destinado para atividades como caminhadas e corrida, com a máxima tranquilidade e sem a circulação de veículos. Num modelo parecido com o Jardim Botânico da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

– Teremos áreas gramadas e caminhos de saibro, ou seja, caminho de terra batida, que não ocasiona lama. Em vários trechos serão instalados pequenas churrasqueiras, bancos e mesas de madeiras com pérgulas, para que as pessoas possam se reunir em família e com amigos – afirmou o secretário.

Maurício contou que vão ser plantadas cerca de 300 espécies diferentes originais da mata atlântica da região. “Serão resgatadas espécies raras, ameaçadas de extinção e todas elas serão identificadas. Além dessas áreas de lazer será construído um lago que servirá para contemplação e para diminuir a temperatura do loca, pois a medida que a água evapora, ela diminui a temperatura ambiente”, completou.

A verba foi destinada para esse projeto será referente ao valor de uma multa ambiental que o município recebeu no final do ano passado. O valor ultrapassa os R$6 milhões e será destinado para programas de conservação da natureza do município, resultando na ampliação da área verde por habitante. Esse valor será aplicado, principalmente em dois projetos: o primeiro deles é a implantação do Jardim Botânico e o outro a arborização das vias urbanas da cidade.

You may also like

3 comments

recruta zero 12 de janeiro de 2019, 21:59h - 21:59

O Zoológico Municipal pede socorro, mas vizando reeleição é melhor para o sr prefeito fazer uma nova obra do que revitalizar um espaço já existente. Estamos de olho sr gestor.

Souza 11 de janeiro de 2019, 23:04h - 23:04

Enquanto isso o zoo da cidade um verdadeiro lixão os animais morrendo, sem noção esse prefeito. Vai acabar com uma área tradicional de shows e eventos. Porque não reforma e faz no próprio zoológico???

Sul Flu 11 de janeiro de 2019, 22:45h - 22:45

Sensacional! Precisa de um projeto urgente para o Retiro, além de mobilidade para a avenida Savio Gama e ruas laterais que recebem grande fluxo de carros e pessoas!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996