segunda-feira, 16 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Voluntários fazem comemoração de aniversário para crianças especiais

Voluntários fazem comemoração de aniversário para crianças especiais

Matéria publicada em 1 de setembro de 2019, 09:15 horas

 


Famílias que não têm condições financeiras recebem gratuitamente uma festa de aniversário dos sonhos

Festas são feitas com muito capricho e uma dose extra de carinho pelos voluntários
(Foto: Enviada pelo Whatsapp)

Barra Mansa- Há coisas que o dinheiro não consegue comprar, entre elas o amor e a empatia. Dois sentimentos que estão em alta no projeto “Festa do Amor”. Desenvolvida em Barra Mansa, a proposta é oferecer gratuitamente uma comemoração de aniversário para quem não tem condições financeiras. Esse trabalho surgiu através da voluntária Rafaela Paiva, que trabalha há seis anos com festas infantis e a cada mês do ano seleciona uma criança para ganhar uma “festa dos sonhos”.

A seleção é feita através da rede social da própria Rafaela, que diz deixar “o coração agir” no momento de escolher. A resposta para o escolhido vem com a mensagem: “Deus ainda realiza sonhos”. A partir daí, ela inicia os preparativos para a comemoração que está inclusa: convite, salão de festa, buffet completo, DJ, telão, brinquedos e lembrancinhas. O felizardo ganha ainda um dia de princesa ou de príncipe, com direito a roupa, calçado e corte de cabelo para o dia da festa.

– A Festa do Amor é para crianças carentes ou com algum tipo de deficiência. A comemoração acontece uma vez por mês, no período correspondente ao aniversário da criança escolhida – disse.
O facebook da Rafaela tem cinco mil amigos e já ultrapassou a capacidade de adicionamento devido à popularidade da sua ação. Diariamente, a voluntária recebe inúmeros pedidos de crianças que querem ser escolhidas para ganhar de presente a Festa do Amor.
– Existem histórias que me deixam muito emocionada, há relatos que me impactam tanto que choro quando leio. É uma tarefa difícil ter que escolher entre tantos pedidos, mas deixo sempre meu coração falar mais alto na hora da seleção. E sempre promovo a festa do jeitinho que a criança descreveu que sonhou, priorizo o personagem preferido, tudo para agradar o aniversariante para que a festa seja inesquecível – comentou.

A atitude de Rafaela Paiva ganhou adeptos e conta com o apoio de outros voluntários, que fazem literalmente a festa. A cada mês a comemoração acontece em um salão diferente que cede gratuitamente o espaço para receber a criança e seus familiares e amigos. Os demais materiais que compõe a festa também são todos oriundos de doações.
– Muita gente me ajuda a fazer a festa para essas crianças que precisam. A maioria das doações que recebo é de internautas de Barra Mansa, alguns outros são da região. Por uma opção minha eu não recebo doações em dinheiro, só recebo os materiais que vou utilizar para fazer bolo, por exemplo. Não recebo nenhuma ajuda do poder público, às vezes as pessoas confundem por causa do nome devido à outra atividade que acontece também no município – disse, acrescentando que as doações perecíveis dos alimentos são entregues a ela no dia da festa.

Sensibilidade falou mais alto

Rafaela comentou que deu início a Festa do Amor quando percebeu que as pessoas que a contratavam para fazer um bolo de aniversário pagavam pelo serviço com muita dificuldade para satisfazer o desejo do filho.
– Eu nem tinha coragem de cobrar as vezes pelo serviço, pois ficava comovida a dificuldade daquela família. Foi a partir daí que comecei com a Festa do Amor para levar alegria as crianças que sonham com a comemoração de aniversário sem cobrar nada por isso – disse.
Rafaela destacou que até janeiro de 2020 já possui os escolhidos para as próximas edições da Festa do Amor, mas isso não impede as crianças de continuar enviando sua mensagem para o perfil na rede social.
Este mês de agosto o sortudo contemplado com a Festa é Pedro Henrique, de 12 anos, morador do bairro Siderlândia, em Volta Redonda. Ele é autista e teve sua festa de aniversário realizada na última quarta-feira, dia 28, exatamente no dia em que é celebrado o Dia do Voluntário. A comemoração de Pedro Henrique aconteceu em um salão de festas no bairro Jardim Boa Vista, em Barra Mansa.
– A sociedade infelizmente exclui muito as crianças autistas, eles não são convidados para festas de aniversário por puro preconceito, não são aceitos no convívio de outras crianças. Autismo é uma porção redobrada de amor e hoje essa história vai ter um final feliz. Vai ter festa pro Pedro sim vai ter muita criança autista sim, mais um sonho realizado por esse projeto nascido do coração de Deus – declarou Rafaela, na rede social, momentos antes do início da festa.

Festa perfeita

Pedro ao lado do amigo jogando vídeo game na festa de aniversário
(Foto: Enviada pelo Whatsapp)

A mãe de Pedro Henrique, Viviane Ferreira e o pai Cristiano Eller, disseram que a festa foi perfeita e que essa lembrança ficará marcada por toda a trajetória da família.
– A festa foi perfeita mais do que eu esperava. Pedro ficou encantado com tudo, aproveitou cada momento: brincou no pula-pula, jogou vídeo game, tirou fotos, se comportou como um príncipe. Fiquei muito feliz com esse projeto lindo. Desde abril quando eu enviei a mensagem no perfil da Rafaela acreditei que meu filho seria o escolhido – declararam os pais, acrescentando que todos os profissionais envolvidos se dedicaram com muito amor para realizar o aniversário do Pedro Henrique.
– Tudo foi feito com muito amor todas as profissionais envolvidas, sou muito grata. Agradeço também ao Thales que fez o corte de cabelo do Pedro com a maior paciência. Só tenho a agradecer por tudo – finalizou Viviane.

Por Franciele Bueno 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document