Voluntários plantam mudas em área devastada por fogo na Serra da Bocaina

by Diário do Vale
Recuperando: Grupo realizou ação em área atingida por chamas em setembro; fogo consumiu 1,2 mil hectares (Foto: Divulgação)

Recuperando: Grupo realizou ação em área atingida por chamas em setembro; fogo consumiu 1,2 mil hectares (Foto: Divulgação)

Barra Mansa, Bananal e Volta Redonda – Cerca de 320 voluntários participaram da plantação de 4,5 mil mudas numa área devastada pelo fogo na Serra da Bocaina, em Bananal (SP). O incêndio aconteceu em setembro e destruiu boa parte da vegetação nativa da Mata Atlântica.
O plantio priorizou áreas das nascentes de água doce, que contribuem para o abastecimento dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A ação ocorreu há cerca de dois quilômetros da Estação Ecológica de Bananal (SP) e contou com apoio de universitários de Volta Redonda e Barra Mansa, além de entidades e ambientalistas de diversas localidades.

O trabalho durou dois dias e foram plantadas mudas nativas de sibipiruna, ipê-amarelo, pau-viola, ingá, quaresmeira e embiruçu. Além das nascentes, voluntários reflorestaram locais de abrigo para fauna, contribuindo para restaurar a diversidade biológica da Serra da Bocaina. Até mesmo o clima chuvoso contribuiu para o reflorestamento, que facilitou o trabalho dos voluntários. Além desse mutirão outros estão previstos para ocorrer a partir do ano que vem.

O gestor da Estação Ecológica Bananal (EEB), Thiago Nogueira, conta que o incêndio vivido em setembro foi uma grande tragédia para a região, mas também fortaleceu grandes parcerias. Ele lembrou que a união de diversos setores foi imprescindível para o combate as chamas.

– Nesta nova página da história, representantes da EEB, de associações do entorno, prefeitura e voluntários participaram no plantio que contribuirá para a recuperação de áreas atingidas. Esta será a primeira de muitas ações de reflorestamento que vão acontecer na Serra da Bocaina – destacou o gestor.

O incêndio

Durante seis dias o fogo castigou a Serra da Bocaina. O controle das chamas somente foi possível devido às ações de diversos voluntários, além de equipes de bombeiros da região. Na ocasião dois helicópteros também auxiliaram nos serviços. Estimativas do Corpo de Bombeiros informaram que o fogo consumiu uma área de 1,2 mil hectares, o equivalente a mais de 1,6 mil campos de futebol, entre Bananal e São José do Barreiro (SP).

A área da Unidade de Conservação da Estação Ecológica de Bananal, que conta com 884 hectares de floresta, não foi atingida. Durante os trabalhos as equipes encontraram animais carbonizados, entre eles pássaros e lobos. O fogo destruiu parte de vegetações que existem somente naquela localidade.

Apesar dos danos ambientais o incêndio aproximou entidades, empresas e poder público, que formaram parcerias para recuperar a área atingida. São eles: Associação de Moradores e Amigos do Vale da Bocaina; Associação dos Moradores e Proprietários do Sertão do Ariró; Prefeitura de Bananal; Grupo de Escoteiros Desbravadores; Fundação Florestal/Estação Ecológica Bananal (EEB) e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro.

Bocaina

Um percurso bastante conhecido na Serra da Bocaina é a Trilha do Ouro, uma caminhada de três dias passando por lugares históricos, ligando São José do Barreiro a Paraty. O Parque Nacional da Serra da Bocaina está localizado, na Serra do Mar, divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. A área pertence aos municípios de Areias, Cunha, São José do Barreiro e Ubatuba, todos em São Paulo, e Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O acesso pode ser feito através da Rodovia Presidente Dutra, ou da Rodovia Rio – São Paulo (BR-101).

You may also like

5 comments

OLeitorVR 7 de novembro de 2017, 08:36h - 08:36

Ótima iniciativa isso deveria ser estendido as cidades, para renovar o meio ambiente, pois assim como lá no Santo Agostinho, Vila Americana os morros estão sendo invadidos e se tornando grandes favelas…

Tolerância Zero 6 de novembro de 2017, 22:50h - 22:50

Eventos como este deveriam ser divilgados com ANTECEDÊNCIA…
EU e MUITOS que conheço poderíamos AJUDAR…

Vai entender 7 de novembro de 2017, 07:16h - 07:16

Também acho que deveria ser divulgado antecipadamente!

Luiza Almeida 7 de novembro de 2017, 18:32h - 18:32

Foi amplamente divulgado nas redes sociais, tanto que conseguimos muitos voluntários de Volta Redonda e Região. Estamos gratos e felizes pela colaboração que recebemos.
Para conhecer nosso trabalho e saber mais a respeito do incêndio e dos muitos para reflorestar entorno, acesse nossa página no Facebook
http://www.Facebook.com/amovale.bocaina

WILSON LUCIO MONTEIRO 8 de novembro de 2017, 12:00h - 12:00

Será um prazer ter vc e amigos comprometidos com o Meio Ambiente.
Entre e acompanhe novas ações na página Amovale.bocaina

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996