VR: Conselho dos Direitos das Pessoas LGBTI+ se reúne com secretário de Educação

Objetivo do encontro na sede da SMDH foi apresentação de propostas de trabalho e reivindicações em relação a acolhimento, melhorias e defesa dos direitos dos estudantes LGBTI+

by Vivian Costa e Silva

Volta Redonda – O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTI+ recebeu nesta semana a visita do secretário municipal de Educação de Volta Redonda, Osvaldir Denadai, que foi ouvir as propostas de trabalho e reivindicações do conselho em relação ao atendimento público à população LGBTI+. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), no bairro Nossa Senhora das Graças. As questões relativas ao atendimento à população LGBTI+ envolvem professores, direção, funcionários, estudantes e pais de alunos.

Durante a reunião foram abordados temas de melhorias nas escolas para acolhimento e defesa dos direitos dos estudantes LGBTI+, principalmente estudantes Trans, travestis e não binários, e como fortalecer o combate a LGBTIfobia nas escolas municipais. O presidente do conselho, Rodolfo de Moraes, fez um balanço positivo do encontro de trabalho.

“A importância dessa conversa foi definir uma forma de atender aos direitos das pessoas LGBTI, à convivência entre estudantes, professores, pais, toda a comunidade escolar envolvida; a maneira de trabalhar em grupo para um fluxo de atendimento aos casos de LGBTI+. Acredito que foi uma preparação do espaço de diálogo e de propostas com o secretário, que foi muito receptivo em ouvir as nossas reivindicações. Uma reunião muito produtiva para receber as propostas apresentadas pelos conselheiros”, afirmou Rodolfo.

O secretário de Educação, Osvaldir Denadai recebeu em mãos um volume do Manual da Empregabilidade e LGBTI+ e o Manual de Direitos e LGBTI+ – ambos foram entregues por Letícia Bastos, advogada e presidente da Comissão de Gênero e Diversidade da 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ela destacou que o material é produzido pela Aliança Nacional LGBTI+ e pelo Gay Latino, com financiamento do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania e foi captado no 3° Encontro de Formação de ativistas e militantes LGBTI+ do Projeto SOMOS+ Brasil, organizado pela Aliança Nacional LGBTI+ em parceria com o Grupo Arco Íris, realizado em Petrópolis.

Segundo a advogada, os manuais foram entregues ao secretário com o intuito de informar e esclarecer sobre os principais conceitos de diversidade sexual e de gênero, dos direitos conquistados e das temáticas que afetam a população LGBTI+ para fomentar a formulação de políticas públicas sólidas e fundamentadas para a educação municipal. Na oportunidade, ela, que ocupa a cadeira da OAB no Conselho Municipal dos Direitos da População LGBTI+, comentou a presença do secretário de Educação.

“É muito importante para a comunidade LGBTI+ que as autoridades se envolvam e se comprometam publicamente com as nossas demandas. O ambiente escolar é um espaço historicamente pouco acolhedor para pessoas LGBTI+ e a evasão escolar é alta, principalmente para as pessoas transexuais e travestis. Entretanto, é bom lembrar que a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola é um princípio do ensino, portanto, é muito relevante a aproximação do secretário com o conselho”, comentou Letícia Bastos, citando que o secretário Osvaldir Denadai se comprometeu a ser um grande parceiro na garantia de direitos da população LGBTI+ no ambiente escolar. Uma nova reunião do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTI+ está marcada para o dia 13 de março.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996