
Foto: Divulgação PMVR
Volta Redonda – A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda realizou uma reunião com sua equipe técnica para fazer um balanço das realizações de 2024 e traçar metas para 2025. A secretária Glória Amorim destacou a importância de levar políticas públicas para todos os espaços da cidade, promovendo diálogo com as comunidades e oferecendo suporte em áreas como cultura, educação, saúde, assistência social e jurídica.
Durante o encontro, cada departamento da secretaria – Políticas para Mulheres, Promoção de Diversidade de Gênero, Promoção de Igualdade Racial, Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) e Casa Abrigo Deiva Ramphini – apresentou suas metas para o novo ano, com destaque para a defesa dos direitos das mulheres. Entre as ações planejadas estão rodas de conversa, palestras, seminários, conferências e atividades em escolas, associações de moradores e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
“Nós temos que levar as políticas públicas em todos os espaços públicos, ouvir e dialogar com as comunidades e resgatar os direitos das mulheres, socializar sobre as dificuldades que enfrentam e procurar caminhos que tragam soluções, conscientização, oferecendo todo o apoio nas áreas da cultura, educação, saúde, assistência social e jurídica. Este trabalho tem que ser realizado nas escolas, nas associações de moradores, nos Cras”, afirmou Glória Amorim.
A secretária também anunciou iniciativas como a realização de um Fórum de Formação dos Conselheiros Municipais e a possível implantação do projeto “Ser H” em parceria com o governo estadual. “Estamos juntas para lutar, defender os seus direitos, enfrentar a violência doméstica e familiar com toda a nossa rede de atendimento para zerar as agressões. Todas as mulheres têm direito a viver uma vida feliz, sem violência, têm direitos a ter salários iguais por funções iguais aos homens. Unidas, derrubamos barreiras e vamos contribuir na construção de uma sociedade melhor, sem machismo e discriminação de gênero”, completou.
Políticas de Igualdade Racial
A assessoria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial também apresentou planos ambiciosos para 2025. Entre as metas estão a capacitação de profissionais de saúde sobre racismo estrutural, campanhas educativas e a criação do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Outras propostas incluem a criação de um canal de denúncias de racismo, acessível à população, e a criação de um centro de apoio à população negra, oferecendo serviços de orientação jurídica, apoio psicossocial, capacitação profissional e promoção de políticas de igualdade racial.
Fortalecimento dos direitos das mulheres
A assessoria de Políticas para Mulheres pretende avançar na construção do Plano Municipal de Políticas para Mulheres, além de intensificar o diálogo sobre a Lei Maria da Penha e fortalecer a fiscalização das leis que protegem os direitos femininos.
Na área de qualificação, o projeto “Mulheres Mãos à Obra”, pioneiro no estado, continuará sendo destaque, qualificando mulheres para a construção civil. Além disso, serão promovidos cursos rápidos e diversificados para empoderar o público feminino.
A chefe de gabinete da SMDH, Juliana Rodrigues, ressaltou a importância da participação da secretaria em conselhos municipais e destacou a necessidade de regulamentar legislações para avançar em políticas públicas. “A cidade é rica em leis, temos que resgatá-las, identificar o que existe na prática e buscar a regularização da legislação ainda não regulamentada para podermos avançar mais em políticas públicas que protegem e defendem os direitos da mulher”, afirmou.
Com as ações planejadas, a SMDH busca consolidar sua atuação em prol dos direitos humanos e da igualdade em Volta Redonda, ampliando o alcance de suas políticas públicas e fortalecendo o diálogo com a sociedade civil.