XXIX Corrida Rústica de São Sebastião movimenta o domingo em Barra Mansa

by Diário do Vale

Vencedores foram ao pódio celebrar o resultado e a homenagem ao santo (Fotos – Chico de Assis)

Barra Mansa – Barra Mansa sediou na manhã deste domingo (20), a XXIX Corrida de São Sebastião. A prova teve a participação de mil atletas, entre profissionais e amadores. O primeiro colocado geral masculino Pedro Henrique Silva Ramos, da equipe Pé de Vento, completou o trajeto de 6,5 Km em 22’52”. Já Josimar Vitorino, da equipe RTM foi a vencedora geral da categoria feminina, com o tempo de 29’11”. O prefeito Rodrigo Drable participou da competição.

– Este é um evento tradicional do município e que está tendo a largada e a chegada realizada pela primeira vez no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco. A prefeitura tem trabalhado muito para torná-lo cada vez melhor. Em 2017 tivemos cerca de 600 participantes. Esse número tem sido crescente – destacou.

O coordenador de Esportes, Marcos Cambraia, destacou que a Corrida de São Sebastião movimenta toda a cidade. “A preocupação com a saúde tem aumentado e a população está atenta para os benefícios produzidos pelas atividades físicas, como a produção da endorfina e da serotonina, hormônios responsáveis pela melhoria das condições psicológicas, físicas e sociais”, detalhou.

Aos 51 anos de idade, o aposentado Sérgio Luiz Dias, morador do bairro Saudade, em Barra Mansa, disse que participa da corrida pela segunda vez. Ele veio acompanhado da filha Isabela Dias, engenheira, de 31 anos. “Estou aqui dando o maior apoio para o meu pai e aproveitando o incentivo para a prática esportiva”, disse.

O representante comercial, Léo Jorge Pinheiro, 29 anos, revelou sua animação em participar da corrida. “Esta é a minha primeira competição. Já venho treinando há algum tempo buscando melhorias na qualidade de vida”, revelou.

Prestigiaram o evento a vice-prefeita Fátima Lima, os secretários de Governo Vinícius Ramos; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho e os vereadores Gilson Poxa Vida, Daniel Maciel, Elias do Corbama e Renatinho.

Participantes inusitados

O ‘Homem Aranha’ deixou as telas do cinema para participar da Corrida de São Sebastião. Arildo Freitas de Carvalho, 53 anos, professor de Educação Física, usou a fantasia do super-herói e chamou a atenção do público. Morador do bairro Paraíso, em Barra Mansa, ele revelou que já participa do evento há algum tempo. “Corro em homenagem a minha mãe, falecida há três anos”.

A bióloga de Resende Katiuce Oliveira, de 27 anos, completou todo o trajeto da corrida com o filho Davi Oliveira, de apenas dois meses. “Desta vez ele veio no carrinho de bebê, mas já participou de outras provas dentro da minha barriga”, revelou.

Todos os atletas que completaram a prova receberam a medalha de participação logo na linha de chegada e tiveram a oportunidade de passar por mais um dos quatro pontos de hidratação, de relaxar nas mãos das massagistas da Vittae Blue, de Volta Redonda e ainda de se refrescar no caminhão do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

PRIMEIROS COLOCADOS:

FEMININO – GERAL

Josimar Vitorino (RTM) – 29:11

Mirtes de Fátima da Cunha – (Amigos do Campo) – 29:36

Adriana Lima – (Rnning Monster) – 30:35

FEMININO – GERAL DE BARRA MANSA

Viviane Aparecida da Silva (Corbama) – 33:47

Janaina de Carlos Pinto (Pra Correr) – 36:06

Cintya (Spartcus) – 37:37

MASCULINO – GERAL

Pedro Henrique Silva Ramos (Pé de Vento) – 22:52

Lucas Guilherme Pereira- 23:07

Alexandre de Lima Freire – 23:09

MASCULINO – GERAL DE BARRA MANSA

Pedro Henrique Silva Ramos (Pé de Vento) – 22:52

Carlos Alexandre B. da Silva (E.U/ Run Team – 22:59

Lucas Guilherme Pereira – 23:07

Santo é lembrado na região com celebrações e procissões

Neste domingo, dia 20 de janeiro, as regiões pastorais da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda homenagearam São Sebastião com uma série de atividades. Missas, carreatas e procissões em honra ao santo defensor da Igreja, que é Padroeiro do estado do Rio de Janeiro de também de três paróquias da diocese.

Em Volta Redonda, as homenagens começaram com uma missa na Igreja de São Sebastião, no Retiro, às 7h30. Por volta das 9h, os fiéis realizaram uma carreata seguida de benção dos veículos. Já as homenagens em Barra Mansa neste domingo começaram bem cedo na Igreja Matriz São Sebastião, com uma alvorada festiva às 6h abrindo as comemorações ao Santo e padroeiro. Em seguida, uma missa animada pela Pastoral Familiar foi realizada por volta das 7h30.

As homenagens continuaram às 9h30 com uma procissão com crianças, seguida de Missa pela Iniciação da Vida Cristã e às 15h foi realizada uma Missa Solene presidida pelo bispo dom Francisco Biasin, seguida de procissão.
A cidade de Porto Real homenageou o mártir da Igreja Católica com uma Procissão e Missa Solene às 7h30. Já na Igreja de São Sebastião, localizada em Campos Elíseos, em Resende o padroeiro foi homenageado com uma Missa celebrada por dom Francisco Biasin seguida de Procissão.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996