#ZikaZero chega ao Roselândia, em Barra Mansa

by Diário do Vale
Contra o mosquito: Agentes da ação percorreram a localidade recolhendo materiais inservíveis e visitando residências (Foto: Divulgação PMBM/Gabriel Borges)

Contra o mosquito: Agentes da ação percorreram a localidade recolhendo materiais inservíveis e visitando residências (Foto: Divulgação PMBM/Gabriel Borges)

Barra Mansa – Dando continuidade as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, a campanha #ZikaZero – Todos na luta contra o mosquito chegou nesta quinta-feira (7) ao bairro Roselândia. Equipes do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos) e do setor de Vigilância em Saúde Ambiental percorreram a localidade recolhendo materiais inservíveis e visitando residências. A previsão é que o serviço seja concluído na próxima quarta-feira, dia 13.
O coordenador de Resíduos Sólidos do Saae BM, José Ribamar Leal, explicou que somente entulhos de obras não estão sendo recolhidos pelas equipes.

– Neste caso, o morador deve ligar para o Saae e solicitar uma caçamba, que é alugada pelo preço fixo de R$100. Os outros materiais estão sendo recolhidos e os moradores podem retirar das residências e colocar nas calçadas, até a próxima quarta-feira. Depois desse dia não faremos o recolhimento e o morador pode ser multado. As equipes estão realizando ainda a capina e a limpeza do bairro – frisou Ribamar.

As visitas domiciliares começaram na última segunda-feira. Segundo o coordenador do setor de Vigilância em Saúde Ambiental, Igo de Freitas, além de vistoriar as casas, a ideia foi comunicar à população sobre o mutirão e pedir que os materiais inservíveis fossem colocados para fora das residências.

– A equipe está mobilizada desde segunda-feira e acredito que o resultado será positivo. Hoje, por exemplo, a quantidade de entulho colocada nas calçadas é grande. Com isso, eliminamos diversos criadouros do mosquito Aedes aegypti. O importante é lembrar que o combate não é apenas responsabilidade da prefeitura. Todos nós devemos fazer nossa parte – disse Igo.

A presidente da associação de moradores do Roselândia, Marilda da Penha, está confiante de que a união vencerá o Aedes aegypti.

– Tem gente que acha que é apenas um problema da prefeitura, mas a maioria das pessoas colabora. Se cada um fizer um pouquinho, o resultado será satisfatório – destacou Marilda, acrescentando que em fevereiro a associação e a Comunidade Católica São Cristóvão se uniram para alertar os moradores sobre o inseto: “Sem dúvidas, este mutirão de hoje é mais forte”.

Dia Mundial da Saúde

Nesta quinta foi comemorado o Dia Mundial da Saúde, e para lembrar a data a secretaria municipal de Saúde realizou palestras e funcionários deram orientações sobre o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, para os pais dos alunos do Colégio Júlio Varela, na Água Cumprida. O tema foi uma determinação do Ministério da Saúde.

You may also like

3 comments

Maria 9 de abril de 2016, 00:11h - 00:11

O bairro Vila Nova esta abandonado, lixo por todo o lado.

Acorda Prefeitura!! 8 de abril de 2016, 17:25h - 17:25

Não adianta nada cada morador fazer sua parte se a prefeitura não faz a dela. É mato pra todo lado nos terrenos que são responsabilidade da prefeitura. Cheio de objetos que enchem de água na chuva. Engraçado que os terrenos particulares que estão com mato grande eles multam. Mas os deles podem ficar né. Êta Prefeito bom em.

Chico Cunha o mosquito 8 de abril de 2016, 10:05h - 10:05

E no centro nada

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996