Zôo VR ganha filhote de onça-pintada

by Diário do Vale
onca

Novidade: Uma onça-pintada macho de 11 meses é a mais nova atração do Zoológico de Volta Redonda
(Foto: Divulgação ACS)

 

Volta Redonda – Uma onça-pintada macho de 11 meses é a mais nova atração do Zoológico Municipal de Volta Redonda. O animal chegou na última sexta-feira (dia 5), vindo do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), em Manaus (AM).
– Após um pequeno período de quarentena, para que a equipe do zoológico avalie as condições do animal, a onça será liberada para a visitação – explicou o biólogo Jadiel Teixeira, diretor do Zoológico Municipal de Volta Redonda.
A onça veio de avião até o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, e chegou à Volta Redonda por volta de 1h da madrugada de sexta para sábado. A bióloga Natalia Teixeira dos Santos, que trabalha no Zoo VR, conta que o transporte foi tranquilo e que o animal apresenta comportamento normal para a espécie e para a idade.
– Ele ainda é jovem, então pula muito, explora bastante o recinto de exposição. Todos os dias, colocamos um brinquedo diferente, algo para ele se distrair, para tornar a adaptação mais fácil e agradável. Algumas pessoas até confundem ele com a jaguatirica, pois eles possuem o mesmo tamanho atualmente, mas o nosso novo integrante vai ficar bem maior – explicou Natalia.
De manhã, a onça é solta e acompanhada de perto pela equipe do zoológico, que verifica se o animal terá alguma alteração no comportamento, se está se sentindo seguro. Um pouco antes do almoço, a onça retorna ao espaço chamado de área de cambiamento, para que o animal reconheça o lugar como seguro, onde ele pode ficar caso se sinta acuado ou com algum problema.
“Por volta das 15h30, fazemos nova soltura para a alimentação. Ele come de 2 a 2,5 quilos de músculo bovino por dia. Depois, deixamos um pouco mais de tempo livre para brincadeiras. Em seguida, ele retorna à área de cambiamento para passar a noite. Se o comportamento dele continuar como está, com adaptação de forma tranquila, acredito que na próxima semana ele poderá ficar em exposição”, disse a bióloga.
 
Campanha

Como o novo integrante do Zôo VR ainda não possui nome, o zoológico decidiu fazer uma campanha para que os visitantes e a população em geral batizem a pequena onça. Quem quiser participar, basta acessar, a partir do meio-dia desta segunda-feira (dia 15), o site da prefeitura e escolher entre as três opções disponíveis: Raoni, nome indígena que significa “Grande Guerreiro; Teçá, também um nome de origem indígena, que significa “Olhos Atentos”; e Lucky, que quer dizer “Sortudo”, em inglês.

Zoo VR

Único zoológico público do interior do Estado do Rio de Janeiro e maior área verde pública do município, o Zoológico Municipal de Volta Redonda possui um acervo representativo da fauna exótica e nativa com cerca de 400 animais. A diversidade de espécies é grande no zoológico, onde se encontram mais de 200 aves de pequeno e grande porte, como é o caso das emas, a maior ave da América do Sul, podendo atingir 1,65 metro de altura, avestruz, além das araras, tucanos e pavões, que impressionam pelas suas cores e beleza. Já as corujas são famosas pelo exotismo e os gaviões pelo porte altivo. Felinos como leões, tigres podem ser vistos vivendo em amplos recintos, assim como macacos. Há também os répteis, como jacaré do papo amarelo e jiboias, que recebem cuidado especial durante o inverno, através de aquecedores.
O Zôo também conta com atrações diversas para as crianças no parquinho, com escorregador, balanços, pula-pula, cama elástica, labirinto, e pedalinhos – que funcionam no lago do Zoológico. Somente em caso de chuva o serviço de pedalinho é suspenso. O Zoológico Municipal de Volta Redonda funciona na Rua 93-C, nº 1.171, na Vila Santa Cecília. O funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 16h30. Para maiores informações os contatos são o telefone (24) 3350-7061 ou o email [email protected].

You may also like

17 comments

Charles Alves de Freitas 16 de fevereiro de 2016, 17:54h - 17:54

A falta de Cuidado com o ZOOLOGICO , E DE MAIS !!
Sao animais doentes , infestacoes de pernilongos , matos altos , brinquedos deteriorados …
Tenho pena desse animao que por fatalidade caiu em maos erradas !

Zé Ruela 13 de fevereiro de 2016, 20:30h - 20:30

Como alguns estão dizendo aí, seria ótimo soltá-los na natureza, mas não é simples assim. Repare que existem muitos profissionais sérios envolvidos que estudam muito e SABEM muito bem o que é melhor para esses animais, seguindo todas as normas, inclusive respeitando estatutos de ONGs internacionais.

Todo animal silvestre que é levado para o Cetas tem sua espécie identificada, é avaliado e, caso necessário, é tratado para ser destinado preferencialmente para programas de soltura. Nos casos em que o animal não tem mais condições de ser solto na natureza, ele poderá ser destinado para zoológicos, mantenedores ou criadouros científicos.

As onças pintadas precisam aprender a caçar com a mãe, isso pode demorar até 2 anos, o que provavelmente não ocorreu. Ou no caso desse macho, dependendo de onde for solto, pode ter problemas com os machos dominantes e morrer rapidamente. A questão não é simplesmente ir no mato e soltar.

Enfim, não sou biólogo, mas eles sabem sabem o que é melhor para a bela oncinha.

Liberdade e Propriedade 13 de fevereiro de 2016, 14:30h - 14:30

Qual o crime cometeu esse felino para ir parar no xadrez?

Zé Ruela 13 de fevereiro de 2016, 20:34h - 20:34

Sou apaixonado por felinos, mas reconheço que soltá-lo na natureza não é tão simples. Pode até ser fatal, se não forem estudados todos os fatores envolvidos que os biólogos que cuidaram e cuidam dele SABEM muito bem, pois estudaram isso muito mais que nós.

Alvaro f Silva 13 de fevereiro de 2016, 13:12h - 13:12

Absurdo o encarceramento desse animal.

Liberdade e Propriedade 13 de fevereiro de 2016, 12:02h - 12:02

Recentemente vi uma reportagem especial na TV da região do Parque Nacional, onde uma onça jovem ficou brincando em frente uma câmera escondida por um bom tempo, foi lindo, estava feliz em seu hábitat natural, em nossa região, entre Resende e Itatiaia. Parque Nacional sim!! Parque Zoo não!!

Al Fatah 13 de fevereiro de 2016, 13:26h - 13:26

Existe onça-pintada aí? Eu duvido muito. As onças foram banidas do estado do Rio há muito tempo. A última vez que ouvi falar delas foi num caso ocorrido em Amparo há muitos anos, onde elas supostamente mataram dois cachorros grandes (um pastor e um dálmata, salvo engano) e provocaram grande comoção na localidade. Nunca mostraram fotos do animal nem qualquer prova de que fosse realmente uma pintada… O que existe por aqui é onça-parda (suçuarana), jaguatirica, gato-do-mato e jaguarundi, não só em Itatiaia como em vários remanescentes de mata atlântica estado afora…

Liberdade e Propriedade 13 de fevereiro de 2016, 14:27h - 14:27

Eu disse onça-pintada? Eu disse somente onça, e era uma suçuarana sim, muito linda. Vai lá no site da TV e veja o vídeo, é um especial de 25 anos.

Al Fatah 13 de fevereiro de 2016, 20:29h - 20:29

Não disse, mas o contexto da matéria fala da onça-pintada, então…

Liberdade e Propriedade 13 de fevereiro de 2016, 11:54h - 11:54

Que tristeza ver um animal jovem e sadio em cativeiro.

Zé Ruela 13 de fevereiro de 2016, 20:41h - 20:41

Realmente é triste. Por mais que o Zoo se esforce, nunca será a mesma coisa. Mas os biólogos sabem que ele é jovem e por algum motivo não mencionado não aprendeu com a mãe a se virar sozinho, pois isso demora alguns meses e até anos. Além disso, por ser macho, pode existir a rejeição do macho dominante e isso pode ser fatal para o “ingênuo” filhote.

Acredite, os biólogos pensaram na possibilidade de soltá-lo na natureza antes de nós, mas também avaliaram como ele sobreviveria na natureza.

Al Fatah 13 de fevereiro de 2016, 11:31h - 11:31

Aliás, quem reclama já deve ter ido lá levar seus filhos e sobrinho para ver o leão, tigre, macacos, etc. Hipocrisia é o mal do século…

Al Fatah 13 de fevereiro de 2016, 11:29h - 11:29

O povo fala o que não sabe, esses comentaristas do DV tem espírito negativista, só vêem o ângulo ruim das coisas… O zôo de VR, diferente de vários outros, é um centro de reabilitação e tratamento de animais, não de mera exposição e exibição. Só ficam ali aqueles que realmente não tem condições de readaptação à vida selvagem, ou então os que não correm risco de extinção, para conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos… O trabalho feito pela equipe do Zôo é zeloso e muito bonito, parabéns a todos!…

RITA 13 de fevereiro de 2016, 10:02h - 10:02

Se ainda é filhote, por que não adaptá-lo para voltar para a natureza. É comércio?

Zé Ruela 13 de fevereiro de 2016, 20:54h - 20:54

Não Rita. Os Cetas recebem muitos animais, mas as normas brasileiras, que seguem estatutos internacionais, não permite que qualquer pessoa vá lá adotá-lo para levar para a casa. Eles deão prioridade para soltar os animais na natureza, mas nem sempre é possível, confira meus comentários acima, Eles também não podem mantê-los por toda a vida lá, pois tem um gasto muito grande. Então algumas entidades devidamente credenciadas se propõem a cuidar deles. É o caso do Zoo de VR e muitas outras.

Carcará 12 de fevereiro de 2016, 22:04h - 22:04

Cadê o urso??

Toni 12 de fevereiro de 2016, 18:04h - 18:04

Poderia estar vivendo naturalmente na natureza. Mas vem o homem e prende em zoológico. Quem é o bicho, afinal?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996