quinta-feira, 14 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / O empresário Alberto Aldet está despertando hoje com seus bem vividos 90 anos

O empresário Alberto Aldet está despertando hoje com seus bem vividos 90 anos

Matéria publicada em 19 de outubro de 2019, 06:00 horas

 


Túnel
Do Tempo

*Santos Dumont convoca jurados do Aeroclube de Paris para testemunhar a volta do seu dirigível nº 6 em torno da Torre Eiffel e arrematar o prêmio Deutsch (1901).
*Na sua primeira partida oficial, o Fluminense Football Club goleou o Rio Football Club por 8 x 0 (1902).
*Sonda Mariner 5 sobrevoa Vênus (1967).
*Brasil, Argentina e Paraguai assinam acordo tripartite para recursos hidráulicos no trecho do Rio Paraná desde as Sete Quedas até a foz do Rio da Prata (1979).
*Beatificação de Madre Teresa de Calcutá (2003).

Zig – Zag

*Hoje: Dia do Profissional de Informática, Dia do Guarda Noturno, Dia Mundial do Comerciário.
*O desabamento do edifício Andrea, localizado em Fortaleza, no Ceará, reacendeu a discussão sobre os cuidados com obras de manutenção. O acidente aconteceu na última terça-feira, 15, deixando dezenas de pessoas feridas, desaparecidas, além de dois mortos.
*Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para apurar a causa do desabamento.
*Segundo o artigo 1.341 do Código Civil, as obras de manutenção em condomínio são classificadas em duas categorias: voluptárias, dependendo da aprovação de dois terços dos condôminos e úteis, que dependem da aprovação de maioria dos moradores.
*O vídeo divulgado nas redes sociais mostra que as colunas de sustentação do edifício se encontravam em situação precária e passam por obras de reparo.
*O engenheiro civil Paulo Esteves explica quais são as normas para a realização de obras de reparo e manutenção.
*“O resultado da perícia técnica do prédio que desabou ainda não foi divulgado.
*Porém, o que podemos observar nitidamente nas fotografias anteriores ao acidente é que havia ferragens expostas e deterioradas.
*A norma de desempenho NBR 15.575 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), fornece tabelas relativa à vida útil de construção de um edifício, que gira em torno de 50 a 75 anos, bem como de seus variados sistemas, elementos, componentes e instalações.
*O edifício Andrea, ao que tudo indica, possuía menos de 30 anos de construção.
*A norma que regula a manutenção é a NBR 5.674, que traz todos os requisitos para o sistema de gestão de manutenção.
*O síndico, ao receber da construtora o habite-se, recebe também um manual constando as informações sobre os detalhes construtivos, os cuidados e as garantias de cada item de seus variados sistemas, elementos, componentes e instalações.
*”Por prevenção deveria executar o auto de vistoria, solicitando do profissional e/ou empresa habilitada o Laudo Técnico de Vistoria Predial – LTPV, que é obrigatório ser feito a cada cinco anos no Estado do Rio de Janeiro, para edifícios com mais de 25 anos, evitando assim assumir passivos sobre os quais poderá responder legalmente no futuro e prevenindo assim este tipo de tragédia”, afirmou.
*De acordo com a advogada e especialista em administração condominial, Vanisi Ferreira, um dos fatores mais importantes a serem observados ao realizar uma obra de manutenção é a contratação da empresa responsável pelo serviço.
*“Toda obra realizada em um condomínio deve ser supervisionada por um engenheiro civil ou arquiteto. Existem muitas empresas no mercado que oferecem o serviço de construção civil, mas não se enquadram nas normas legalmente exigidas para construção e manutenção predial. É importante que o síndico investigue os antecedentes da empresa contratada e do engenheiro responsável, como a reputação e as obras realizadas anteriormente. Outro fator relevante é conscientizar os moradores sobre a importância de participar das assembleias de aprovação de obras e reparos no edifício.É importante que essas informações sobre os prestadores de serviços sejam claramente divulgadas entre os condôminos”, explicou.

Sala
Vip

*Os empresários Marcelo Guilarducci e Franciele Guilarducci, leia-se Buffet Mania de Festa, ainda estão recebendo inúmeros cumprimentos.
*Por mais um sucesso na Varanda Gastronômica do Hotel Bela Vista, onde serviram deliciosíssimo crepe aos participantes do Prêmio Cata-Vento e também pela belíssima decoração assinada pela Franci Guilarducci.
*O empresário Alberto Aldet, despertando hoje com seus bem vividos 90 anos.
*Ganha os primeiros abraços da filha Mônica Aldet.
*Depois muitas homenagens em torno do querido aniversariante.
*Como acontece todos os anos, assim que a Casa Sete Sapataria, que está com um novo look, encerrar o expediente, ele receberá a confraternização de seus funcionários.
*Amanhã, a comemoração será com almoço em família.
*Será nesta terça-feira, às 9h, com um Culto Ecumênico, em sua sede, as comemorações dos 37 anos de fundação da Apadefi.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document