segunda-feira, 16 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / A Amazônia em chamas

A Amazônia em chamas

Matéria publicada em 27 de agosto de 2019, 15:15 horas

 


Nuvem negra de fuligem chegou na cidade de São Paulo

Desastre: Imagem do satélite mostra a fumaça sobre o Brasil.

Segunda feira, dia 19, a cidade de São Paulo foi coberta por uma nuvem muito estranha. Logo depois caiu uma chuva negra, que lembrava os relatos dos sobreviventes de Hiroshima. Mas não era a bomba atômica, eram as queimadas que atingiam a metrópole paulista. Dados divulgados no início do mês mostraram um aumento de 89% nas queimadas este ano. Até os satélites da NASA e de outras agências espaciais registraram a enorme nuvem de fumaça cobrindo o Brasil. Queimada tem todo ano, mas nunca na proporção e na intensidade que estamos vendo neste final de inverno.

Nos anos anteriores a fumaça das queimadas bloqueava aeroportos e deixava as pessoas com as gargantas irritadas nas cidades do norte e centro oeste, em lugares como Porto Velho na Rondônia e Palmas no Tocantins, onde já foram registrados mais de cinco mil focos de incêndio. Mas é a primeira vez que a fuligem atinge São Paulo, onde se misturou com uma frente fria e provocou a ameaçadora nuvem negra. Quando as pessoas que recolhem água da chuva comentaram a presença de fuligem na água, o Ministro do meio Ambiente acusou a imprensa de sensacionalismo. Mas as análises e as fotos de satélite não mentem, e comprovaram que a nuvem negra de São Paulo tinha fuligem da Amazônia.

O presidente da República anda acusando as Ongs, as Organizações Não Governamentais, de “botarem fogo na Amazônia”, mas ainda não apresentou provas desta afirmação. Alguém precisa explicar ao ex capitão que ele agora é o presidente da República e nesta posição não pode ficar falando tudo que passa pela sua cabeça. Porque prejudica os interesses do país no exterior. Sem falar que afirmações não comprovadas derrubam a credibilidade de qualquer governo. Mas parece que ninguém tem coragem de dizer isso para ele.

Enquanto a Amazônia pega fogo o mundo se mobiliza. A Noruega e a Alemanha já cancelaram a ajuda que forneciam ao Brasil para a preservação da floresta. Artistas de todo o mundo como o Leonardo Di Caprio e a Ariana Grande se manifestaram a respeito. E a indignação mundial contra o Brasil está crescendo como uma bola de neve. Na semana passada o presidente da França Emannuel Macron cobrou uma “ação imediata” e disse que vai levar o problema ao G7, o grupo dos países mais desenvolvidos do mundo. Em uma postagem no twitter, no dia 22 de agosto, Macron escreveu: “Nossa casa esta queimando, literalmente. A floresta amazônica, pulmão que produz 20% do oxigênio do nosso planeta, está em chamas. Isso é uma crise internacional. Membros do G7, vamos discutir essa emergência dentro de dois dias”. A reunião do G7 aconteceu no último fim de semana em Biarritz, na França, com a presença de  líderes dos Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Canadá e Japão.

O Secretário Geral das Nações Unidas também se pronunciou a respeito. “Estou profundamente preocupado com os incêndios na floresta amazônica. No meio da crise climática global nós não podemos esperar mais prejuízos à maior fonte de oxigênio e biodiversidade. A Amazônia deve ser protegida”. Até os empresários do agronegócio brasileiro estão preocupados com a situação. Eles temem os danos que um boicote mundial aos produtos brasileiros poderia causar aos seus negócios.

Uma coisa é certa, vem chumbo grosso por aí. Manifestações contra o Brasil já estão pipocando em varias cidades do mundo desenvolvido. Estamos virando um inimigo público mundial e geralmente isso implica em boicotes e sanções. Vide o caso do Irã e da Coreia do Norte. A opção é clara. Ou o Brasil faz algo concreto para acabar com o desmatamento e as queimadas ou o mundo vai fazer alguma coisa com o Brasil.

E não vai ser nada bom para nós.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

30 comentários

  1. Avatar

    Sempre houveram queimadas e desmatamento em governos anteriores, e só agora divulgam isso? !

  2. Avatar

    Eles estão tristes e o chororô não é pelo desmaTamento e sim pelo desmaMamento. kkkkkk

  3. Avatar

    O bozonaro vai gastar 30 milhões de reais para apagar fogo e recusa uma doação do G7 de 84 milhões e mais 300 milhões que Noruega e Alemanha deixarão de aportar no Fundo Amazônia. Ou seja gracas a bozo o Brasil vai gastar 12x menos do que poderia ganhar. Hoje a Suécia suspendeu os investimentos no nosso pais.

    • Avatar

      Se essa ajuda internacional tivesse efeito não era para a Amazônia ter queimadas anuais. Com eles na Amazônia tente ir lá fazer a sua pesquisa científica. Dependendo da pesquisa terá de sair correndo.

    • Avatar

      Até parece que esta grana viria para os seus bolsos tatu .Agora não é PT .mais aceitando ou não está grana seria administrada.

    • Avatar

      Essa ajuda que o Tatu diz é para pesquisas estrangeiras. VAI VENDO parte dessa ajuda vem em forma de troco para o PT pagar para os petistas irem às ruas em protestos recebendo diárias de R$30,00 MAIS pão com mortadela. kkkkkk

  4. Avatar
    Você foi enganado, ô babaca.

    Como são idiotas os “adoradores de mito”. Dizer que o presidente Golden Shower, amigo do Queiróz, saiu vitorioso nessa contenda é coisa de imbecil ou hipócrita. Como vitorioso???? se disse e desdisse várias baboseiras e burrices desde a semana passada, só acertando quando ouviu os governadores do Norte e Nordeste. E , dá vontade de rir quando um tolo cabeçudo diz que o despreparado Ministro do Meio-Ambiente ( corrupto processado por beneficiar mineradoras) vai negociar com os governos da Alemanha e da Noruega para impor condições como será utilizada a ajuda financeira dos dois países. Parece piada. Seria cômico se não fosse trágico. Isso é a verdadeira soberania tupiniquim, onde um boçal eleito, votado como “mito”, bate continência para a bandeira americana a arria as calças para os ianques e seus cupinchas, entregando nossas riquezas e empobrecendo o país. Enquanto isso, uma parte do gado fica silenciosa e outra parte, muge, balançando a cabeça e abanando o rabo.

    • Avatar

      Colega, onde você estava ano passado, em 2018? Você não acompanhou e não entendeu nada das eleições e a trajetória que levou a vitória de Bolsonaro? O presidente foi eleito com mais de 10 milhões de votos a mais do que o outro candidato. Você (e muitos outros) seguem no erro, não sabem avaliar nada de política e continuam fazendo maciça campanha para o reelegê-lo em 2022, será que vocês ainda não entenderam isso?

      E essa é uma análise fria, desprendida de emoções e imparcial, independente se Bolsonaro é bom ou ruim. Cai na real, só uma parcela da esquerda acredita que estão minando a popularidade dele com essa crise em específico (Amazônia).

      Enquanto vocês não o atacarem de forma sensata e legítima, vocês continuarão sendo o maior cabo eleitoral dele, estão fazendo campanha para ele com 3 anos de antecedência e de graça. E olha que todas as semanas o presidente falha em diversos pontos, mas justamente esses pontos legítimos que deveriam ser criticados pela esquerda, não são, são justamente pessoas, influenciadores e blogs da direita que levantam essas críticas e de forma bem contundente.

      Um conselho pra você? Saia da bolha.

  5. Avatar
    Você foi enganado, ô babaca.

    Como esses ” adoradores de mitos” são idiotas. Dizer que o presidente Golden Shower, amigo do Queiróz, saiu vitorioso da polêmica causada por essa tragédia ambiental é uma imbecialidade ( para quem não sabe discernir)ou hipocrisia ( para quem manipula a notícia). Como vitorioso ???,, se ele disse e desdisse baboseiras e burrices desde a semana passada e só acertou quando ouviu os governadores do Norte-Nordeste.E somente um tolo cabeçudo para acreditar e dizer que o despreparado Ministro do Meio-Ambiente ( um corrupto processado por beneficiar mineradoras) vai “negociar” com os governos da Alemanha e Noruega, impondo condições para aceitar a ajuda financeira daqueles países. Isso é uma piada. Seria cômico se não fosse trágico. Bando de imbecis.

    • Avatar

      Bolsonaro saiu tão votorioso que os E U A se pôs do lado dele. Além disso os exportadores europeus pressionaram o francěs para não perderem negócios para o Mercosul.

      O último brasileiro que se impos contra os europeus, inclusive os E U A foi D.Pedro II.

      Qualquer ajuda internacional tem uma troca. Devido a esse apoio ao Bolsonaro, ele terá de ficar longe do Irã. Assim já aceitou até um avião de Israel.

  6. Avatar

    excelente texto, parabéns pela lucidez

    uma pena que os cocôminions vão dizer que é coisa de comunista, pois o ódio deles a um partido é maior que a vontae de nao passar recibo de fascista

    sao uns coitados

  7. Avatar

    Vamos aos pontos. O céu de São Paulo escureceu devido a diversos fatores, entre eles, de fumaça provenientes das imensas queimadas da Bolívia e Paraguai.

    As informações ainda estão um pouco truncadas, sobre aumento ou não em relação a outros anos, o que se divulga é que eles estão na média, estados do Amazonas e Rondônia acima da média no entanto Mato Grosso e Pará abaixo da média (estimativas do Global Fire Emissions Database, projeto de pesquisa que compila e analisa dados da Nasa).

    Sobre as ONGs, o presidente fez ilações, o que não é esperado de um presidente, no entanto, eu particularmente não duvido, e principalmente a ala de generais do governo que entendem de Amazônia mais do que qualquer um, sabem como as coisas funcionam por lá.

    Noruega e Alemanha não cancelaram nada, eles apenas bloquearam o valor que ia para o fundo, no entanto o ministro do meio ambiente está negociando com eles como será a administração desses recursos, cada parte colocando suas restrições até chegar a um consenso.

    Sobre os artistas, estes, convenhamos que não são grandes referências para nada, basta ver as declarações da Anita.

    Quanto ao Macron, basta apenas ver o que ele escreveu, “Nossa casa”, não, a Amazônia não é casa dele. E não, ela não produz 20% do oxigênio do planeta. E do G7, apenas Macron ficou com toda essa picuinha. Espanha, Reino Unido e Alemanha rechaçaram Macron em diversos momentos inclusive quando Macron se opunha ao acordo UE-Mercosul.

    E não vem “Chumbo grosso” por aí, não, fique tranquilo. Brasil se saiu vitorioso diplomaticamente dessa situação. Boris Johnson, Trump e até Merkel já sentiram qual é a do Macron. Macron vem sofrendo politicamente na França com a crise dos coletes amarelos, e também sendo pressionado pelos agricultores franceses a não aceitar o acordo com Mercosul. E há uma onde verde na Europa muito forte, com políticos ambientalistas assumindo cada vez mais cadeiras e Macron também viu uma oportunidade de surfar nessa onda acenando para esse eleitorado uma liderança verde no mundo. Não há sequer ameaças de sanções ao Brasil, e ressalto, Bolsonaro sai maior dessa crise, não tenha dúvidas. Esses temas polêmicos “ativam” debates nas redes sociais e muita coisa até então não divulgadas na grande mídia começam a surgir e as pessoas veem que as coisas não são bem como parecem, que há muito alarmismo e histeria.

    • Avatar

      Falou muito camarada!!!

    • Avatar

      Este bolsominion é mais um que sofre de coprofagia!

    • Avatar

      Sr Paulo Elias! Está aí mais um que gosta de se enganar! Tem ficado cada dia mais difícil defender as verborragias do bozo!

    • Avatar

      The New York Times ;
      “Um tesouro global está nas mãos do presidente Jair Bolsonaro, o menor, o mais maçante e o mais insignificante dos líderes. Jornais de hoje publicam notícias de fontes oficiais de que as queimadas do mês de agosto que ainda não terminou já bateram o recorde da série histórica. Sr Paulo Elias, contra os fatos não há argumentos.

    • Avatar

      “Recruta zero”, o presidente eleito pelo NYT como mais insignificante é aquele no qual não param de falar nele? Aquele que só de tocar no nome já é garantia de audiência? Aquele que é o político com mais engajamento no mundo nas redes sociais? Entendi.

  8. Avatar

    Todos fatos relacionados ao governo atual ,o cego e a angustiada vivandeira passam o pano. De um irado afasta te ,de um hipócrita fuja sempre.

  9. Avatar

    O que esperar do bozonero?

  10. Avatar

    Eu tenho a nítida impressão de que essa Geninha é, na verdade, o Genaro… E Macron é um janota jactancioso, rei da bazófia. Parece um almofadinha de filmes de comédia tipo os feitos por Jim Carrey…

    Calife, vc tem que ser menos complexado de vira-latismo. O Brasil não deve nada a ninguém. O mundo desenvolvido não é nem nunca foi exemplo de conservação ambiental, não pode nos cobrar nem colocar o dedo em nossa cara… Ademais, a Amazônia não é exclusivamente brasileira. 40% da floresta está distribuída por países vizinhos, inclusive na Guiana Francesa, território ultramarino de Macron (equivale a um Alasca ou Havaí, politicamente falando). A mata na Bolívia está ardendo, e ninguém fala nada. Muitos especialistas acreditam que o céu preto de SP se deve às queimadas no país vizinho, onde o fogo consumiu mais de 500 mil hectares, bem como no Pantanal paraguaio, devastando mais de 20 mil. Mas isso não sai na imprensa, querem claramente politizar a tragédia…

  11. Avatar

    “Macron escreveu: “Nossa casa esta queimando, literalmente. A floresta amazônica, pulmão que produz 20% do oxigênio do nosso planeta, está em chamas.”

    Pulmão que produz oxigênio? kkkkkkk na 5ª Série aprendi que ASPIRAMOS O2 (junto com outros gases, a maioria N (que é inerte)) e RESPIRAMOS CO2.

    Aí vem um presidente Francês contradizer a minha professora, e um monte de gente desmerecendo os professores. É o fim da picada. kkkkk

    Até agora ainda não me convenceram o por quê e como a nuvem das queimadas na Amazônia conseguiu viajar 3500Km para chegar a São Paulo sem se diluir na atmosféra.

    A fumaça passou por Rondônia, sul do Mato Grosso, Mato grosso do Sul e por fim só foi encobrir do outro lado do estado, o centro de SP. Alguém explica o por quê nesses estados a nuvem não apareceu, ou a mídia não detectou?

    • Avatar

      O presidente Francês devia era explicar o por quê os países desenvolvidos ainda não cumpriram o acordo da Rio92 para reduzir o CO2 e pagar os devidos créditos de carbono a que o Brasil tem direito.

      Alguém ajuda o francês?

  12. Avatar

    “Mas não era a bomba atômica, eram as queimadas que atingiam a metrópole paulista” Jorge Calife.

    Tá vendo o que dá colocar um semi-letrado pra escrever coluna num jornal?

    No verão, quando vierem as chuvas, essa toupeira em forma de jornalista também vai culpar o Bolsonaro pelas enchentes.

  13. Avatar

    Só escreveu besteiras.

  14. Avatar

    Jornalista mal informado, faz uma matéria sem verificar a veracidade do que se ouve. Escuta o que a família Globo diz e acredita em tudo.

  15. Avatar

    ESSES DOIS, PELO JEITO JÁ FORAM DAR BOM DIA PRESIDENTE LULA KKKKKK

  16. Avatar

    Nossa…dá pra substituir esse texto inteiro por mugidos. Dá na mesma.
    Quando essa novelinha da amazônia passar, qual será a próxima tragédia? Vamos fazer um bolão?
    Nossa! Será que é efeito da PEC 241? Afinal, era a PEC do FIM DO MUNDO hahahahaha!
    Ah não…todo mundo esqueceu dessa PEC já.
    Enfim…vamo mugindo junto, gado!!! E aproveitem! O oxigênio tá acabando HAHAHAHA!!!

  17. Avatar

    É fácil , é só fazer arminha pra todo mundo!!!!!!!!
    !kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Avatar

      Não podemos ser ingênuos a ponto de achar que não existem interesses difusos nesta questão, mas a maneira como o Bolsonaro debochou da esposa do presidente da França mostra como ele realmente não está à altura do cargo, não condições mínimas para lidar com assuntos mais complexos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document