quinta-feira, 15 de abril de 2021 - 19:56 h

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / A biocatástrofe brasileira continua a bater recordes

A biocatástrofe brasileira continua a bater recordes

Matéria publicada em 8 de abril de 2021, 15:08 horas

 


Estudo prevê meio milhão de mortos até o mês de junho

Esta semana a pandemia de Covid-19 bateu outro triste recorde no Brasil. Entre segunda e terça-feira foram notificadas 4.211 mortes. Nem dá mais para comparar esses números com desastres conhecidos. Em um ano já morreram 337.364 brasileiros. E esse número deve aumentar. Segundo projeções feitas pela universidade de Washington e pelo Laboratório Nacional de Los Alamos, nos Estados Unidos, o Brasil deve ter meio milhão de mortes por Covid-19 até o mês de junho.

Em 1902 a erupção do vulcão Monte Pelée na Martinica riscou do mapa a cidade de Saint Pierre, matando seus 30 mil habitantes. É como se aqui no Brasil, em um ano, dez vulcões iguais tivessem destruído 10 cidades do tamanho de Saint Pierre. São Paulo teve 378 mortos em um único dia e o governo esta estudando a abertura de 600 valas para dar conta da enxurrada de cadáveres que saem das UTIs superlotadas, todos os dias.

Em seu podcast na internet, o neurocientista Miguel Nicodelis comparou o desastre brasileiro ao derretimento da usina nuclear de Chernobyl, na União Soviética, em 1986. Embora o desastre tenha acontecido na Ucrânia soviética, ele espalhou poeira radioativa por vários países vizinhos, como a Suécia. Como Chernobyl, a pandemia brasileira descontrolada ameaça os países da América do Sul, que já fecharam suas fronteiras e o mundo, com o desenvolvimento de novas variantes do vírus. O que pode anular todo o esforço mundial para a criação de vacinas.

Esse é o preço que pagamos pelo negacionismo do atual governo. No dia em que o número de mortos batia um novo recorde o ministro Kassio Nunes Marques, do STF, liberou a realização de cultos e missas presenciais nas igrejas e templos. E nós sabemos que igrejas são focos de transmissão de vírus. É claro que os governadores dos estados recorreram da decisão, que esta sendo julgada pelos ministros do STF no momento em que escrevo essas linhas.

A decisão do ministro fez com que a equipe da BBC Brasil lembrasse da história de um pioneiro do negacionismo anti-científico. O bispo Alvaro y Balano que viveu em Zamora, na Espanha, durante a gripe espanhola de 1918. Ballano achava que a ciência afastava os homens de Deus. E fazia pregações criticando cientistas famosos, como o físico Isaac Newton e o pioneiro da eletricidade André Marie Ampére. Quando a gripe mortal se espalhou pelo território espanhol ele insistiu em manter a igreja de Zamora aberta, fazendo missas presenciais. E o resultado foi que a cidade de Zamora perdeu 5,7 porcento de sua população vítima da gripe. Enquanto a capital Madri perdia apenas 0,4% de sua população.

Os quatro mil mortos da última terça feira foram manchete na imprensa mundial. Até o doutor Anthony Fauci, o epidemiologista chefe dos Estados Unidos, se pronunciou. Ele disse que a situação no Brasil é muito grave e que o governo brasileiro devia considerar, seriamente, a implantação de um lockdown nacional. O Laboratório Nacional de Los Alamos usou seus supercomputadores para projetar a evolução do vírus no Brasil e a conclusão foi de que teremos 516 mil mortos antes do final de maio.

E quanto mais o vírus se reproduz, nesse imenso caldeirão de cultura em que se transformou o Brasil, mais variantes são produzidas. Esta semana foi identificada uma mutação semelhante a da África do Sul, em São Paulo. Em São Paulo a única cidade que conseguiu reduzir a taxa de mortes e de contágios foi Araraquara. Onde o prefeito decretou um lockdown rigoroso. Mas o presidente da República não quer nem ouvir falar nessa palavra.

E assim caminhamos para confirmar as previsões de Los Alamos e da Universidade de Washington. Não há escapatória. Vamos chegar a um momento, nos próximos meses, que as medidas necessárias terão que ser tomadas. Mas aí já será tarde demais e teremos pessoas morrendo no meio das ruas, e corpos sendo cremados em fogueiras coletivas.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

39 comentários

  1. Avatar

    Acho muito covarde esses ataques feitos diariamente realizado pela imprensa brasileira contra o presidente do Brasil. Isso não leva a nada, só intensifica as brigas políticas, sabemos que os ataques são oriundos da falta de verba que a grande mídia tinha e que o atual governo cortou. Hoje vi em um grande jornal que o ministro da saúde trocou a foto dele no Facebook, olhem o que a imprensa está prestando, não noticiam mais nada só fazem fofocas.
    Quero agradecer aqui pelas belas reportagens do Diário do Vale, um jornal sério que busca ser imparcial em suas reportagens.

  2. Avatar

    Mais 17 óbitos por Covid-19 são confirmados em Volta Redonda e total vai a 640

    Usem máscaras!!!!!!!!!

    • Avatar
      Usem mascaras, não contem com a vacinação para segurar o vírus!!!

      Cientistas divulgam relatório sobre a CoronaVac e alertam o Brasil: “países que utilizam a vacina chinesa não conseguirão conter a Covid-19”

      Especialistas disseram que a crise crescente no Chile deveria enviar um aviso ao resto do mundo de que as vacinas chinesas, incluindo a CoronaVac, são muito fracas para impedir a propagação do vírus, mesmo com um programa de imunização bem-sucedido.

       Chile está usando principalmente a vacina CoronaVac, fabricada pela gigante farmacêutica chinesa Sinovac, que um estudo da Universidade do Chile revelou ser apenas 3% eficaz após a primeira dose, aumentando para 56,5% duas semanas após a segunda. Outro estudo no Brasil descobriu que a eficácia pode ser tão baixa quanto 50%, o que apenas atende ao limite da Organização Mundial da Saúde para uma vacina aceitável.

      Para efeito de comparação, as vacinas Pfizer e Moderna têm taxas de eficácia de 95% e 94%, respectivamente, enquanto a da AstraZeneca é de cerca de 79%. Testes com dezenas de milhares de pacientes que receberam as vacinas dos EUA e da Grã-Bretanha descobriram que eles interromperam até 100 por cento das hospitalizações e mortes, em comparação com os 84% do CoronaVac.

      Os cientistas temem que as vacinas chineses permitam que muitas pessoas escapem das fendas da imunidade, deixando uma proporção significativa da população vulnerável a adoecer gravemente com a doença. Mas eles admitiram que uma injeção acima de 50% de eficácia é melhor do que nada.

  3. Avatar

    A verdade é que as pessoas tem que começar a pensar e largar de seguir cegamente líderes políticos e religiosos.

    Pensem com suas cabeças!

    Usem mascaras!

    Parem de seguir , comecem a pensar por si próprios.

    Cada um arca com as consequências de seus atos .

    E os líderes estáo se lixando .

  4. Avatar

    Na época do PT tudo era culpa do FHC, hoje não podemos culpar o FHC, pois o STF entregou a sentença de administração da pandemia do Covid-19 para prefeitos e governadores!!!

  5. Avatar
    Politização da crise de saúde

    O Calife é melhor escrevendo sobre ficção científica. Nessa nova seara, até ele cai na tentação de politizar o problema, que por si só é muito sério, e tenta induzir a população inculta e mal informada, a acreditar que o culpado de tudo é o presidente. O negócio é minar o governo e por tabela, a população e o país. Depois, a gente tenta consertar. Mas, aí pode ser tarde demais. Não quero ver Madalenas arrependidas depois não. Juízo, minha gente.

    • Avatar

      É né ?

      Até meados de 2016 tudo era culpa do presidente, mas agora subitamente deixou de ser.

      Interessante isso …

  6. Avatar

    Giuseppe Cadura, caso você pegue o covid , se tiver coragem não use os remédios precoce que o seu médico receitar, ivermectina ou cloroquina. Pois quem receita não é o presidente e sim o médico, deixa de ser ignorante seu esquerdista doente.

    • Avatar

      Operário, eu sei que vc não teve a oportunidade (ou vontade) de estudar, mas isso não é desculpa para ficar reproduzindo fake news sobre cloroquina e afins, idiotices comprovadamente declaradas INÚTEIS pela ciência (ah, esqueci que vc não deve saber o que é ciência).
      Que médico é esse que vai receitar cloroquina e vermífugo para Covid, suíno bolsomínico? Pode aparecer um ou outro incompetente dizendo que “pelo menos, mal não faz”.
      Ou então algum formado em Medicina na UniZap… ahahaha

      #BolsonaroGenocida
      #BrazilianVirus
      #VirusBrasileiro

    • Avatar

      Brasil chega a 350 mil mortes por covid, 17 dias depois da marca de 300 mil… –

    • Avatar

      Quem ainda fala em Cloroquina é tão quadrúpede quanto o presidente.

  7. Avatar

    Gente esquece o passado , temos que nos focar em cumprir protocolos para seguirmos em pé.

    O povo é o culpado de estar desenfreada essa pandemia.

    Em outros países onde as pessoas são mais disciplinadas os números são bem menores, percentualmente falando.

    Façam cada um a sua parte!

    • Avatar

      Enquanto isso as escolas particulares já confirmaram que semana que vem voltam as aulas, mesmo estando na bandeira roxa.

      Lamentável.

      Invés de fechar o comércio tinha que cancelar o presencial das particulares.

      Particular, todos tem Internet, notebook, smartphone, não há desculpa para não ficar online.

      Doideira!!!!!!

      Sem leitos , sem utis, sem juizo!

      Vivem querendo fechar o comércio , mas as aulas continuam, sendo que crianças e adolescentes nem cumprem protocolos direito e saem distribuindo covid.

    • Avatar

      O povo é culpado ?????????

      O chefe do executivo esnoba 70 milhões de doses de vacina e o povo é culpado ???

      O chefe do executivo manda as pessoas não usarem máscara e o povo é culpado ???

      O chefe do executivo aglomera dia sim, dia também e a culpa é do povo ???

      O chefe do executivo nomeia um general semi alfabetizado pra cuidar da maior crise sanitária da história do Brasil e o povo é culpado ???

      Ora meu amigo, vá pentear macaco.

    • Avatar

      Sim Gilmar!

      Eu não fiz o que foi mandado.

      Os adultos tem que aprender a ter discernimento e largar de ser pau mandado.

      Cada um tem que fazer sua parte!

      Tá cheio de gente se máscara.

  8. Avatar

    Não se pode dizer que o pais não lidera nada com o Vozo6,Oia nois aí no topo MITO MITO MITO MITO MITO MITO MITO

  9. Avatar

    Calife resolveu dar aula de conhecimento e sensatez,o gado negacionesta(que estão desesperados atrás da vacina) muge ,aliás mugia

  10. Avatar

    Onde foram parar os bilhões enviados aos governadores e prefeitos, onde foram parar os hospitais de campanha. Essa pandemia está sendo ótimo para os esquerdopatas, estão jogando a culpa toda no presidente. Outra coisa, não isolou porque não caíram as mortes? Tenho lá minhas duvidas sobre essas mortes, será que foram só de covid? Pois o pessoal da esquerda é capaz de tudo é de torcer a favor de uma pandemia para destruir o governo Bolsonaro. #bolsonaro 2026.

    • Avatar

      Operário, mais um pobre gado do miliciano genocida, posando de Epidemiologista com doutorado na UniZap.
      Quando a gripezinha do Capitão Cloroquina arrastar o primeiro de sua família pra agonizar numa UTI com Covid ou para dentro de um caixão lacrado, volte aqui para dizer que tem dúvidas quanto às mortes.

      #BolsonaroGenocida.

    • Avatar

      Quem controla a PF e a CGU é o governo federal, não é?
      Então pergunte a eles o que ocorreu com esse suposto desvio e não acredite em um jornal chamado Terra Brasil. Só essa dica que dou.

    • Avatar

      De novo, só para lembrar àqueles que gostam de procurar culpados (mas se esquecem da ditatura chinesa, onde tudo começou, e que a s´duras penas comunicou a gravidade do problema para a OMS), quem falou primeiro em gripezinha, foram os médicos David Uip e Drausio Varela. O primeiro, inclusive, se auto receitou Cloroquina, quando foi acometido da doença causada pelo vírus chinês. Ouçam o que disse na rádio Jovem Pan, o presidente do Conselho federal de medicina. Como diria o Umberto Eco, a internet deu voz a muito idiota. Meu Deus !

    • Avatar
      Vírus Brasileiro

      O gado do Capitão Cloroquina tá sabendo legal. Cloroquina neles.

      #BrazilianVirus

  11. Avatar

    O gado do Capitão Cloroquina insiste em cloroquina, “tratamento precoce” e muge, replicando fake news:
    “a culpa é do STF, a culpa é do povo, a culpa é do governador de Roraima, a culpa é do prefeito de Arapiraca…”
    A culpa nunca é do miliciano genocida que deixou de adquirir as vacinas quando estas estavam disponíveis e ofertadas ao Brasil.

    Enquanto digito, sai o novo record: mais de 4 mil mortos hoje pela “gripezinha” do genocida.

    • Avatar

      A culpa é só dele? Acorda, garota!!! Vá se informar!!! Quantos políticos fazendo coisas erradas, enfermeiros desviando vacinas, aplicando vacinas de vento… E a culpa é só do Bolsonaro?deixa de ser doente e vá se tratar! A responsabilidade é de TODOS!!!!

    • Avatar

      E vc acha que só a Vacina é a Salvação??? Quem garante os efeitos que vai trazer a longo prazo??? Precisamos de vacina, sim. Mas confiável, segura, eficaz e isso só com o Tempo… Algumas vacinas estão matando também. Se informe!

    • Avatar

      A responsabilidade é só do presidente? É de todos!!! O Brasil está batendo recorde de CORRUPÇÃO TAMBÉM. Vários políticos fazendo coisas erradas, enfermeiros desviando vacinas, aplicando vacinas de vento e a culpa é só do presidente???? Vacina é bom sim, mas tem que ser confiável,vsegura. E todos colaborarem. Acorde, doentinha!!!

    • Avatar

      Quantos bilhões de Reais foram enviados aos governadores e prefeitos? Quantos milhões vieram pra VR e sumiram? vacinas?

    • Avatar

      Esquerdistas adoram passar vergonha, ou são todos robõs para não perceberem.

    • Avatar

      Seu “Vai Vendo”, o caçador da boquinha perdida, o sr. tá vivo ainda?
      Deve ser osso ficar se humilhando pra conseguir vaguinha de aspone em plena pandemia. Pelo menos, use a máscara.
      Enquanto isso, vá acreditando em fake news já desmentidas há séculos.

      #BolsonaroGenocida

    • Avatar

      Dona (ou Seu) “Unicornia”, a culpa não é só do Genocida, não. É principalmente de seu gado eleitoral, que acredita em fake news e faz Mestrado em Microbiologia na UniZap.

      Quando a “gripezinha” do Capitão Cloroquina arrastar o primeiro de sua família pra dentro de um caixão lacrado, volta aqui pra defender seu miliciano de estimação

      Pobre de direita é o Suíno que aplaude o Abatedouro… kkkkk

    • Avatar

      Hahahahahaha

      Olha o tal de vai vendo aí !!!
      Eterno desempregado.

      Disse que o melhor candidato pra Volta Redonda era o Benevenuto.

      HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAh

    • Avatar

      Ricardo Malesch o melhor prefeito é o Neto, segundo os netistas. Com ele ocorreram 17 óbitos por Covid-18 SOMENTE neste dia 12/04, o mesmo número de novembro inteiro como Samuca.

  12. Avatar
    Usem mascaras!!!!!!!!!!!!

    Final do mês o bico vai pegar!

    1 semana após Páscoa, primeiros sintomas
    2 semana após Páscoa, agravamento dos sintomas.
    3 semana após Pascal óbitos.

    Se cuidem, mesmo que para isso tenha que se isolar dos malucos da família.

    A expectativa é de 5000 mortos para fim de Abril.

  13. Avatar

    O que me mais me espanta nisso tudo é a população.

    Várias pessoas sem máscaras e não podemos falar nada, pois impera uma lei do silêncio, se você fala pode até apanhar.

    • Avatar

      Verdade, tenho a mesma sensação, parece que não possuem noção do que está ocorrendo no país ou que simplesmente preferem não levar a sério e crer em milagres divinos ou até mesmo na sorte. Como podemos nos considerar uma raça superior aos outro animais quando nos momentos mais difíceis não conseguimos agir como um ser social? É uma realidade definitivamente degradante em vista do ideal antropocentrista.

  14. Avatar

    Tem gente que finge que faz protocolo.
    Esses dias vi uma família que é conhecida minha inteira aglomerada e sem máscara.

    Pai, mãe, filhos juntos com outras crianças e adolescentes sem mascaras, sem espaçamento.

    Essas pessoas tem idoso em casa e vivem reclamando que a pandemia não acaba.

    Não acaba por este tipo de comportamento delas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document