Fui buscar meu filho na escola. Ele estava tão feliz, contente. Ele estava “up”, isso mesmo, é uma escola bilíngue. É incrível perceber o quanto a escola é capaz de potencializar o processo de socialização, o qual é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. Foi assim também com minha filha mais velha. Bendita escola. Obrigado!
Segundo Freud, pai da psicanálise, a primeira infância é fundamental para a construção de adultos saudáveis. Nesse prisma, é evidente que a escola, durante esse período, é essencial para a formação de bons cidadãos. No entanto, apesar do ECA tomar a o direito à educação como fundamental, muitas vezes não é o que verificamos no cotidiano das famílias brasileiras.
A importância da escola durante o início da vida advém de seu caráter formador: é lá que a criança terá contato com seus primeiros deveres, responsabilidades e restrições; é onde aprenderá com maior ênfase o respeito à hierarquia e o que é social e eticamente certo ou errado. Dessa forma, é nesse local que desenvolverá sua primeira consciência moral, uma vez que, como disse John Locke no desenvolvimento de sua teoria sobre a Tabula Rasa, a criança é como um livro em branco pronto para o seu preenchimento com suas experiências, que devem ser positivas a fim de formar um bom adulto.
Além disso, o colégio é um ambiente que proporcionará o contato do infante com cenários diferentes do familiar, nos quais ele será exposto a culturas, etnias tipos físicos e religiões diferentes. Dessa forma, com a percepção da diversidade que existe em diversos aspectos, será ensinado a respeitá-los, uma vez que haverá convívio quase diário com essas diferenças. Há, no entanto, uma grave defasagem na informação passada à família que, muitas vezes, não tem consciência da importância de levar as crianças, ainda muito pequenas, à escola e, por conseguinte, não o fazem e prejudicam todo o desenvolvimento do indivíduo em formação.
É importante entendermos o quão essencial é a divulgação de tamanha importância que a escola, principalmente na primeira infância, tem para o desenvolvimento de nossas crianças, de nosso futuro, de nosso mundo, pois ele dependerá dos nossos herdeiros.
A mídia bem que podia nos informar um pouco mais, as escolas bem que podiam conversar mais com os pais, e nós bem que podíamos ficar mais atentos sobre essa questão, pois é na escola que o futuro será trabalhado, instruído e orientado. Será que se voltássemos à escola, nas reuniões, nos encontros, nas festas de fim de ano, nas apresentações de nossas crianças. Será que já não seria o primeiro passo para a real valorização da escola nossa de cada dia?
Boa Leitura,
TMJ!
Raphael Haussman. É professor, Coach, consultor e apaixonado por educação e desenvolvimento humano e, ainda, pai da Raphaela e do Theo.
Nosso dicionário:
*Up – Esse vocábulo de origem inglesa pode apresentar uma série de traduções para o português, entre elas “acima” e “até”. No contexto acima, “estar up” significa estar alegre, feliz ou contente.
*Bilíngue – Bilíngue é um adjetivo que se relaciona com algo ou alguém que se expressa em duas línguas. Nessa perspectiva, uma escola bilíngue busca alfabetizar seus alunos em dois idiomas diferentes.
*Freud – Sigmund Schlomo Freud (Freiberg, 6 de maio de 1856 – Londres, 23 de setembro de 1939), conhecido como o pai da psicanálise, foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana.
*ECA – ECA é a sigla do Estatuto da Criança e do Adolescente, um documento formado por um conjunto de leis que garantem os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil.
*John Locke – John Locke (Wrington, 29 de agosto de 1632 — Harlow, 28 de outubro de 1704), foi um renomado filósofo inglês, um dos mais importantes pensadores do empirismo, o qual exerceu grande influência sobre vários filósofos de sua época.
*Tábula Rasa – A “Teoria da Tábula Rasa” de John Locke, contrariando o inatismo, afirma que, ao nascermos, somos como uma folha em branco que é escrita na medida em que vivemos e temos experiência de mundo.
*Futuro – O dicionário define futuro como o tempo que está por vir, a existência que se há de seguir à atual, mas no caso do texto, pode ser considerado como sinônimo de criança.
1 comment
Meus filhos estudam desde os 2 anos.
Mas isso é para poucos.
Vagas na educação infantil pública é cada vez mais difícil.
Sem contar que as vezes é mais fácil deixar o filho com um famíliar ou vizinho mediante remuneração para poder ir trabalhar, pois a maioria das escolas são meio período.
Mães não podem sair no meio de serviço para levar ou buscar criança na escola.
E no período que não está na escola a criança fica com quem?
Pois se você for ver na saída da escola, nos grupos de zap escolares e em reuniões a responsabilidade da educação fica para mãe mulher.
Direitos iguais é balela.
Escola teria que ser tempo integral!
Tempo integral para bebês, crianças e jovens.
Teríamos crianças longe das ruas, instruídas e bem alimentadas.
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