sexta-feira, 23 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / A festa de entrega do Oscar é televisionado pela primeira vez (1953)

A festa de entrega do Oscar é televisionado pela primeira vez (1953)

Matéria publicada em 19 de março de 2019, 07:00 horas

 


Túnel do Tempo

* Estreia mundial no Teatro Scala de Milão, Itália, de “O Guarani”, ópera do compositor brasileiro Carlos Gomes (1870).

* Plutão é fotografado pela primeira vez, mas não é reconhecido como um planeta (1915).

* O Congresso dos Estados Unidos estabelecem os fusos horários no país e aprovam o horário de verão (1918).

* É inaugurada a ponte da Baía de Sydney. Demorou oito anos para ser construída (1932).

* Adolf Hitler assina o Decreto Nero ordenando a destruição da infraestrutura da Alemanha e de países ocupados para evitar que as tropas aliadas (principalmente as soviéticas) tenham acesso às obras e às construções da era nazista (1945).

* A festa de entrega do Oscar é televisionado pela primeira vez (1953).

* Entra em vigor no plano internacional a Convenção de Viena sobre Relações Consulares (1967).

* Índia e Bangladesh assinam um tratado de amizade (1972).

* Embargo dos EUA a Cuba: o presidente Jimmy Carter se nega a renovar as restrições para os cidadãos estado-unidenses em viagens para Cuba (1979).

* Três operários morrem e cinco ficam feridos durante um teste do ônibus espacial Columbia (1981).

* Uma forte chuva atinge a cidade de São Paulo, deixando vários lugares completamente alagados, inclusive a sede do SBT, que na época, ficava na Vila Guilherme. Vários equipamentos foram perdidos e/ou estragados na enchente (1991).

* O presidente taiwanês Chen Shui-bian é baleado dias antes da eleição presidencial no país de 20 de março (2004).

 

Zig – Zag

* Hoje: Dia do Diplomata, Dia do Carpinteiro, Dia do Marceneiro.

* Renomados médicos e especialistas brasileiros em doenças raras e autoridades participarão do evento “Cenário de Doenças Raras no Brasil”, que será realizado hoje, em São Paulo.

* Aspectos relacionados aos diagnósticos, tratamentos e perspectivas dos pacientes estarão em pauta.

* E, pela primeira vez na história do evento, que está em sua quarta edição, ao lado de grandes referências nacionais das áreas de genética, neurologia, psiquiatria, oftalmologia, estará um médico do Sul Fluminense e professor do UniFOA, o pneumologista volta-redondense, Gilmar Zonzin.

* Coordenador do Serviço de Pneumologia da Casa de Saúde Santa Maria, em Barra Mansa, e professor do curso de Medicina do UniFOA, Zonzin abordará questões relativas à fibrose pulmonar idiopática (FPI), doença rara, crônica e grave, caracterizada por cicatrizes (fibroses) nos pulmões, o que faz com que esses órgãos percam sua elasticidade, provocando uma dificuldade respiratória progressiva.

*Segundo o pneumologista, a doença atinge principalmente pessoas acima dos 50/60 anos, predominantemente do sexo masculino, que apresentam inicialmente quadro clínico de cansaço, e falta de disposição física.

*Para o médico, invariavelmente, os pacientes e os próprios médicos consideram que os sintomas sejam parte do próprio avanço da idade.

* “Os sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças, o que leva a uma grande demora no diagnóstico”, avalia.

*O diagnóstico da FPI exige uma série de exames específicos e, como não tem cura, é extremamente importante que o diagnóstico seja feito precocemente.

*”Quando os sintomas aparecem sem que seja identificada uma causa clara e persistem, mesmo após algum tratamento, é importante que o paciente procure imediatamente o pneumologista”, alerta Zonzin. *Caso o diagnóstico da fibrose pulmonar idiopática seja confirmado, será instituído o tratamento adequado para desacelerar a evolução da doença, reduzir os sintomas, melhorar a qualidade de vida e a sobrevida dos pacientes.

 

 

Quem Vem

*No evento que acontece hoje à noite, na Camara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda, a convidada especial que irá realizar uma palestra, será  Virna Dias.

* Virna foi convocada pela primeira vez para a Seleção Brasileira de Voleibol Feminino em 1991 e esteve presente nas conquistas da medalha de ouro no Grand Prix de 1994 e os vice-campeonatos do Campeonato Mundial do mesmo ano e da Copa do Mundo de 1995.

* É medalhista de bronze da Olímpiada de Sydney e tem ainda três títulos do Grand Prix (em 1996, 1998 e 2004).

* Depois de encerrar a carreira na quadra, se tornou jogadora de Vôlei de Praia, fazendo dupla, com Sandra Pires, sendo campeãs nesta modalidade nas Olimpíadas de Atlanta.

* Pelo Flamengo, foi campeã da Superliga Brasileira de Voleibol Feminino de 2000–01.

*Atualmente, ela dá palestras para empresas sobre motivação em empreendedorismo.

 

Sala Vip

* Um dia para homenagear as mulheres: 19/03. Essa foi a data escolhida pela CDL Jovem de Volta Redonda para promover um grande evento às 19h, no Espaço CDL-VR, no Aterrado, que visa não só marcar o mês de conscientização sobre os direitos e valorização da mulher, mas também para oferecer oportunidade de capacitação e troca de experiência. E a palestrante da noite vai ser a ex-jogadora de vôlei da Seleção Brasileira, Virna Dias que irá falar sobre motivação e empreendedorismo. O tema da palestra é “A liderança que Constrói Talentos”. Ao final do evento, um coquetel e sorteio de brindes para celebrar todas as mulheres empreendedoras de Volta Redonda. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3344-8052.

* Segundo o presidente da CDL Jovem, Bruno Freitas, a CDL de Volta Redonda faz questão de realizar um evento especial que valorize a mulher, porque reconhece a importância de todas no desenvolvimento econômico da cidade.

* “A Virna tem uma bela história de vida e de carreira, um exemplo bem-sucedido que serve de inspiração. E é isso que queremos trazer para nossas associadas, cases que possam mostrar que é importante acreditar sempre num sonho e criar meios para realiza-los”, afirmou.

* A segunda diretora-social, Fernanda Tonilo Lima, que está à frente da organização do evento, destacou a importância desse momento.

* “Estamos trabalhando focados nesse projeto desde janeiro, quando assumimos nesta gestão, pensando em algo que fosse para confraternizar, mas que pudesse também trazer conhecimento. E todos os anos, a CDL de Volta Redonda realiza esse evento, justamente, com esse objetivo, de promover o empreendedorismo feminino e valorizar as mulheres. Esperamos surpreender mais uma vez”, afirmou.

* O médico e empresário André Luis Marcelo Pereira, despertando hoje com sua mais nova idade. Será super abraçado, pelos familiares e inúmeros amigos.

* Também o empresário artístico Rafa de Paula, trocando de idade hoje. Recebe inúmeras homenagens, todas à distância, já que ele está residindo em Portugal.

* Outros queridos aniversariantes do dia: o bailarino José de Almeida; Aline Leal Moysés; Rita Magalhães; Márcia Dias Valim Pereira; Christine Magalhães Quintas; Adriana Carvalho;  Vivi Mel; Carmélia Gomide; Luisa Almeida; Tina Guedes; o arquiteto José Ricardo Florenzano Guimarães; Daniela Christoffer; o DJ Daniel Freitas; Joilene Santos Vieira; Leonardo Faria.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document