quinta-feira, 14 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / A hora de ver quem é menos odiado

A hora de ver quem é menos odiado

Matéria publicada em 23 de setembro de 2018, 10:06 horas

 


Polarização entre Bolsonaro e Haddad deve conduzir a um segundo turno em que voto contra o rejeitado decidirá a eleição

 

Clima de ‘Fla-Flu’ vai ficar mais evidente no segundo turno

Caso as pesquisas eleitorais estejam corretas – e não mudem significativamente até o dia da eleição – o segundo turno deverá ser um confronto entre Jair Bolsonaro, do PSL, e Fernando Haddad, do PT. Eles têm atualmente os maiores índices de intenção de voto, mas também compartilham a característica de terem as maiores rejeições: tem mais gente afirmando que não votaria neles de jeito nenhum do que dizendo que pretende votar neles. Resultado: para ambos, o segundo turno será mais uma questão de reverter rejeições do que de conquistar eleitores.
Diante de dois candidatos por quem o eleitor não nutre muita simpatia, ele será obrigado a escolher aquele por quem ele tem menos antipatia. Mesmo a intenção de votar nulo ou branco, ou mesmo de nem ir votar, pode ser superada pela preocupação com o que pode acontecer caso o candidato pelo qual o eleitor tem mais antipatia seja eleito.
Assim, espera-se que os candidatos busquem, durante o segundo turno, atrair eleitores de concorrentes que estejam no mesmo espectro ideológico. O problema, porém é que só uma pequena parcela do eleitorado decide seu voto por causa de ideologia.
O eleitor mais comum vota de acordo com o estômago, com o preço da gasolina, com as oportunidades no mercado de trabalho. Os conceitos de esquerda e direita fazem parte da mentalidade de uma minoria, que certamente tentará formar opinião, mas os votos que decidirão tudo vêm de uma população que não está nem aí para Marx ou Adam Smith.

As alianças

A tendência é que o clima de “fla-flu” extrapole as redes sociais e chegue às campanhas nas ruas. Além disso, o Congresso Nacional com que o próximo presidente terá de lidar já vai estar eleito – provavelmente com muita gente de partidos que não terão candidato no segundo turno.
Assim, vai ser muito importante, para os dois concorrentes, fazer alianças. E aí a já conhecida “flexibilidade” da classe política brasileira, traduzida na troca de apoio por cargos no futuro governo, vai representar um papel importante.
Já é possível imaginar, por exemplo, conversas entre o PT e PDT (apesar do “nem a pau, Juvenal”), PSTU, PSOL, Rede, e PPL. Por outro lado, o PSL de Bolsonaro, que até o momento está coligado apenas com o PRTB, pode fazer alianças com o Patriota do Cabo Daciolo e o Novo de Amoêdo.
E o “fiel da balança” deve ficar com os partidos que formaram o chamado Centrão, em torno de Geraldo Alckmin, além de outros partidos que têm candidato próprio, como o Podemos e o MDB. Esse pessoal reúne recursos financeiros, cabos eleitorais e deve ter bancadas importantes eleitas.

Ainda sobre pesquisas

Este artigo foi escrito com base no que diziam as pesquisas conhecidas em 19 de setembro. Mas o colunista reafirma o que escreveu em 24 de junho: “pesquisa é uma foto. E o processo eleitoral é um filme. Pelo meio do caminho, o eleitor pode perceber que aquele que ele pensava que era o mocinho na verdade é o bandido. Aí o voto e até a rejeição pode mudar. É preciso também entender que até o tal ‘de jeito nenhum’ da pergunta na pesquisa pode mudar de um dia pra outro”.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

41 comentários

  1. Avatar

    KKKKK como vc é instruída dona Catilina. Pelo visto é PHD em política. Só para esclarecer a senhora aqui no Brasil não existe essa de Partido de Esquerda e de Direita, o que existem, são grupos que se organizam para saquear os COFRES PÚBLICOS, e viver de mamatas. Por um acaso a senhora conhece algum político aqui de VR que pensa no povo ? Me aponte por favor. São todos uns safados e aproveitadores de pessoas otárias, que ainda fazem filas para votar nesses vagabundos. Data venia. Fujiiiii

  2. Avatar

    Aloprados e metidos a machões,não passam de mortadelas sem estudo.
    Acreditam em cachaceiro.

    • Avatar

      Bolsominion roedor de pão com ovo falando de mortadela…ahahah.
      Pobre de direita é feito barata que aplaude o inseticida. #EleNão

  3. Avatar

    Aloprados seguidores de condenado

    • Avatar

      Bom mesmo é o pobre de direita, que votou no Aécio e agora vai rasgar a camisa pirata da CBF quando o Bozo perder no 2o turno.

    • Avatar

      “Politizado” seguidor de fanfarrão. Viuvinha do Aécio Helicoca. É melhor ir se HaddadPTando, o homem está chegando kkkkkkkkkk

  4. Avatar

    Fico de bobeira como tem otário escrevendo aqui e defendendo LULADRÃO, o PODEROSO CHEFÃO como disse o CUMPANHEIRO PALLOCCI na cadeia. Vocês vão ter que engolir Bolsonaro eleito no primeiro turno cambada de ignorantes .

    • Avatar
      Com cola na mão e Wal do Açaí no coração

      O coiso dança no segundo turno, bolsominion revoltado. É melhor ele JAIR procurando emprego.

    • Avatar
      Gaúcho da Fronteira

      seu severino, pau-de-arara ingrato. antes da Era Lula, seus conterrâneos eram roedores de mandacaru com calango pra poder sobreviver, seu jegue.

    • Avatar

      Seu severino

      O coiso perde feio no segundo turno e digo mais : Até lá o General Pau-molão já deve ter dito no minimo mais umas 4 barbaridades que irão culminar com empolgantes 18 % no 2o turno.

      É bom jair arregando, pois vamos criar a URSAL, libertar o Lula e fundar a Pátria Grande.
      Vai preparando o furico que os COMUNISTAS estão chegando.

      HAUhaUhaUHAUAHUAhAUhauhauah

    • Avatar

      Seu Severino, o seu Nordeste já nos livrou de um playboy corrupto dependente químico e agora vai nos livrar de um fascista psicopata que não gosta de pobres feito vc…

  5. Avatar

    Podem colocar Deus pra presidente que não resolverá, porque o maior entrave ao pleno desenvolvimento do Brasil é seu povo… Seremos sempre um país dualista, ou como diziam os antigos, uma “Belíndia” (meio Bélgica, meio Índia)…

    • Avatar

      Concordo, o povo ainda tem encutido a política de colônia de exploração …
      Lei do Gérson…
      É cada um por si e o restante que exploda…

    • Avatar

      Então… ninguém fala no essencial que é o planejamento familiar e votação de um plano de metas econômicas e sociais. Deus ajuda a quem faz sua parte!

  6. Avatar
    Enéas, o mito, injustiçado

    Tive a honra de ter votado no Enéas.
    Quem teve Enéas , não se contenta com qualquer candidato.
    Infelizmente a coisa está feia.
    E ninguém escolhe o que ” acha” que seja melhor
    Para a nação e sim o que vai ser melhor para si ou sua categoria…

  7. Avatar

    A melhor dos Bozominions até agora foi o toco que tomaram da Embaixada da Alemanha. A coxinhada dizia que “o Nazismo é de esquerda”. Tomaram o toco e ficaram esperneando nas redes sociais, feito aluninho de 5a série revoltados.
    De comediantes involuntários, os Bozominions passaram a disseminadores de ódio nas redes.

    • Avatar

      Foi a definição deles sobre o nazismo, quais os critérios para isso? Até hoje nunca revelaram, só falam que foi de “extrema-direita”.

      Mas eu posso abordar melhor o tema para você, Burke é considerado o pai do conservadorismo. As raízes do conservadorismo e liberalismo (considerados de direita) passam por Adam Smith, Mises, Hayek, Ayn rand e Friedman. TODOS estes e a literatura conservadora/liberal tem como pilares a liberdade, propriedade e vida. O nazismo tinha como pilares justamente quebrar esses pilares que citei. Matou, perseguiu, centralizou poder, censurou, expropriou e controlou os meios de produção. Por definição, não tem como fazer isso e ser de direita.

      Sendo assim, é muito difícil dizer que o nazismo é de direita por não ter respeitado os princípios básicos do liberalismo e conservadorismo. Não interessa se a embaixada ou se a própria Alemanha diz que é de direita.

    • Avatar

      Verdade. Ademais, o que historiadores e outros intelectuais, a Embaixada alemã o bom senso pensam que são diante da imponência intelectual de um bolsominion?

    • Avatar

      Catilina, que tal começar a questionar? Que tal considerar que eu e a “embaixada alemã” podem estar equivocados e ou falando algo que envolve outras nuances e particularidades?

      O PSDB aqui no Brasil é considerado de direita, provavelmente a “embaixada do Brasil” responderia lá na Alemanha que o PSDB é de direita, considerando a realidade e cultura brasileira. No entanto, o PSDB É de esquerda em qualquer lugar da Europa ou na América do Norte, e não digo porque o PSDB tem “Social Democracia” no nome, óbvio que eu não seria tão leviano e simplista a esse ponto, mas por conta da plataforma do partido.

      Para de levar ao pé da letra o que qualquer um disser para você e passar a acreditar como uma verdade absoluta só por conta da autoridade dessa pessoa/instituição, autoridade não é garantia de credibilidade. Em Cuba, o presidente e os (únicos dois) órgãos de imprensa dizem que o mundo está um caos e a ilha prospera a cada dia, como se fosse um paraíso na terra, são informações oficiais, e aí?

      Questione! Pesquise! SEMPRE! Vai a fundo, não se permita achar que é bem informada a base de memes da internet e da página “Quebrando o Tabu”.

    • Avatar

      Tá bom, o nazismo é de esquerda. Pronto: Bolsominions, MBL, vc e outros iluminados satisfeitos.

    • Avatar

      KKKKK como vc é instruída dona Catilina. Pelo visto é PHD em política. Só para esclarecer a senhora aqui no Brasil não existe essa de Partido de Esquerda e de Direita, o que existem, são grupos que se organizam para saquear os COFRES PÚBLICOS, e viver de mamatas. Por um acaso a senhora conhece algum político aqui de VR que pensa no povo ? Me aponte por favor. São todos uns safados e aproveitadores de pessoas otárias, que ainda fazem filas para votar nesses vagabundos. Data venia. Fujiiiii

  8. Avatar

    E melhor se Haddad PTar, o homem está chegando kkkkkkkkkkkkk.
    Aceitem queridas. Dói menos kkkkkkkkkkkk

  9. Avatar

    Esse tal de Guto precisa de uma luz urgente. Quando eu disse “para que tudo no Congresso continue como está” significa que o “Centrão” (entre aspas porque na verdade é um Direitão e centro é estar em cima do muro), já está negociando para fazer num possível governo Bolsonaro o mesmo que vem fazendo há muito tempo, o que inclui o governo do PT. Antes dele foi o PSDB e atualmente eles estão mandando mais do que nunca com o MDB do Temer. Até da cadeia com o Eduardo Cunha. Resumindo, é só para os bolsonaristas se prepararem para uma possível grande decepção. Ou os generais, eminências pardas do ex-capitão, vão colocar tanques na porta do Congresso para romper acordos eleitorais e intimidar?

  10. Avatar

    O ex-capitão e seu vice general mordem bastante, para delírio de seus seguidores mais fiéis e depois dão umas sopradinhas para ver se conseguem convencer os indecisos de que suas declarações não foram bem assim como estão dizendo por aí.
    Enquanto isso, partidos do “Centrão” já estão querendo pular no colo do ex-capitão, provavelmente querendo a promessa de “casa, comida, roupa lavada, carro na garagem” e cargos no executivo para que no Congresso continue tudo como está e em troca deixar que a futura administração bolsonarista consiga governar empurrando com a barriga.

    • Avatar

      Quando o “Centrão” estava no colo de Lula e Dilma aí estava tudo bem, pois eles só queriam era “casa, comida, roupa lavada, carro na garagem”, etc… Agora NÃO PODE! Agora o bicho vai pegar! Antes era necessário esse “Centrão”, senão o PT não governava! Era o jeito moderno da governança petista! Agora se o Bolsonaro estiver com o “Centrão” aí é atraso, é fisiologismo, é tudo de errado!!! Como são hipócritas esses petistas que compraram todos os deputados no famoso caso do Mensalão e agora estão julgando Bolsonaro, que ainda nem passou para o segundo turno!

      O que dizer da ignorância daqueles que nada viam o que acontecia na cara deles e agora vêem até o futuro?
      Como diria o jornalista Boris Casoy:”Isso é uma vergonha!”…

    • Avatar

      Kkkkkkkkkk, O Bolsa não ganha de ninguém no segundo turno, muito menos do Haddad. A última pesquisa comprova isso.
      Queridas aceitem. Dói menos kkkkkllkkkk

    • Avatar

      boris casoy ?
      aquele que tripudiou dos lixeiros ?

      ééé… dá pra notar que tipo de pessoa o senhor é só de ler o comentário

    • Avatar

      Ergest: Pior não é nem o Casoy (racista preconceituoso). Pior é q a vovó tem o tal Mão Santa como ídolo kkkkkkkkkk
      Já falei p ela : Aceita querida. Dói menos.

  11. Avatar

    Bate panelinha que melhora.

    • Avatar

      Kkkkkkkkkkk. Elas estão louquissimas. Isso porquê ainda não virão as pesquisas de hoje.
      Elas vão cortar os pulsos kkkkkkkkk

  12. Avatar

    Quem pensa que o presidente é um imperador está redondamente enganado. Numa hipótese, espero que longínqua, após passados 3 meses e ele não conseguir nenhuma das suas promessas absurdas, e cair a ficha, o desanimo voltara. Não podemos deixar isso acontecer!! As pessoas que pensam precisam se unir e trazer racionalidade para tudo isso.
    Estamos reféns de uma situação criada pelo PT, ódio dos que s sentiram derrotados/enganados/prejudicados e não querem correr o risco novamente. Pobres de nos, ate prova em contrário tendo que decidir pela volta de um passado recente sombrio e incompetente, ou entregar nosso destino nas mãos de um despreparado, ultra direitista mas antes de mais nada , um despreparado!
    Precisamos colocar a cabeça para pensar e não nos deixar levar pelo efeito manada, a manda geralmente é dizimada, precisamos de inteligencia

    • Avatar

      É, então melhor é Geraldinho do Rodoanel ou o Henrique George Soros Meireles, né ? O importante é agradar o empresariado c REFIS p pagar em 2 mil anos, insecao tributária, diminuição dos impostos sobre os lucros, como a proposta q foi p o congresso, c alíquota quase zero. O povo q se fod…….IRPF 27 %, juros p casa própria a 50%, financiamento estudantil c juros de 100%.,trabalhador na ativa até morrer.
      A inteligência está faltando é p vc, que segue a manada q comprou um Onix 1.0 zero km, financiado, e já se acha elite kkkkkkkk

  13. Avatar

    Os generais que estão apoiando o ex-capitão sonham em mandar eles mesmos, deixando o seu presidente como enfeite no Palácio do Planalto, por questão de hierarquia, na marra.
    Quem também anda satisfeita é a classe com maior renda devido a unificação do percentual da imposto de renda proposta pelo economista do Bolsonaro, que sobrecarrega os de salários mais baixo. Tática que pode ter reduzido a rejeição entre os que têm dinheiro para ajudar financeiramente as campanhas eleitorais.
    Sem falar nos muitos discriminados pela chapa da extrema direita, incluindo “crias de vó e mãe solteira”.
    Como evitar o ódio de boa parte da população numa situação dessa?

  14. Avatar
    Carlos Magno de Oliveira

    Bolsonaro se ganhar será como na Venezuela onde o militar do exército Hugo Chávez transformou o país em uma ditadura.
    Aqui será a mesma coisa e não vai adiantar reclamar depois porque o cassete vai comer nas costas de Coxinhas e Mortadelas.

    Voto na melhor opção para o futuro da Brasil, voto na competência, coragem, determinação, projetos de reformas e passado honroso, voto em Ciro Gomes 12.

  15. Avatar

    As pessoas irão ter de escolher entre um candidato (Bolsonaro) que já falou sim coisas inapropriadas mas que são divulgadas descontextualizadas, e que falou bobagens tanto quanto Lula e Ciro já falaram, mas que não é corrupto, não se aliou com o que há de pior e terá um congresso majoritariamente de liberais e conservadores (algo reconhecido até pela esquerda) o que facilitará muito seu governo de forma rápida e prática e nos livrando de uma vez por todas do famoso “toma lá, dá cá”. Bolsonaro nunca agrediu ninguém, nunca desrespeitou instituições, ao contrário de Ciro que só neste ano já bateu em duas pessoas, e que desafiou o judiciário dizendo que poderia receber eles na bala.

    De outro lado, teremos um candidato (Haddad) considerado o pior prefeito do Brasil, tendo perdido em todas as seções eleitorais (TODAS) de São Paulo, perdendo num primeiro turno histórico. Um candidato pertencente ao partido que mais roubou não só na história do Brasil mas do mundo, que mentiu, que aparelhou o estado, que omitiu dados e informações, que lutou contra abertura de CPI’s (para ocultar seus roubos), que cometeu atrocidades econômicas, que dividiu o povo brasileiro e que insuflou ódio. Quem comandará o país será um presidiário, todos sabem disso.

    Cadê a honestidade de quem acha absurdo uma facção criminosa comandar ações de dentro da cadeia mas votar no PT? Cadê a honestidade de quem sempre criticou a corrupção mas votar no PT?

    O povo brasileiro terá de fazer uma escolha, e é aí que veremos os valores e princípios de cada um.

  16. Avatar

    O ódio foi gerado no Brasil por aqueles que diziam “Somos nós contra eles!”, ou seja, foi o PT que fomentou o ódio na sociedade!

    Quando os petistas diziam “somos nós contra eles”, eles estavam do lado dos megaempresários, como Joesley Batista ou Marcelo Odebretch, que recebiam todo o dinheiro do BNDES e não davam nenhum dinheiro para os pequenos e médios empresários!

    Quando os petistas diziam “somos nós contra eles”, eles estavam do lado dos coronéis nordestinos, como os sarneys, barbalhos, calheiros, etc… e não apoiavam novas forças políticas que queriam sobreviver naqueles feudos!

    Quando os petistas diziam “somos nós contra eles”, eles estavam do lado dos ditadores da América Latina e da África, como Maduro, Fidel, Muamar Kadafi, etc… e não apoiavam as novas forças políticas democráticas que lutavam contra esses ditadores!

    Quando os petistas diziam “somos nós contra eles”, eles estavam do lado dos religiosos comunistas, como Leonardo Boff e Frei Betto… e mandavam calar os verdadeiros representates da Igreja Católica como o padre José Augusto da Canção Nova, que teve que ficar calado vários anos senão o PT mandava fechar a emissora!

    Quando os petistas diziam “somos nós contra eles”, eles estavam do lado do MST, gente que nunca trabalha na vida, mas está acostumada a destruir plantações e queimar as fazendas que invadem, enquanto os agricultores do agronegócio foram desprezados!

    Quando os petistas diziam “somos nós contra eles”, eles estavam do lado de políticos corruptos como Paulo Maluf, Sérgio Cabral, Picciani, Renan Calheiros, José Sarney, etc… e combatiam os políticos honestos como Álvaro Dias, Cristovam Buarque, Pedro Simon, Mão Santa, Ana Amélia, etc….

    Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A gente faz apenas uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT!”…

  17. Avatar
    Com cola na mão e Wal do Açaí no coração

    Bozo, nem pensar.

Untitled Document