quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / A imagem do Brasil no exterior

A imagem do Brasil no exterior

Matéria publicada em 10 de dezembro de 2019, 08:57 horas

 


Governo atual provoca descrédito e desconfiança no mundo inteiro; The New York Times diz que ‘a Amazônia é uma terra sem lei’

Que a imagem do Brasil anda péssima lá no exterior não é mais novidade nenhuma. Mas, na semana passada nosso país chegou ao fundo do poço. Uma ampla matéria publicada no jornal The New York Times diz que “a Amazônia é uma terra sem lei”. E cita dados do Inpe, o Instituto de Pesquisas Espaciais, que mostram um aumento de 29% no desmatamento em relação ao mesmo período do ano passado. A área devastada, diz o jornal nova-iorquino, é do tamanho do Líbano, e conclui acusando o governo Bolsonaro de ter enfraquecido a fiscalização e reduzido o esforço no combate ao garimpo, às madeireiras e a pecuária ilegais.
Do outro lado do Atlântico, da nublada Londres, também veio uma bomba. O famoso jornal “Financial Times” colocou em dúvida os dados sobre o desempenho econômico do Brasil, liberados pelo governo. O problema começou depois que o Ministério da Economia revisou os resultados das exportações brasileiras. E segundo o “Financial Times” essa revisão não foi incorporada aos dados do PIB, o Produto Interno Bruto, divulgado na terça-feira passada. O jornal conclui que: “a falha nos dados econômicos provoca preocupação entre os especialistas”.
Eles temem que as informações que o governo divulga sobre o desempenho da economia não sejam tão confiáveis quanto costumavam ser. Se a imagem do Brasil na imprensa estrangeira anda péssima, ela está pior ainda entre os defensores do meio ambiente. No final da Conferência sobre mudança climática da ONU, a COP25, realizada em Madri, na Espanha (aqui no Brasil o governo não quer saber de conferências sobre clima) o grupo Climate Action Network deu o prêmio “Fóssil do Dia” ao nosso país. “O Brasil é um exemplo fora de série do que não devemos fazer, já que está incendiando a Amazônia e não vemos compensação alguma”, disse o porta-voz do grupo.

Amazônia: Brasil foi ‘o fóssil do ano’ (Foto: ABr)

Desempenho

Além de ter feito um papel feio na COP25, o Brasil também teve um desempenho péssimo na última avaliação do Pisa, o ranking mundial da educação realizado pela OCDE. A OCDE é aquela organização que Bolsonaro pediu ao Trump para indicar o nosso país e Trump preferiu indicar a Argentina. Segundo o Pisa o ensino no Brasil continua péssimo e permanece estagnado. Nossos estudantes ficaram em 71º lugar em matemática, 67º em ciências, e 58º em leitura. E 40% dos nossos estudantes não consegue ler um texto e entender o que está escrito. Ou seja, são semianalfabetos. E em matemática a situação é ainda pior.
E o governo só reforça essa imagem de que somos um país atrasado, de gente ignorante. Também na semana passada ele nomeou um terraplanista para a direção da Funarte, a Fundação Nacional de Arte. O que certamente vai criar problemas para os nossos artistas. Seria difícil, hoje em dia, conseguir apoio para uma peça de teatro como “Galileu” de Bertold Brecht. Afinal, Galileu não só acreditava que a Terra é redonda como afirmava que ela gira em torno do Sol.
Infelizmente parece que o Brasil está voltando para a idade das trevas. E tudo aquilo que se relaciona com a renascença e o iluminismo está fora de moda. E as perspectivas são sombrias. Como qualquer publicitário está cansado de saber, recuperar uma boa imagem perdida é muito difícil. Que o diga aquela empresa de telefonia que teve que mudar de nome depois de virar campeã de reclamações no Procon.
E não dá para mudar o nome do Brasil…

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

22 comentários

  1. Avatar

    Bolsomions, bolsominions portanto eu vos digo: já conheceis a verdade agora, já sabeis que votastes num traste com problemas psiquiátricos familiares. Esqueçam o Lula como desculpa para seus erros.
    Vamos procurar uma alternativa e esta é o Ciro.
    Fiquem com Deus, estão perdoados!

  2. Avatar

    Alguém dá o pão com mortadela da Geninha gente kkkkkkk

    Aproveita e faz um para o colunista também!!!

    • Avatar

      Roedor de ovo frito falando em mortadela. Pobre de direita é o Suíno que aplaude o Abatedouro.

    • Avatar

      Galvão!! Sentiu…

      Kkkkkkkkkkkk

      Dá a mortadela para el(x) também!!!

    • Avatar

      O roedor de ovo se identificou.
      O gado bolsomínico tá nervoso. Não consegue defender seu miliciano medíocre de estimação sem falar do PT. Faz sinal de arminha e dancinha do Bozo, que melhora.
      Por falar em ovo, pobre de direita é igual a galinha: leva no forévis e sai festejando.

  3. Avatar

    Parabéns, Calife.
    Colocar o resultado do PISA que foi efetuado em 2018 na conta do Bolsonaro foi retardamento demais até para você.
    Acho que vocês deveriam acender mais velas na cova do Paulo Freire, porque o modelo pedagógico dele não está funcionando.

    “Segundo o Pisa o ensino no Brasil continua péssimo e permanece estagnado. Nossos estudantes ficaram em 71º lugar em matemática, 67º em ciências, e 58º em leitura. E 40% dos nossos estudantes não consegue ler um texto e entender o que está escrito. Ou seja, são semianalfabetos. E em matemática a situação é ainda pior.”
    Nem parece que eram Aloísio Mercadante, Haddad e o Tarso Genro eram os ministros da Educação.

    No Brasil até os jornalistas são analfabetos funcionais.

    • Avatar

      Pois é, para ser “GENIAL” como vc, tem que se ler e ouvir só o que llhe convém né ? Foi contra os seus delírios, a ofensa é o caminho né ? Argumentos plausíveis como o do jornalista, o mesmo é analfabeto, né ? ” Democracia também é ter o direito de dizer o que certas pessoas não querem ouvir, tipo “O seu candidato não merece o seu voto”.

    • Avatar

      Esses esquerdistas são um povo doente mesmo rsrs. O Oswaldo apenas mostrou a falta de profissionalismo e mau caratismo desse “jornalista”, assim como ocorre em todos os seus comentários contra o governo( opiniões diferentes é uma coisa, o que ele faz é mal jornalismo e desinformação, prejudicando a imagem desse jornal). Mas voltando ao assunto, digam que o Oswaldo está errado? Esses são os verdadeiros gados, não questionam, não lêem, apenas concordam com tudo e pior, mesmo sabendo que o Oswaldo tem razão, são contra kkkķkk. Que tara essa turma tem em defender BANDIDO, corruptos, jornalistas inescrupulosos etc. Essa é a verdadeira esquerda demente.

    • Avatar

      Geninha, ler ou ouvir onque lhe convém é uma coisa, mentir ou usar dados que ele sabe não serem corretos para enganar trouxas é outra. Esse cálice com certeza sabe que a avaliação do pisa se refere ao governo anterior. Por que a senhora acha que ele faz isso? Por saber que existe trouxa que não questiona. Vc já viu alguma pessoa tentar enganar quem ele acha inteligente? Claro que não, apenas trouxas.

  4. Avatar

    Durante quatorze anos a quadrilha liderada por Lula com participação especial dos terroristas José Dirceu e Dilma Roussef roubaram o Brasil, mas o pior roubo foi na área da educação!
    O teste do PISA foi realizado no começo de 2018 e mostra que durante quatorze anos o PT preferiu manter a população na ignorância, sem conhecimentos mínimos na área de Matemática e linguagens!
    Essa maldade petista não é fruto da ignorância, mas do método petista de preservação do poder, pois o PT só tem alguma votação nos estados do país onde a educação é abaixo da média brasileira, enquanto naqueles estados com educação acima da média o PT não tem mais nenhum voto, só desprezo, aversão e antipatia!
    O que dizer do PT que durante quatorze anos desprezou a educação básica brasileira?!
    Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

    • Avatar

      Hehehehe

      Defensor de miliciano
      Defensor de pastor ladrão
      Defensor de nazistas, de sociopatas

      Sua família deve ter vergonha de você

    • Avatar

      Gilmar isso ali é robô não tem cérebro no lugar só tem um gravador repetidor de imbecilidades e analfabetismo.

    • Avatar

      Sandra1

      Esse daí deve receber as “instruções” por email diretamente do Carluxo e do Eduardo embaixaburger e vem colar aqui no jornal.

      É o tipo de pessoa que só serve para ocupar espaço físico no planeta. A atividade cerebral é nula, zero mesmo.

    • Avatar

      Isso aí é mais um Tiozão do Zap, seguidor e compartilhador de fake-news. Não consegue defender Bozo, o pilantra miiliciano medíocre, sem mugir “aiiin, mas e o PT?”
      Gado bolsomínico demais…

    • Avatar

      Concordo plenamente. Essa quadrilha acabou com o Brasil. E ainda existem os alienados que os defendem. Isso é Brasil. KKKKK

    • Avatar

      Pois é seu Jaime. E a “famiglia” quadrilheira que o senhor lambe as botas, lhe deixará, num futuro bem próximo, sem dinheiro nem p a novalgina……..pobre de direita ? kkkkkkkkkkkkkkk. Isso é “brasil”.

    • Avatar

      Gilmar – do carlixo e do eduardo embaixalixoburguer que também recebem instruções por emails do cocôlavo.

  5. Avatar

    Bozo é uma vergonha internacional. Quase todo dia é um vexame diferente. São as falas sem sentido, exceto o do ódio, um chanceler sem noção, a postura de lacaio diante do Donald “I Love You” Trump.
    Hoje mesmo, Bozo tomou uma invertida homérica da adolescente Greta.
    A quadrilha miliciana do Bozo jogou a diplomacia brasileira do lixo.

    • Avatar

      Geninha, não posso fazer nada se você é de esquerda, seu lider nove dedos está solto mas é condenado. O filho investigado. Acredito que embreve vamos velo enjaulado denovo. Chuuupa petralhas.KKKKK

    • Avatar

      Pobre de direita é incapaz de defender Bozo, o miliciano medíocre, sem falar do PT. Gado demais…

    • Avatar
      Faz sinal de arminha

      Antes líder de 9 dedos do que miliciano, que é chacota mundial, com 1,5 neurônio. Ah, pobres de direita…

  6. Avatar

    Idade das trevas, com a colaboração de milhões de dedos de ignorantes manobrados pelas fakenews das redes sociais. Triste país que fica dividido entre dois idiotas.

Untitled Document