terça-feira, 19 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Colunas / A imprensa e os ataques do presidente

A imprensa e os ataques do presidente

Matéria publicada em 5 de novembro de 2019, 09:51 horas

 


Governos de extrema direita e de extrema esquerda são muito parecidos; presidente prometeu não renovar a concessão da Rede Globo de Televisão

Se nós vivêssemos em um mundo ideal eu só escreveria sobre estrelas e galáxias aqui neste espaço. Infelizmente, o mundo real vive se intrometendo nas minhas contemplações cósmicas. E não dá para esquecer o que está acontecendo no nosso país. Semana passada o presidente da República ameaçou uma rede de televisão por uma matéria sobre o caso Mariele, que mencionava seu nome. E seu filho, deputado Eduardo Bolsonaro, foi mais longe, e prometeu um novo AI-5 se a esquerda fizer manifestações.
É curioso como a extrema direita e a extrema esquerda são parecidas. O presidente prometeu não renovar a concessão da Rede Globo de Televisão em 2022. Inspirado provavelmente nas ações do ex-ditador da Venezuela, Hugo Chavez, que suspendeu a licença da RCTV, a rede de televisão mais popular de seu país, em 2006. Segundo Chavez, a RCTV apoiava a oposição e “era golpista”. Como a Globo, a RCTV era famosa por suas novelas, que hoje em dia estão disponíveis no YouTube.
Infelizmente, para o presidente, o Brasil não é a Venezuela. Não dá para fechar uma rede de televisão só com uma canetada. A decisão precisa ser referendada por uma maioria de 2/3 no Congresso Nacional. E nesse caso a Globo ainda poderia recorrer ao STF. Aquele mesmo Supremo Tribunal Federal que o presidente chamou de hienas em um polêmico vídeo. Ou seja, não é tão fácil assim.
Isso não quer dizer que um governo não possa exercer pressão sobre um órgão de imprensa. A ditadura militar de 64 conseguiu acabar com o Correio da Manhã, que era um dos maiores jornais do Rio de Janeiro. O governo dos generais exerceu pressão sobre os anunciantes do jornal conseguindo estrangular o Correio da Manhã economicamente. Uma tática difícil de ser repetida no caso da Rede Globo, cujos anunciantes não são inteiramente controlados pelo Palácio da Alvorada.
Ainda sinto saudades do Correio da Manhã que meu avô comprava todos os domingos. Era um jornal enorme, grosso como o Estadão ou a Folha de São Paulo. Cheio de cadernos sobre todo tipo de assunto. E desapareceu porque não apoiava a ditadura, como fazia O Globo da família Marinho. É curioso que nos dias de hoje a rede de televisão, do grupo Globo, seja ameaçada por um simpatizante do Golpe de 64, a quem ela apoiou. Nada como um dia depois do outro.

Bolsonaro: Se livrar da Globo não vai ser tão fácil (Foto: Divulgação/ABr)

Crise

Com apenas dez meses de existência o governo atual já está em crise. Sentindo-se ameaçado de todo o lado. O que provoca os descontroles do presidente e de seus filhos. A vitória da oposição na eleição argentina é vista como uma ameaça pelo presidente. Idem os protestos no Chile, onde o povo foi às ruas protestar contra um governo, cuja previdência social foi um modelo para essa reforma feita por aqui.
Eduardo Bolsonaro não conseguiu ser embaixador nos Estados Unidos. Agora, ameaça o país com um novo AI-5 se acontecerem protestos como os do Chile. Mas, a esquerda brasileira não está interessada em ir para as ruas. Ela não precisa disso. Basta esperar e esse governo que está aí vai se entredevorar.
Na verdade, a última vez que o povo saiu nas ruas para protestar, aqui no Brasil, foi contra o governo da Dilma, que era da esquerda. Com suas declarações estapafúrdias, Eduardo Bolsonaro pode até ter o seu mandato cassado. E terminar não sendo nem embaixador, nem deputado.
Vivemos tempos muito estranhos…

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

11 comentários

  1. Avatar

    Bozoasnos escrevendo bozolices da época bozoloica.

  2. Avatar

    A esquerda é um câncer no Brasil!!!

  3. Avatar
    Lu la lá... Brilha uma ESTRELA lulala...

    Escreva sobre estrelas mesmo, percebe-se que vocês gosta mesmo delas!

  4. Avatar

    Os burros ou inocentes ja deixaram de apoiar este governo a muito tempo…agora ficaram só os mau caráter mesno….gente parecida com essa quadrilha

  5. Avatar

    Eu acho melhor o Calife continuar olhando para as estrelas. kkkk

    Desde quando a renovação de uma concessão não pode ser finalizada com uma caneta? Desde quando “A decisão precisa ser referendada por uma maioria de 2/3 no Congresso Nacional”?

    Concessão só é mais um modo de licitação normal de qualquer governo. Assim como o Samuca deu fim com algumas linhas por caducidade da VSF ou o mesmo aconteceu com o prefeito do Rio encampando a Linha Amarela. No Rio foi diferente com o prefeito pedindo autorização da Câmara de Vereadores pq numa encampação é necessário. EM VR não foi preciso por ser um decreto de caducidade. Mas se acontecesse certamente os 21 vereadores não iriam permitir, e ainda teria o apoio do deputado Marcelo Cabelereiro.

  6. Avatar

    Quem defende este governo é cego intelectual ou é burro mesmo.

    • Avatar

      Acho que Vc precisa ler mais o DIÁRIO DO VALE, o maior, mais lido, mais comentado e mais compartilhado jornal da região.

  7. Avatar

    O engraçado que a falácia de um esquerdista é a mesma, falam tanto em democracia , mais suas opiniões é que prevalecem. Não existe extrema direita, existe um governo lutando para o pais dar certo e um bando de imbecil querendo que dê errado, só porque o seu candidato corrupto não ganhou e chefão da quadrilha está preso. Quer dizer que se eu caluniar ou difamar um jornalista posso ser processado, mais se um órgão de imprensa dar uma noticia nacionalmente caluniosa e difamatória eu não posso fazer nada!!!! Que país é esse? A globo usa de um jornalismo porco, difamatório, caluniosa, que pensa em atingir somente ao presidente , mais ela se engana, está atingindo o Brasil a cada ataque que faz ao presidente. Quando um governo se propõem a buscar investimento, trabalhar sem barganhar, trabalhar sério, é isso que acontece , porque fomos acostumados a viver de corrupção e de assistencialismo, por isso que somos um povo mequetrefe e subdesenvolvido.

    • Avatar

      Operário, você está falando de qual país e governo? Vocês deveriam reverenciar a Globo, pois foi ela com o apoio irrestrito à vaza jato destruiu a economia, empresas de engenharia e gerou essa famiglia de gente envolvida com o que há de pior no estado.Se não fosse a Globo , esse mito e todos os musculosos e acéfalos que foram eleitos na cauda dele jamais estariam nos envergonhando nas assembleias e no congresso federal. São dez meses de absurdos inimagináveis. Trabalhar sem barganhar? Onde estavas quando ocorriam as negociações de cargos e perdões de dividas para os congressistas? Onde está o Queiroz? Estamos entregando o pais sem qualquer contrapartida, e você vem com essa conversa de gente que quer ver o pais dar errado? Basta esses aloprados do PSL e seus laranjais para isso. Poupe me da sua cegueira seletiva!!!

  8. Avatar

    O JORNALISTA VERMELHO ESTÁ ASSANHADINHO, VAI PAGAR PAU PRO MOLUSCO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document